Cotidiano

Covid-19: De acordo com o cronograma, crianças começam a ser vacinadas a partir de segunda (17)





A imunização contra o coronavírus segue para público geral acima de 12 anos com ou sem comorbidade.

A Prefeitura de Macapá entra em uma nova fase da vacinação contra a Covid-19 e isso se dá em função do início da vacinação das crianças, que acontecerá nesta segunda-feira (17). Paralelo a este novo grupo, a imunização contra o coronavírus segue para público geral acima de 12 anos com ou sem comorbidade.

Entre os dias 17 e 22 de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde também ofertará a segunda dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para o público em geral e a terceira dose para o público em geral acima de 18 anos com e sem comorbidades e para imunossuprimidos. A dose de reforço da Janssen também estará disponível ao público que iniciou o seu esquema vacinal com este imunizante.

Na capital, a vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada por livre demanda para todos os grupos. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão atendidas as crianças. Já nos pontos de drive-thru e locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, a vacinação será direcionada ao público em geral a partir dos 12 anos.

O detalhamento da estratégia de vacinação é divulgado diariamente nos canais de comunicação da Prefeitura de Macapá no Facebook, Twitter e Instagram e no site da instituição, disponível em macapa.ap.gov.br.

 

Confira outras notícias 

- Projeto da Prefeitura leva serviços de saúde e lazer à Vila do Trem, em Macapá

 

Ação aconteceu neste sábado (15), na comunidade localizada no KM 10 da BR-210.

 

Por Rubson Alves - Gabinete da Vice-Prefeitura (Gabiv)

“Achei muito acessível para nós, que moramos longe da cidade. Principalmente pra quem tem filho, que não pode deixar com ninguém. Foi muito bom. Eu adorei.”, disse Elana Santos, de 23 anos, após atualizar o cadastro para recebimento de benefícios. Ela foi uma das pessoas que participaram do projeto Prefeitura em Ação, realizado neste sábado (15), na comunidade Vila do Trem, às margens da BR-210, em Macapá.

A ação, que é realizada pelo Município e coordenada pela Vice-Prefeitura, contou com serviços de saúde, cidadania e lazer, como aplicação de vacinas, consultas com médicos especialistas, testes de sorologia, exame de PCCU, cortes de cabelo, recreação para as crianças e outras atividades. O projeto conta com apoio da vereadora Adrianna Ramos (PSC) e do Salão do Wendel.

 

A programação acontece após a aplicação de questionários socioeconômicos na região. A pesquisa apontou que a média é de 4,6 pessoas por família, e que quase 80% dos moradores possuem renda inferior a um salário mínimo. A vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, ressaltou que o Município tem conhecimento das necessidades e atua incansavelmente com o objetivo de garantir atenção básica a quem mais precisa.

“A maioria da comunidade é formada por catadores e trabalhadores da agricultura familiar. As atividades diárias, a distância e até mesmo a falta de recursos para locomoção das famílias, tornam serviços como esses inacessíveis por muitos moradores. Pensando nisso, nós, da Prefeitura, com apoio dos parceiros, acordamos cedo e trouxemos o que temos de melhor: trabalho, respeito e muito amor ao próximo”, disse a vice-prefeita.

 

Uma das lideranças na vila, o pastor Gerson Senna, considera a programação importante para resgatar nos moradores o sentimento de pertencimento; de que existem e têm a atenção da Prefeitura.

“Eu agradeço muito. Primeiro a Deus, depois a Prefeitura, através da vice-prefeita, Mônica, e cada um dos que estão trabalhando e contribuindo para tornar possível uma ação como essa. Espero que aconteça mais vezes”, disse o líder comunitário.

 

O morador Claudério Aguiar aproveitou a folga do trabalho e compareceu ao local. Ele foi uma das mais de cinquenta pessoas que cortaram o cabelo durante as cinco horas de ação.

“Tem muita gente com dificuldade de transporte. Uma ação dessa é bem-vinda para a comunidade. A gente aproveita para melhorar a aparência. Eu gosto”, disse o morador.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá