Cotidiano

Covid-19 e Tríplice viral: Confira os pontos de vacinação ofertados pela Prefeitura de Macapá neste sábado





Secretaria Municipal de Saúde está aplicando em 7 locais da capital.

Neste sábado (8), a Prefeitura de Macapá, por meio das ações da Secretaria Municipal de Sáude (Semsa), disponibiliza mais um lote de vacinas para a população macapaense reforçar seu ciclo de imunidade contra os principais vírus que têm circulado na cidade: o novo coronavírus, sarampo, caxumba e rubéola.

A aplicação dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac que combate a covid-19, além da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) estarão disponíveis das 9h até às 15h, nos seguintes locais:

Drive-thru Praça Floriano Peixoto;

Drive-thru Zerão;

Drive-thru Curiaú;

Amapá Garden Shopping;

Macapá Shopping;

Villa Nova Shopping;

Centro de Especialidades Papaleo Paes.

Para receber a vacina contra covid-19, é necessário a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação, sendo obrigatório laudo médico para pessoas com comorbidades. No caso da tríplice viral, é preciso apenas da carteira de vacinação.

O município ainda aguarda nova remessa dos imunizantes Janssen de dose única e influenza.

Públicos atendidos contra Covid-19

1ª dose Pfizer: adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas acima de 18 anos;

2ª dose Pfizer e Astrazeneca: para quem iniciou o ciclo há 8 semanas;

2ª dose CoronaVac: para quem está no período de recebimento;

3ª dose: público acima de 18 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é oito semanas para público em geral. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.

Influenza
A Prefeitura de Macapá aplicou 89 mil doses da vacina contra a Influenza somente no mês de dezembro de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde nova remessa do imunizante para nossa população.  Se você ainda não se vacinou, acompanhe nossos canais oficiais para saber quando se dirigir a um ponto de imunização.

 

Confira outras notícias 

- Prefeitura orienta macapaenses sobre podas de árvores durante período de inverno

Campanha educativa será realizada entre os dias 10 e 14 de janeiro pela Secretaria de Meio Ambiente

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Com o clima de inverno na cidade, a preocupação com as quedas de árvores se torna maior. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), representando a Prefeitura de Macapá, realizará uma campanha ambiental e educativa para orientar os cidadãos a respeito do procedimento correto para podas e supressões de árvores que estão dispersas pela capital.

A Semam vem fazendo o mapeamento das árvores presentes em praças e logradouros de passeio público e orientará a população em campanha do dia 10 a 14 de janeiro, embora o serviço de autorização ambiental funcione de maneira constante.

Segundo o secretário da Semam, Marcelo Oliveira, no inverno amazônico a procura nos reparos e manutenção das árvores é muito intensa, mas ressalta que esse serviço não pode ser feito sem autorização.

“Toda supressão ou poda precisa ser previamente autorizada pela Semam, por conta de danos e crimes ambientais que possam, por ventura, serem causados, em razão das estruturas das árvores”, explica.

Além disso, essas espécies presentes em áreas urbanas necessitam de análise pelo engenheiro florestal competente, que verifica a condição da árvore, local e posição.

“É muito importante que a supressão ou poda tenha autorização. Do contrário, o munícipe está sujeito à multa dependendo do porte da árvore, que pode variar de R$ 50,00 a R$ 50 milhões”, alerta Marcelo Oliveira.

Importância das podas de árvores  
Além de evitar possíveis quedas de árvores e galhos secos, a podagem contribui para uma eficiente distribuição dos nutrientes de diversas espécies, auxiliando em seu crescimento, resistência e estética.  

Saiba como solicitar autorização ambiental para as podas e supressão
Independente da posição da árvore, localização ou tamanho, é preciso que o munícipe ou órgão interessado tenha o licenciamento ambiental para que a podagem e/ou supressão ocorra de forma legalizada e correta. Para a solicitação desse tipo de serviço, a Prefeitura disponibiliza um canal online, na aba Central de Atendimento:

PARA ACESSAR O FORMULÁRIO CLIQUE AQUI

Basta que o interessado acesse com seu login e senha e siga o passo a passo ao solicitar o licenciamento para esse tipo de serviço.

 

- Reeducandos do Iapen recebem serviços de saúde em ação conjunta entre Município e Estado

O monitoramento da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) segue até o dia 20 de janeiro e deve atender reeducandos que possuem sintomas da síndrome gripal.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), realizaram atendimentos de enfermagem e consultas médicas aos apenados do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen).

O monitoramento da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) segue até o dia 20 de janeiro e deve atender reeducandos que possuem sintomas da síndrome gripal.

A medida visa combater a proliferação do vírus da influenza dentro do sistema penitenciário e tratar casos positivos da doença, como explica a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

“Essa ação conjunta entre Prefeitura e Estado é necessária para que possamos alinhar estratégias de combate e proliferação da doença, tendo em vista que essas pessoas estão em contato direto com os agentes penitenciários, essa é uma maneira de preservar a saúde de todos”, destacou.

Durante o atendimento, as equipes realizam a entrega de medicamentos para os apenados de acordo com a prescrição médica. “O serviço de saúde dentro do sistema prisional segue as determinações asseguradas por lei que garantem atendimentos de saúde para pessoas que estiverem reclusas da sociedade”, concluiu.

Atualmente, o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) possui cerca de 2.526 internos entre homens e mulheres. Fornece alimentação três vezes ao dia para os reeducandos e assegura assistência médica, odontológica, psicológica, social, educacional e jurídica, bem como assistência material com kis de higiene pessoal.

Estratégias
Com aumento dos casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo estratégias para conter o surto da doença, campanhas de vacinação estão sendo intensificadas na capital, além do reforço sobre os cuidados sanitários que ajudam no combate a disseminação da doença.

 

- Operação Papai Noel garantiu segurança para lojistas e clientes no centro comercial no fim de ano

 

A Operação acontece todos anos para dar maior tranquilidade à população em geral durante as compras.

 

Por Cristiane Mareco - Guarda Civil Municipal de Macapá

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) encerrou nesta quinta-feira (6) a Operação Papai Noel, iniciada em dezembro, com o intuito de garantir a segurança da população no centro comercial durante as festas de final de ano.

 

A Operação acontece todos anos para dar maior tranquilidade a todos os clientes, vendedores e a população em geral, devido ao aumento no fluxo de pessoas. A ação contou com o quantitativo de 100 guardas distribuídos em pontos específicos.

 

Durante o patrulhamento a Guarda Municipal atendeu um número significativo de ocorrências, como a remoção de pessoas utilizando espaço público para consumo de drogas, pequenas infrações no trânsito e a apreensão de um menor foragido do Centro de Internação (Cesein).

 

Para a comerciante Angelica Duarte, a operação é uma realidade que beneficia não somente o consumidor como também o lojista que passa a trabalhar com calma, visualizando a presença diária dos guardas no centro da capital.

 

“É muito importante esse trabalho, nosso maior movimento nas vendas acontece durante as festas de fim de ano e isso desperta a atenção de ladrões que aproveitam para praticar atos ilícitos”, explica a lojista.

 

A comandante da Guarda Municipal, Joeva Reis, explica que para garantir um trabalho de excelência a guarda não mediu esforços e distribui seus agentes em pontos de maior concentração, possibilitando que os cidadãos pudessem comprar, vender e transitar com total tranquilidade.

 

“Foram distribuídos diariamente 100 guardas para atuar em extensões de grandes movimentos, na rua São José, Candido Mendes, Independências, Praça Floriano Peixoto entre outros”, afirma a comandante satisfeita com o resultado positivo da operação.

 

Em conversa o taxista Amiraldo Novaes, a presença da Guarda proporciona que tudo fique mais tranquilo e as pessoas se sintam mais confiantes para ir e vir. “Os passageiros circulam mais e aproveitam para conhecer as novidades e comprar sem estresse”.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá