Mariangela Jaguraba - Vatican News
O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta terça-feira (11/01), ao arcebispo de Cracóvia, dom Marek Jędraszewski, pelo aniversário de 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.
Em 11 de janeiro de 1397, a pedido da Rainha Santa Edwiges e de seu marido Ladislau, o Papa Bonifácio IX criou, com a Bula "Eximiae devotionis affectus", a Faculdade de Teologia até então Academia de Cracóvia, e mais tarde Universidade Jaguelônica. A sua continuação é a atual Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.
"Passaram 625 anos deste importante acontecimento, que marca o início da história relativamente jovem desse ateneu. Junto com vocês, agradeço a Deus por esta tradição de mais de seis séculos, com todas as suas conquistas científicas e didáticas, bem como sua espiritualidade criada por seus santos fundadores, professores e estudantes", frisa o Papa na mensagem.
Segundo Francisco, "os tempos de hoje exigem de todos nós não esquecer a tradição, mas ao mesmo tempo olhar com esperança para o futuro e criar o futuro". O lema da universidade é o mandato de Jesus "Ide e fazei discípulos" e sua missão "consiste na reflexão científica sobre o conteúdo da Revelação, utilizando métodos de pesquisa clássicos e contemporâneos".
O Papa ressalta que "São João Paulo II salientou a necessidade de tal "ministério do pensamento", através do qual os círculos universitários se unam à missão da Igreja de difundir a mensagem de Cristo ao mundo. Portanto, fiéis a séculos de tradição, leiam os sinais dos tempos, aceitem com coragem os novos desafios para levar a verdade do Evangelho ao homem contemporâneo e ao mundo".
Francisco deseja que esta Universidade "seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano".
"Os jovens têm seus próprios sonhos e objetivos, e uma universidade católica deve ajudá-los a realizá-los com base na verdade, no bem e na beleza que têm sua fonte em Deus. O seu ministério de pensamento e busca da verdade é necessário para a Igreja na Polônia e no mundo de hoje. Realize-o com responsabilidade para ser fiel à sua missão: Ide e fazei discípulos", conclui o Papa.
Confira outras notícias
- Pesar do Papa pela morte do presidente do Parlamento Europeu
Benedetta Capelli – Vatican News
Francisco reúne em algumas linhas as diferentes fases de David Sassoli, primeiro como jornalista e depois presidente do Parlamento Europeu, que faleceu nesta terça-feira (11), aos 65 anos de idade, no Hospital Oncologico de Aviano, na Itália, onde estava sendo tratado por complicações devido a uma grave disfunção do sistema imunológico. Em um telegrama dirigido a sua esposa Alessandra Vittorini, assinado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa assegura sua proximidade espiritual pela morte prematura de Sassoli, e sua "sincera participação no luto que afeta a Itália e a União Europeia" e oferece suas condolências a seus filhos Livia e Giulio.
Francisco o recorda como uma "pessoa animada pela esperança cristã e caridade", mas também como um "jornalista competente" e "homem estimado pelas instituições que, de modo pacato e respeitoso, nas responsabilidades públicas que tinha, fez o melhor para o bem comum com retidão e compromisso generoso". Nos traços escritos pelo Papa, há também a lucidez e a paixão que Sassoli colocou na promoção de "uma visão de solidariedade na comunidade europeia". Uma visão que foi expressa no "cuidado especial para com os últimos". Ao concluir sua mensagem, o Pontífice assegura sua oração e bênção, invocando o consolo do Senhor para aqueles que lamentam sua perda.
- O Papa aprecia a generosidade da Arquidiocese de Seul
Benedetta Capelli/Mariangela Jaguraba - Vatican News
Em 23 de dezembro passado, dois dias antes do Natal, o Papa Francisco enviou uma carta de agradecimento ao arcebispo de Seul, Coreia do Sul, dom Peter Chung Soon-taick, na qual manifesta seu apreço pela oferta generosidade de cerca de 1 milhão e 400 mil dólares para a "Campanha de compartilhamento de vacinas" a fim de garantir o acesso justo, rápido e universal às vacinas contra a Covid-19 a todos os países. Esta é a terceira doação que eleva para 3 milhões e 400 mil dólares a quantia arrecadada e doada ao Vaticano.
"Apreciei muito este gesto de generosidade feito nestes dias em que nos preparamos para celebrar o Mistério do nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e nossa Esperança. Asseguro minha proximidade espiritual a toda a comunidade diocesana de Seul", escreve o Papa no texto. Francisco envolveu a Esmolaria Apostólica na distribuição de ajuda às pessoas que mais precisam. Na conclusão de sua carta, o Papa oferece sua bênção e pede para rezar por ele.
A "Campanha de compartilhamento de vacinas" foi lançada pelo arcebispo emérito de Seul, cardeal Andrew Yeom, e se concluiu em 27 de novembro de 2021, último dia do Jubileu dos 200 anos do nascimento de Santo André Kim Tae-gon (1821-1846), primeiro sacerdote católico do país, decapitado em Seul em 16 de setembro de 1846, durante a onda de perseguições perpetradas pela dinastia Joseon.
Santo André é um dos 103 mártires coreanos canonizados em 6 de maio de 1984 por São João Paulo II. A arquidiocese comunica que continuará ajudando as pessoas carentes de todo o mundo. A campanha de solidariedade foi confirmada pela Conferência Episcopal Coreana (Cbck) no final de sua Assembleia Geral realizada de 8 a 12 de março de 2021, com o objetivo de ajudar, principalmente os países mais pobres, a iniciar a vacinação contra o coronavírus em suas respectivas populações.
- Presépio e árvore de Natal no Vaticano são desmontados
Filipe Brogliatto - Cidade do Vaticano
Com o encerramento do tempo do Natal no último domingo (09/01), Festa do Batismo do Senhor, as decorações natalinas que ornamentavam a Praça São Pedro no Vaticano já começaram a ser desmontadas.
Funcionários da Santa Sé retiraram na segunda-feira (10/01) as mais de trinta estátuas que compunham o presépio artístico e já separaram as demais peças. O presépio, que foi um presente ao Papa Francisco em comemoração aos 200 anos de independência do Peru, foi criado por cinco renomados artistas da região peruana de Huancavelica.
Os técnicos do Vaticano já retiraram na manhã desta terça-feira (11/01) a iluminação de LED de baixo consumo da árvore que estava na praça. O majestoso abeto ou pinheiro (Picea abies), de cerca de 28 metros de altura e que pesa 8 toneladas, já estava na praça deste o dia 23 de novembro. A árvore oriunda de cultivo sustentável é da localidade de Andalo, no Trentino, e fora decorada com ornamentos esféricos de madeira.
A decoração natalina da praça mais importante da cristandade foi inaugurada em uma cerimônia realizada na Sala Paulo VI, no dia 9 de dezembro de 2021.
Fonte: Vatican News