Cotidiano

Vacinação contra Covid-19 segue na capital; veja os públicos desta quarta-feira (19)





A vacinação para crianças continua na capital nesta quarta-feira (19). O público de 10 e 11 anos sem comorbidade e de 5 a 11 anos com comorbidade podem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. Além disso, o imunizante – primeira, segunda e terceira dose – estará disponível para público em geral.

Para o público infantil, o atendimento de vacina ocorre UBSs Fazendinha, Coração, Marabaixo, Padre Raul Matte, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú, BR-210 e Marcelo Cândia. Das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A vacinação está condicionada a apresentação dos originais e cópias de um documento oficial com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência e laudo que comprove a condição – este válido apenas para o grupo com comorbidade. O menor deverá estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Público em geral
Paralelo à vacinação das crianças, a Prefeitura de Macapá segue na imunização dos demais grupos, que é formado por adolescentes de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos, ambos com e sem comorbidades, pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Neste dia também segue a oferta da segunda e terceira dose dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac e a dose de reforço da Janssen.

Confira locais, horários e público

Locais
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Zerão
Amapá Garden Shopping
Macapá Shopping
Villa Nova Shopping

Horário de funcionamento
Das 9h às 15h.

Público
1ª Dose

Para o público de 12 a 17 anos com Pfizer
Para o público em geral com 18 anos +

2ª Dose
De Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias

De Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
De CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª Dose
Para público em geral de 18 anos+

Para idosos com 60 anos +
Para pessoas imunossuprimidas
Para profissionais da Saúde

Reforço Janssen
Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Janssen.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para pessoas com comorbidade, é necessário também o laudo que comprove a condição.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante, deverão ter a indicação da 2ª dose da vacina.

Além do imunizante contra a Covid-19, os pontos também ofertam a vacina Tríplice Viral.

 

Confira outras notícias 

‘Alívio e felicidade’, diz primeira vacinada contra Covid-19 em Macapá

 

A imunização contra o Coronavírus iniciou na capital no dia 19 de janeiro. Dona Maria José foi a primeira a receber a vacina contra o vírus.

 

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

‘Alívio e felicidade” foram as palavras da dona Maria José dos Santos ao receber a primeira dose de CoronaVac aplicada pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Nesta quarta-feira (19) completa um ano da de início de aplicação do imunizante, um momento de esperança para os munícipes que acreditam que as vacinas salvam vidas.

 

“Hoje faz um ano que recebi a dose de CoronaVac pelas mãos do prefeito. No momento fiquei nervosa, ia estar representando pessoas que tinham pressa em se vacinar. Após receber a dose, só senti alívio e felicidade”, conta a profissional.

 

Até o momento, mais de 70% da população vacinou contra o vírus. A Prefeitura de Macapá segue, diariamente, nas ações de vacinação para alcançar a todos.

 

“Estamos trabalhando para imunizar toda a população, pois sabemos da importância que é essa medida para vencermos a pandemia. Lembrando que é essencial continuarmos com os cuidados, como uso de máscara e álcool em gel”, ressalta o chefe do executivo municipal.

 

Após um ano, dona Maria José já está com as três doses em dia. Para ela, a vacina protege e evita a circulação do vírus. “Cheguei a ter sintomas iguais aos da Covid, porém os exames laboratoriais descartaram. Hoje temos a vacina como nossa aliada nesta luta”, complementa a enfermeira.

Vacinação em Macapá
Desde o início da vacinação, Macapá recebeu 787.130 doses de imunizantes. Em relação à primeira dose, foram aplicadas 322.021, o que representa 92,91%. Já com a segunda dose e dose única foram 208.890 pessoas alcançadas, isso significa 64,87%. Esses dados são disponibilizados pelo sistema Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

 

O primeiro público a se vacinar no município foram os profissionais da saúde, em seguida, idosos e pessoas com comorbidade. No dia 4 de junho a vacinação foi aberta para todos os públicos, iniciando pela idade de 59 anos. Lembrando que a dose de reforço continua disponível para estes públicos.

 

Nesta segunda-feira (17) foi a vez das crianças com idade de 10 e 11 anos. Paralelo a eles, as crianças de 5 a 11 que possuem alguma comorbidade também já podem receber seu imunizante.

 

- UBS Marcelo Cândia passa a atender pacientes sintomáticos para Covid-19 a partir desta quarta-feira (19)

A Unidade Marcelo Cândia e Unidade Covid Santa Inês possuem atendimento 24h.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A partir desta quarta-feira (19) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia passa a atender exclusivamente pacientes sintomáticos para a Covid-19. A ampliação do atendimento para mais uma unidade busca evitar filas e reduzir o tempo de espera no Centro Covid Santa Inês.

Além das duas Unidades de referência para pacientes sintomáticos, a prefeitura disponibiliza as UBSs Perpétuo Socorro, Marabaixo, Lélio Silva e Fazendinha com atendimento de Urgência e Emergência para pessoas com síndromes gripais.  

“Para casos de sintomas gripais, a recomendação é a busca por atendimento médico nessas unidades. Após o atendimento o profissional irá solicitar o teste, caso identifique a necessidade do procedimento”, explicou a secretária municipal de Saúde interina, Alessandra Reis.

A Unidade Marcelo Cândia e Unidade Covid Santa Inês possuem atendimento 24h. O fluxo nas Unidades também será reforçado com as equipes de saúde. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que a população busque os serviços nas unidades quando apresentarem sintomas da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Para sintomas gripais procurar atendimento nas Unidades de Saúde de urgência e emergência do município. 

 

- Comunicado: Nesta quarta-feira (19) o drive-thru do Curiaú não funcionará em função do remanejamento de equipe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) comunica que nesta quarta-feira (19) o drive-thru, localizado na rodovia do Curiaú, não fará atendimento ao público para vacinação contra a Covid-19, em razão do quantitativo de profissionais que se encontram doentes. O remanejamento é necessário para atender outros pontos com maior fluxo.


Fonte: Prefeitura de Macapá