Cotidiano

Vacinação infantil deve começar em 14 de janeiro





A vacinação de crianças contra a covid-19 deve começar na próxima 6ª feira (14.jan.2022). A previsão foi divulgada nesta 4ª feira (5.jan) pelo Ministério da Saúde. Depende da confirmação da entrega dos imunizantes pela Pfizer.

Segundo a pasta, a Pfizer deve entregar as primeiras vacinas pediátricas na próxima 5ª feira (13.jan). O 1º lote terá 1.248.000 doses. Chegará por avião no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O cronograma foi anunciado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em entrevista a jornalistas organizada pela pasta. Ele afirma, no entanto, que ainda é necessário que a Pfizer confirme o voo.

Segundo ele, levará 24h para que as vacinas sejam liberadas. Dessa forma, no dia seguinte as vacinas já serão distribuídas aos Estados. O secretário avalia que São Paulo, por ser o Estado onde as doses serão entregues pela Pfizer, poderá começar a vacinação já em 14 de janeiro.

Como o Poder360 antecipou, o ministério encomendou 20 milhões de doses da Pfizer para o 1º trimestre. Até o final de janeiro, a farmacêutica irá entregar 3,7 milhões de doses ao país. Haverá duas outras entregas em janeiro: em 20 e 27 de janeiro –ambas de 1 milhão de doses.

Além das 20 milhões de doses da Pfizer no 1º trimestre, a farmacêutica conseguiria entregar mais vacinas pediátricas a partir de 1º de janeiro. Segundo o ministério, só serão encomendados mais imunizantes caso haja público –pais e responsáveis querendo imunizar suas crianças. Caso não haja demanda, o governo não pretende pedir mais doses.

Contudo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que haverá doses para todos os pais e responsáveis que quiserem vacinar suas crianças.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 16 de dezembro a aplicação da vacina na faixa etária de 5 a 11 anos. A faixa etária foi incluída nesta 4ª feira (5.jan) no programa nacional de vacinação contra a covid-19.

O Ministério da Saúde recomendou que seja seguida a seguinte ordem de vacinação:

  • crianças de 5 a 11 anos indígenas ou quilombolas;
  • crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com
    comorbidades à covid-19;
  • crianças que morem com pessoas com alto risco para a covid-19;
  • crianças sem comorbidades de 10 e 11 anos;
  • crianças sem comorbidades de 8 e 9 anos;
  • crianças sem comorbidades de crianças entre 6 e 7 anos;
  • crianças sem comorbidades de crianças com 5 anos.

Fonte: Poder360