Cotidiano

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino





Um tsunami atingiu Tonga hoje (15). Ele foi gerado após a erupção de um vulcão submarino.

Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas na capital do país, Nuku'alofa, que teve regiões inundadas.

Após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país.

O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação insular povoada por cerca de 71.000 habitantes.

A imprensa local relatou que um comboio de policiais e tropas do exército evacuou o rei Tupou VI de Tonga de seu palácio perto da costa, em um terreno mais alto.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia.

Houve alerta para tempestades na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. "Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa" foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país.

Em Fiji, a 800 quilômetros de Tonga, pessoas que estavam em áreas costeiras foram aconselhadas a buscarem outros locais para ficarem.

 

- EUA alertam para maremoto depois de erupção em Tonga

Os Estados Unidos emitiram, neste sábado (15.jan.2021), um alerta para a possibilidade de um maremoto atingir a Costa Oeste americana, depois da erupção de um vulcão submarino em Tonga, arquipélago da Polinésia, ter causado um tsunami no Pacífico. O Serviço Nacional de Meteorologia americano afirmou, em um post no Twitter, que o aviso foi feito para o Estado de Oregon. Mas o Centro Nacional de Alerta de Tsunami emitiu boletim afirmando que o risco se estende da Califórnia até o Alasca.

Tonga é um Estado da Polinésia constituído por diversas ilhas. O tsunami causado pela erupção vulcânica atingiu a maior delas, Tongatapu. Segundo a Rádio Nova Zelândia, correspondente da CNN na ilha, ondas invadiram a capital, Nuku’alofa, atingindo ruas e inundando residências.