Cotidiano

Estado e prefeitura intensificam ações para contenção de casos de síndromes gripais no Iapen





O Governo do Amapá reuniu as autoridades de vigilância e assistência em saúde para traçar um plano de intensificação de ações dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), para a contenção de casos de pessoas com síndromes gripais.

As equipes farão atendimento médico dentro do Instituto, onde realizarão uma nova coleta de exames RT-PCR, para identificação do vírus, assim como, uma triagem para separação dos que apresentam sintomas.

Também será realizado um acompanhamento do estado de saúde de cada pessoa doente. As equipes de Saúde da Família do município estão monitorando novos casos e será feito um bloqueio vacinal para aqueles que ainda não foram imunizados contra influenza e covid-19.

As atividades serão coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o apoio das equipes de saúde da Prefeitura de Macapá. A ação vai durar até que todos os pavilhões recebam assistência.

“Com apoio dos órgãos de saúde, iremos fazer uma busca ativa de casos e também a imunização dos detentos. Ainda é um momento crítico, mas, estamos dando uma resposta imediata para que façamos a contenção de novos casos”, afirmou o diretor do Iapen, Lucivaldo Costa.

As ações serão feitas diariamente, de forma integrada entre órgãos, até que haja o controle do surto de casos de síndromes gripais. A meta é atender todos os pavilhões do Instituto e, durante esse período, todas as visitas aos detentos estão suspensas.

Fonte: Portal Governo do Amapá