Cotidiano

Macapá continua oferta de vacina contra Covid-19 e Tríplice Viral; veja os pontos e horários desta sexta-feira (7)





A imunização é fundamental neste período de pandemia e viroses, por isso, a Prefeitura de Macapá segue na oferta de vacinas na capital.

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Macapá segue na oferta de vacina com o objetivo de imunizar a população. Os imunizantes estarão sendo ofertados em 22 pontos da capital. Para receber a vacina contra covid-19, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. No caso de pessoas com comorbidade é preciso de laudo médico que comprove a enfermidade.

Já para ser imunizado contra a Tríplice Viral é preciso da carteira de vacinação.

Confira os locais, públicos e horários de vacinação:

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem para vacinação funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h e os imunizantes estarão disponíveis nas UBSs Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

Pontos extras e Drive-Thru
Os pontos de vacinação do Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping, além dos pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto, Curiaú e Zerão, funcionarão das 9h às 15h.

Públicos atendidos contra Covid-19
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo há 8 semanas

2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas

2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª dose: público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é oito semanas para público em geral. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.

Influenza
A Prefeitura de Macapá aplicou 89 mil doses da vacina contra a Influenza somente no mês de dezembro de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde nova remessa do imunizante para nossa população.  Se você ainda não se vacinou, acompanhe nossos canais oficiais para saber quando se dirigir a um ponto de imunização.

 

Confira outras notícias 

- Prefeitura moderniza luminárias das vias do canal do Beirol

Foram 238 lâmpadas de led novas entre da avenida Ataíde Teive e Bacia do Canal.

Por Marcelo Ferreira - Secretaria Municipal de Iluminação Pública

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip), realizou entre dezembro e início de janeiro a substituição de 238 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED no canal do bairro Beirol, alterando completamente as condições da iluminação pública das ruas na área.

O serviço compreende troca de braço, luminária, relé e fiação para ligação da luminária. Nas luminárias de LED, não tem lâmpadas e reatores. Os LEDs possuem 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% de luz quando atingem esse tempo. Já as lâmpadas de vapor de sódio queimam quando chegam a 32 mil horas.

Além das ruas do canal do Beirol, também receberam iluminação de LED as pontes que cortam o canal, levando mais segurança para os motoristas, pedestres e ciclistas que trafegam pelo trecho. O serviço começou no trecho que vai da rua do canal entre avenida Ataíde Teive e foi finalizado na rua da bacia e foi pago com recursos do tesouro municipal.

A Secretaria de Iluminação Pública recebe denúncias, reclamações e solicitações de serviços das 8h às 14h, pelo número (96) 9970-3923.

 

- ‘Me sinto feliz com uma cidade arborizada e bonita’, comenta morador sobre paisagismo de Macapá

Revitalização de locais e cultivo de plantas são destaque no novo plano de paisagismo urbano da Prefeitura.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Imagine uma cidade conectada com a natureza. Sombras de árvores, flores dispersas pelos canteiros e rotatórias, temperatura mais amena para os cidadãos. Beleza natural e menos poluição. Crescimento da biodiversidade. Assim segue o objetivo da Prefeitura em busca de uma capital mais arborizada e paisagística ao cultivar plantações que são características únicas de Macapá, como ipês amarelos, bougainvilleas, a nossa gigante Samaúma, conhecida como “árvore da vida” e demais espécies.

Vitor Alves, de 26 anos, morador da zona sul de Macapá, conta que além da cidade ser esteticamente mais bonita, com espaço físico confortável, ela contribui para o bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

O paisagismo nos canteiros, rotatórias, Unidades Básicas de Saúde, creches e escolas é realizado em ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), através do Horto Municipal.

Serviço
Após solicitação do paisagismo pelos diversos órgãos da Prefeitura, o horto municipal faz a visita técnica, com as devidas medições da área, avaliação do espaço físico, verificação das espécies que podem ser cultivadas naquele ambiente de acordo com o projeto feito pela Semam.

O Horto Municipal encontra-se em processo de revitalização e manutenção de canteiros e rotatórias, fornecendo serviços como roçagem, limpeza e substituição de algumas espécies de plantas.

 

- CTMac apresenta Planejamento Estratégico 2022 a servidores da companhia

O objetivo do encontro foi definir qual o melhor caminho a ser seguido para a execução de ações. O encontro discutiu ainda a elaboração da carta de serviços.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Os servidores do setor administrativo e diretores de departamento da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), participaram de reunião, para a apresentação do Planejamento Estratégico 2022 e a elaboração da Carta de Serviços.

O Planejamento Estratégico é o conjunto sistemático que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir metas e ações para a mobilização de recursos e a tomada de decisões. Já a carta de serviço ao usuário busca informar aos cidadãos quais são os serviços prestados pela Companhia, as formas de acesso, seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento.

Durante o encontro foram abordados pontos importantes como o ciclo orçamentário, gestão estratégica, iniciativas estratégicas, mapas estratégicos, objetivos estratégicos, perspectivas estratégicas entre outros temas.

Para o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, o órgão que realiza um bom planejamento possui um melhor entendimento sobre as mudanças nos ambientes internos e externos, identificando os problemas que podem surgir ao longo do caminho e as oportunidades de melhoria.

“Pensar em planejamento estratégico é pensar em caminhos necessários para atingir um objetivo específico para o futuro”, afirma o gestor.

O diretor-administrativo e de finanças (Dirad), Nilton Vasconcelos, que ministrou a palestra, ressalta que a meta é promover a mobilidade inteligente e a acessibilidade, garantir segurança e educação no trânsito, modernizar e melhorando o transporte público entre outros pontos, dentro das metas estabelecidas e panejadas pelo Gestor Municipal.

- Comunicado: instabilidade no Conecte SUS dificulta atualização de dados de Macapá

Ataque hacker ao sistema do Conecte SUS do Ministério da Saúde aconteceu no dia 10 de dezembro de 2021.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

A Prefeitura de Macapá informa que, em decorrência do ataque hacker no sistema do Conecte SUS do Ministério da Saúde no dia 10 de dezembro de 2021, o banco de dados da plataforma referentes às campanhas de vacinação no município passam por instabilidade. Desta forma, a equipe técnica da prefeitura enfrenta dificuldade para atualizar as informações no portal da transparência no endereço https://coronavirus.macapa.ap.gov.br/.

Até o presente momento, os sistemas do Ministério da Saúde funcionam parcialmente.

 

- Prefeitura ampliará a agricultura familiar com novas feiras

 

Os investimentos em desenvolvimento econômico ultrapassam o valor de R$ 2 milhões.

 

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A cidade de Macapá ganhará novos espaços para a comercialização de produtos cultivados através da agricultura familiar e dos produtores locais. As novas feiras irão desenvolver a economia criativa e ampliar o acesso da comunidade às frutas e legumes frescos.

 

O primeiro projeto em execução é a obra de ampliação da feira da avenida Primeiro de Maio. O prédio está com 30% dos serviços estruturais prontos. A feira será erguida em alvenaria e já foram construídas base, fundação e agora seguem para os boxes.

 

A nova estrutura contará com 91 boxes, que irão atender os produtores de hortifrutigranjeiros, aves, peixes, suínos, bovinos e lanches. Além disso, a feira contará com sistema de drenagem, esgoto, sistema de iluminação própria e acessibilidade.

 

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e está orçada em R$ 1,9 milhão mais contrapartida municipal. O recurso foi enviado pelo então deputado federal Luiz Carlos.

 

“Nosso objetivo com as novas feiras municipais é proporcionar ao trabalhador um local adequado e que ele possa expor seus produtos com segurança. Estamos nos adequando a essas necessidades, para entregar um prédio eficiente, sendo projetado para chamar atenção do público e manter um ambiente agradável”, disse o subsecretário de Obras Ivy Vasconcelos.

 

Investimos em desenvolvimento econômico
A Semob trabalha nos projetos arquitetônicos para criação de duas novas feiras. Inicialmente devem ser investidos neste setor cerca de R$ 2,5 milhões. Estão nesse pacote a construção da sede da Casa do Artesão no bairro Pantanal, no valor de R$ 100 mil, enviados pelo deputado federal Camilo Capiberibe, e a construção da Feira Verde, no valor de R$ 400 mil, enviados pelo senador Randolfe Rodrigues.

 

- Reeducandos do Iapen recebem serviços de saúde em ação conjunta entre Município e Estado

O monitoramento da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) segue até o dia 20 de janeiro e deve atender reeducandos que possuem sintomas da síndrome gripal.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quinta-feira (06), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), realizaram atendimentos de enfermagem e consultas médicas aos apenados do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen).

O monitoramento da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) segue até o dia 20 de janeiro e deve atender reeducandos que possuem sintomas da síndrome gripal.

A medida visa combater a proliferação do vírus da influenza dentro do sistema penitenciário e tratar casos positivos da doença, como explica a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

“Essa ação conjunta entre Prefeitura e Estado é necessária para que possamos alinhar estratégias de combate e proliferação da doença, tendo em vista que essas pessoas estão em contato direto com os agentes penitenciários, essa é uma maneira de preservar a saúde de todos”, destacou.

Durante o atendimento, as equipes realizam a entrega de medicamentos para os apenados de acordo com a prescrição médica. “O serviço de saúde dentro do sistema prisional segue as determinações asseguradas por lei que garantem atendimentos de saúde para pessoas que estiverem reclusas da sociedade”, concluiu.

Atualmente, o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) possui cerca de 2.526 internos entre homens e mulheres. Fornece alimentação três vezes ao dia para os reeducandos e assegura assistência médica, odontológica, psicológica, social, educacional e jurídica, bem como assistência material com kis de higiene pessoal.

Estratégias
Com aumento dos casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo estratégias para conter o surto da doença, campanhas de vacinação estão sendo intensificadas na capital, além do reforço sobre os cuidados sanitários que ajudam no combate a disseminação da doença.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá