Educação

MEC abre chamada para aplicadores da prova do ENEM em janeiro





Inscritos precisam conferir se foram convocados

O Ministério da Educação (MEC) enviou novas convocações a pessoas cadastradas como certificadores, que auxiliam na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que serão realizadas nos dias 9 e 16 deste mês.

A aplicação do exame agora em janeiro ocorrerá para alunos que solicitaram uma nova oportunidade de fazer a prova e para pessoas isentas de pagamento de taxa no ENEM de 2020 que puderam se inscrever na edição do ano passado.

Uma exigência para a convocação dos certificadores é a aprovação em um curso de capacitação realizado em 2021. Os colaboradores nessa situação precisam verificar a convocação na página de acompanhamento ou em seus e-mails cadastrados.

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como critério de acesso ao ensino superior em instituições federais de ensino e em outras faculdades e universidades, inclusive privadas. As notas no Enem também são tomadas como referência para a concessão de determinados benefícios, como o financiamento estudantil (Fies). 

 

Confira outras notícias 

- Inep inclui 112 docentes em banco de avaliadores de cursos superiores

Docentes vão atuar na avaliação presencial e virtual de cursos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (4) que 112 professores foram incluídos no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). A inclusão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os docentes vão atuar na avaliação presencial e virtual de cursos de graduação e das instituições de educação superior, uma das atribuições do Inep. Desde a publicação do edital de seleção, 345 professores foram incluídos no banco nacional de avaliadores. 

Em abril de 2021, devido à pandemia de covid-19, o Inep iniciou a avaliação virtual e presencial da qualidade de cursos universitárias. Anteriormente, o procedimento era feito somente de forma presencial.

Segundo o instituto, o rigor acadêmico e técnico foi mantido na nova modalidade. A avaliação presencial foi mantida apenas nos cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. 

No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) registrou recorde de criaçãode 600 mil vagas no ensino superior. De acordo com a pasta, 436,3 mil foram para cursos à distância e 159,8 mil para cursos presenciais, o maior número entre 2015 e 2021.

Fonte: Agência Brasil