Cotidiano

Prefeitura de Macapá anuncia novas medidas de combate ao coronavírus





Entre as estratégias, estão uma nova UBS para atendimento de pacientes sintomáticos da Covid-19, ação de testagem rápida e contratação de profissionais de saúde aprovados em concurso público. 

Em live realizada na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou novas medidas de enfrentamento aos casos de Covid-19 na capital. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Marabaixo agora passa a atender pacientes sintomáticos respiratórios, a gestão contratará profissionais de saúde aprovados no concurso público de 2018 e, além disso, será realizado ação de testagem em massa em parceria com o Ministério da Saúde.

“Neste momento, a Prefeitura de Macapá discute o quadro atual da pandemia, aponta novas estratégia e anuncia a chamada dos concursados da saúde. A UBS Marabaixo será a terceira unidade de saúde voltada para o atendimento de sintomáticos respiratórios. Por isso, peço a população que mantenha os cuidados diários de prevenção contra a Covid-19”, destaca o prefeito.

Atendimento aos casos gripais e de Covid-19

A partir desta sexta-feira (21), a UBS Marabaixo inicia os atendimentos de pacientes sintomáticos respiratórios, localizada na zona oeste da capital, que passará a funcionar 24h para atender este público.

“Com esta medida, o município passa a atender os casos de Covid-19 em três unidades, que são o Covid Santa Inês, localizado no centro de Macapá, a UBS Marcelo Cândia, que fica na zona norte, e a UBS Marabaixo, na zona oeste da capital. Também dobramos o número de funcionários nessas unidades. Estamos acompanhando o atual cenário epidemiológico”, afirma a secretária municipal de Saúde em exercício, Alessandra Reis. 

O Município também direcionou quatro unidade para pessoas com sintomas gripais, que são as UBSs Perpétuo Socorro, Fazendinha, Lélio Silva e Congós.

Ação de testagem em massa

No sábado (22), a Prefeitura de Macapá, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará a testagem em massa nos munícipes. Inicialmente, serão disponibilizados dois mil testes. A iniciativa acontecerá em todo território nacional. No município as equipes estarão concentradas na quadra da Igreja Jesus de Nazaré.

Os pontos de drive-thru localizados no estacionamento do estádio Zerão, praça Floriano Peixoto, estacionamento do Curiaú e no Marabaixo estarão funcionando com a oferta de vacinação contra Covid-19 e também com a testagem rápida.

Contratação de pessoal

O prefeito também anunciou a contratação de profissionais da saúde que foram aprovados em concurso público realizado em 2018. Serão 61 técnicos em enfermagem, 38 enfermeiros, 14 farmacêuticos, 3 nutricionistas e 2 fisioterapeutas que reforçarão o atendimento e a oferta de serviço na rede municipal de saúde.

“Sem os profissionais da saúde, não seria possível vencer essa pandemia. Por isso, estamos dando prioridade aos profissionais que estarão atendendo, prioritariamente, os casos de Covid-19. A nossa expectativa é realizar uma nova chamada para contemplar os demais profissionais aprovados”, finalizou o chefe do executivo municipal.

 

Confira outras notícias 

- CTMac fiscaliza e notifica empresas de ônibus que descumprem horários e itinerários

 

Toda a frota das quatro empresas que atendem a cidade, está sendo fiscalizada.

 

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Nesta quinta-feira (20), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) esteve nos terminais de ônibus da capital para verificar se as permissionárias estão cumprindo com os horários e itinerários das rotas, além do número de coletivos que devem atender a população. Durante a ação, duas empresas foram notificadas.

 

Antes da aplicação de multas, os fiscais emitem uma Ordem de Serviço, caso não seja cumprida, notificam a empresa. Persistindo o descumprimento, é aplicada multa diária no valor de R$ 963,39. 

 

As vistorias acontecem durante os horários da manhã e tarde. Toda a frota das quatro empresas que atendem a cidade está sendo fiscalizada.

O diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, salienta que o compromisso é com o cidadão, que precisa ter um transporte público adequado e de qualidade.

“Nossa atuação é rigorosa, seguindo a determinação do prefeito Dr. Furlan, que prioriza a qualidade e respeito no atendimento aos usuários de ônibus. As empresas são comunicadas diariamente sobre as vistorias e orientadas a sanar os problemas identificados pelos fiscais, tendo que se adequar as solicitações e caso não atendam as demandas, a CTMac irá expedir multas diárias até a solução do problema”, reforçou o gestor.

Dona Ivone Barbosa, estava na parada durante a abordagem dos fiscais e aproveitou para reclamar da demora e da falta de ônibus. “A população acredita no trabalho que a prefeitura vem realizando, só quero que as empresas de ônibus nos respeitem e garantam o nosso direito de ir e vir”, reclamou.

 

Para Anésia Baiano, a espera pelo ônibus é um dos principais problemas enfrentados na região onde mora. Com a atuação da CTMac nas empresas, ela acredita que essa realidade pode melhorar.

 

“Eu sei que não depende somente dos órgãos competentes para o bom funcionamento, sei que é um conjunto, mas se cada um fizer a sua parte, os problemas serão resolvidos e isso faz com que a população passe a usufruir melhor do transporte coletivo”, ressaltou.

 

-Medicina Integrada: técnicas chinesas são usadas no tratamento de pacientes na UBS Rubim Aronovitch

Prática foi incorporada ao SUS há cinco anos e é incentivada pela OMS desde 1970. Cerca de 60 pessoas atendidas por mês.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Desde novembro de 2021 a UBS Rubin Aronovitch, localizada no bairro Santa Inês, oferece atendimento com práticas de Medicina Integrativa. Cerca de 60 pessoas recebem, mensalmente, serviços como ventosaterapia, massoterapia e auriculoterapia.

O serviço é ofertado e administrado na UBS pela massoterapeuta e profissional em Educação Física Cristiane Raniere. Ela contou que a prática é inspirada na medicina chinesa e que o Sistema Único de Saúde (SUS), há cinco anos, vem incorporando ao atendimento já existente.

“Organizamos um espaço aqui na UBS para os atendimentos e, desde então, o trabalho vem crescendo e fluindo. Recebemos muita demanda da população, tem muita procura da cidade inteira, até mesmo de ribeirinhos. A Medicina Integrativa vem para somar ao escopo de atendimento ao usuário do SUS e melhorar a qualidade de vida do paciente”, aponta a profissional.

“Hoje foi minha primeira consulta de ventosaterapia. Estava precisando muito por causa de dores nas costas, nos ombros e nas pernas devido ao cansaço do trabalho, estava com dificuldade até para dormir. Agora que fiz, me sinto bem relaxada”, contou Diellen Pacheco, 37 anos.

Estas práticas são transversais em suas ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS), com grande potencial de atuação em rede.

A secretária municipal de Saúde interina, Alessandra Reis, explica que práticas como essas são fundamentais para acrescentar uma nova gama de atendimentos na saúde do município.

“A importância desse atendimento dentro de uma unidade básica de saúde é fundamental, pois expande a possibilidade de outros atendimentos descentralizados das práticas habituais e convencionais”, comenta a gestora.

Nesta quinta-feira 20 de janeiro comemora-se o Dia da Medicina Integrativa, em as práticas incluem, ainda, tratamento com remédios laboratoriais e naturais, massagens, aromaterapia, exercícios físicos, Chi Kung e Tai Chi Chuan. A Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva os países membros a adotarem essas técnicas desde a década de 1970.

Também conhecida como Medicina Funcional, a prática parte do pressuposto de que cada ser humano é único, tem suas especificidades e, portanto, sintomas e problemas de saúde se manifestam de forma particular em cada pessoa.

No Brasil, a prática de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) ganhou mais força ao entrar para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006. Apesar da Acupuntura ser a mais conhecida do escopo de métodos, há também Fitoterapia chinesa, Tui Ná, Dietoterapia, Auriculoterapia, Moxabustão, Ventosaterapia e Práticas corporais — exercícios integrados com respiração, circulação de energia e meditação.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá