Cotidiano

Governo e CBF assinam ordem de serviço para construção de Centro de Futebol





Aconteceu no Palácio do Setentrião, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol. O evento foi presidido pelo governador Waldez Góes e contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

A cerimônia reuniu representantes dos clubes e ligas de futebol; representantes da CBF e da Federação Amapaense de Futebol (FAF); os senadores da república Davi Alcolumbre e Lucas Barreto e a imprensa amapaense.

A construção do centro tem o prazo de execução da obra de seis meses com recursos provenientes por meio da parceria entre CBF, Fifa e apoio do Governo do Estado e da bancada federal. Será um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais, norteados pela Confederação e pela FAF.

“Será uma estrutura dedicada à formação de jovens talentos com condições de altíssimo nível, com um gramado de futebol em padrão Fifa, que será utilizado pela Federação para as competições. Tenho convicção que esse centro será um instrumento para descoberta de talentos do futebol amapaense e estaremos juntos trabalhando por um futebol cada vez mais democrático e forte, em cada canto do Brasil”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

O governador Waldez parabenizou o nível de organização e engajamento dos clubes, das ligas, da FAF e o apoio da CBF.

“Está sendo materializada a atuação e a presença orgânica da CBF no Amapá com a construção desse Centro. Reafirmamos nossos compromissos com o esporte amapaense, prestando total apoio no cumprimento do calendário de jogos no estado, renovando sonhos de milhares de atletas amapaenses. É necessário valorizar e apoiar iniciativas como essa, em respeito a história do futebol amapaense”, disse Góes.

Na oportunidade, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, presenteou as autoridades com uma camisa oficial da Seleção Brasileira e apresentou a maquete da obra.

O governador Waldez agradeceu o presente e ressaltou que graças a articulação dos agentes políticos, estão sendo investidos aproximadamente R$ 70 milhões só em infraestrutura para outros projetos de desporto.

“Os senadores Davi e Lucas possuem familiaridade com o desporto e juntamente com o Roberto, há décadas lutam pelo desenvolvimento do esporte amapaense. Os valores de investimentos para a prática das modalidades do esporte estão em pleno vapor, a exemplo da reforma do Glicério Marques e das arenas de grama sintética que foram empenhadas ainda na gestão de Roberto Góes, como deputado federal. Apesar de tantos desafios impostos pela pandemia, todas as áreas estão sendo atendidas, nenhuma tem ficado para trás”, afirmou o governador.

O Governo do Amapá também está garantindo investimentos em atletas amapaenses nas mais diversas áreas através do Bolsa Esporte.

Instalações

O Centro de Desenvolvimento do Futebol será construído no bairro Marabaixo. Tendo como principais atividades os projetos sociais, cursos, workshops e competições.

  • Campo de futebol com gramado sintético 105x68m (medidas oficiais) - padrão FIFA Quality
  • 2 Vestiários para equipes contendo vestiário do técnico individualizado
  • 2 Vestiários para arbitragem
  • Sala médica
  • Banheiros para Público
  • Arquibancada Verde com 480 assentos
  • Salas da administração da FAF
  • Estacionamento para 3 ônibus e 40 carros
  • Portaria
  • Depósito
  • Concessão de Comidas & Bebidas

A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol faz parte do contrato firmado entre a FIFA e a CBF denominado “Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™”, que tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.

 

Confira outras notícias 

Amapá Jovem: inscrições podem ser feitas em todas as unidades do Superfácil

O governo do estado está com inscrições abertas para a oitava chamada do programa Amapá Jovem que ocorrem de 11 a 17 de janeiro e podem ser realizadas pela internet no site http://inscricao.amapajovem.ap.gov.br/e nas unidades do Superfácil.

A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) que oferta vagas para capacitação, lazer e empreendedorismo.

As inscrições no Superfácil atendem as pessoas que não possuem computador e têm dificuldade de acesso à internet. Estão programadas ações para levar o atendimento às áreas rurais e ribeirinhas.

A estudante e mãe Stefany Pereira, 18 anos, realizou a inscrição pela primeira vez no programa Amapá Jovem e a expectativa de participar do programa é grande.

“Estou terminando o ensino médio, moro com meus pais, tenho uma filha e pretendo fazer cursos dentro do programa, para me aperfeiçoar”, conta a jovem Stefany Pereira.

O gestor da Sejuv, Pedro Filé, orienta que, no caso dos jovens já inscritos, não é necessário fazer nova inscrição se constar o status “em processamento” no site.

“O site vai atualizar e todos aqueles que se inscreverem até o dia 17 de janeiro vão estar habilitados para a entrega de documento”, explica.

Critérios para participar do Programa

  • Ter entre 15 e 29 anos de idade;
  • Não possuir vínculo empregatício;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos.

Documentação necessária

  • Documento de identificação (RG/CTPS/CNH ou outro documento oficial com foto);
  • CPF;
  • NIS (Número de identificação social);
  • Certidão de nascimento (para menores de 18 anos);
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de não vínculo empregatício;
  • Declaração de disponibilidade de tempo;
  • Termo de compromisso;
  • Comprovante de renda do candidato e núcleo familiar.

 

- Projeto Sanar: Sesa cria estratégia para aumentar atendimentos de cirurgias eletivas

O Governo do Amapá está apresentando um novo fluxograma para as cirurgias eletivas, através do Projeto Sanar, iniciado no mês de dezembro de 2021. O projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos, no caso, aquelas programados e não considerados de urgência. Devido a pandemia da Covid-19, mais de 2 mil pacientes estão na fila de espera para realização dessas cirurgias.

 A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com os atendimentos ocorrendo no Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal). Com a idealização do projeto agora existe uma equipe com médicos cirurgiões, técnicos, enfermeiros e anestesistas, direcionados especificamente para atuar nas ações do programa.

Trabalhamos durante bastante tempo para implantar o projeto e agora com apoio da gestão estadual conseguimos direcionar leitos e uma equipe para atuar nestas ações de cirurgias eletivas. Com empenho pretendemos triplicar o número de atendimentos mensais, pois, podemos atuar em horários diferentes e também aos sábados, domingos e feriados”, informou o médico e responsável técnico do Projeto Sanar, Tannus Khayat.

No primeiro levantamento realizado pela Sesa, em apenas 14 dias de dezembro, o projeto realizou 31 cirurgias eletivas, esses dados superam todos os demais meses de 2021.

Dentro da programação do projeto os atendimentos priorizam os pacientes que estão há mais tempo na fila e já apresentam o pré-operatório completo. O contato com o paciente é feito, através da Secretaria de Centro Cirúrgico do Hcal.

As metas para 2022 em relação as cirurgias eletivas no Hcal, são diminuir ao máximo o número de pacientes que necessitam dos procedimentos, que 90% são operações de vesícula e hérnia.

Cirurgia eletiva 

Uma cirurgia eletiva é simplesmente aquela cirurgia que é planejada com antecedência, sem urgência na maioria dos casos e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Confira outras notícias 

-  MP-AP suspende atendimento presencial e autoriza regime de teletrabalho, para a prevenção do surto de gripe e Covid-19, até 30 de janeiro

 

Nesta sexta-feira (14), a Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), publicou o Ato Normativo Nº0000002/2022-GAB/PGJ, que suspende o atendimento presencial e autoriza regime de teletrabalho na instituição por 13 dias, de 17 a 30 de janeiro. O documento foi assinado pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, em exercício, Raimunda Clara Banha. 

O Ato tem o objetivo de prevenir contra o surto de síndrome gripal e Covid-19 que vem aumentando no estado do Amapá, conforme dados disponibilizados no painel coronavírus do Amapá (painel.corona.ap.gov.br). Além de assegurar mais segurança para membros, servidores, terceirizados e estagiários da instituição.

Conforme o Ato, cada unidade do MP-AP deverá manter seus canais de atendimento remoto, de modo a garantir a continuidade dos serviços relacionados à atividade-fim, plenamente acessíveis à coletividade. Havendo necessidade, a Procuradoria e Promotoria de Justiça deverá designar pelo menos um servidor, para continuar os trabalhos de forma presencial, podendo ser estabelecido o sistema de rodízio, a critério da chefia imediata.

O atendimento à população será pelos canais de atendimento remoto, por meio de números de telefones móveis disponibilizados no Portal do MP-AP e nos canais oficiais nas redes sociais da instituição. (http://www.mpap.mp.br/canais-de-atendimento).

Para as denúncias relacionadas à Covid-19, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde mantém seus canais de atendimento pelo telefone/whatsapp (96) 99131-7769 e no Plantão pelo telefone (96) 98117-8032, para os casos de denúncias de aglomerações e violência doméstica está disponível o “Disque Denúncia (96) 99109-7342”. A Ouvidoria do MP-AP também está recebendo as demandas da população pelo formulário virtual, disponibilizado no Portal da instituição e também pelo telefone 127 (ligação gratuita).

Canais Oficiais:

Portal do MP-AP: www.mpap.mp.br
Twitter: @MP_AP
Instagram: mpapoficial
Facebook: /ministériopublicoap

Serviço: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação: Tanha Silva - Texto: Addan Vieira

 

MP-AP homenageia almirante de Esquadra Alípio Jorge por relevantes serviços prestados ao Amapá

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em exercício, Clara Banha, recebeu, nesta sexta-feira (14), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, visita institucional do almirante de Esquadra, Alípio Jorge Rodrigues da Silva, da Marinha do Brasil. O encontro contou também com os procuradores de Justiça do MP-AP, Joel Chagas e Estela Sá.

Na ocasião, a PGJ em exercício entregou, ao almirante, uma Placa de Homenagem como reconhecimento pela contribuição dele à instituição. A comenda faz parte das comemorações dos 30 anos do MP-AP, celebrado em outubro de 2021.

Memória

Em 2015, então comandante do 4° Distrito Naval da Marinha do Brasil, o almirante Alípio Jorge foi fundamental na execução do programa Rios de Cidadania da Marinha do Brasil nas comunidades ribeirinhas do Distrito do Bailique e do município de Mazagão realizadas pelas equipes do MP-AP, Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Prefeituras de Macapá e Mazagão, a bordo do Navio-Auxiliar Pará, da Marinha do Brasil.

Esse trabalho levou serviços para as populações distantes que sofrem com a falta de assistência e passam por dificuldades para acessar os meios legais para reivindicar seus direitos. Além do atendimento do órgão ministerial, o convênio proporcionou serviços da Justiça Itinerante e de saúde, bem como de segurança naval.

Diálogo

Na oportunidade, os membros do MP-AP conversaram com o almirante sobre a importância de estreitar laços com o órgão ministerial e estabelecer o diálogo para parcerias futuras com a Marinha em prol da sociedade amapaense, a partir das atividades realizadas pelos militares e múltiplas possibilidades de ações em conjunto. 

O almirante se disse honrado e agradecido pela comenda. Alípio Jorge agradeceu pela Placa de Homenagem e elogiou a PGJ do MP-AP. 

Além de ter dirigido o 4° Distrito Naval, o almirante Alípio Jorge é ex-comandante da Escola Superior de Guerra (ESG) e ex-comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil. 

“Agradeço a homenagem e a oportunidade de ter trabalhado junto ao MP-AP. Em especial à Dra. Ivana Cei, que sempre esteve à frente das ações em que a Marinha trabalhou com o órgão ministerial”, comentou o almirante. 

“O almirante Alípio Jorge é um amigo e parceiro do MP-AP, quando esteve à frente do 4º Distrito Naval, período no qual realizamos projetos em conjunto para as comunidades ribeirinhas do Pará e Amapá. Em nome da Dra. Ivana Cei, agradecemos e parabenizamos nosso homenageado pelos relevantes serviços”, manifestou Clara Banha, PGJ em exercício. 

Serviço: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares