Cotidiano

Confira os públicos atendidos com as vacinas da Covid-19, influenza e tríplice viral nesta quinta-feira (30)





A Prefeitura de Macapá segue na campanha de imunização em diversos pontos espalhados pela capital.

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em Macapá nesta quinta-feira (30). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está disponibilizando as vacinas da Influenza e Tríplice Viral, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na capital. Os três imunizantes estarão disponíveis em 22 pontos, entre unidades básicas de saúde, pontos de drive-thru e shoppings.

Para os imunizantes contra covid-19, é necessário que o cidadão apresente documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para quem possui comorbidade, é preciso de laudo médico como comprovação.

Já para ser imunizado contra a Influenza ou tomar a vacina Tríplice Viral é indispensável a carteira de vacinação para registro e documento de identificação.

Confira os locais, públicos e horários de vacinação:

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem para vacinação funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h e os imunizantes estarão disponíveis nas UBSs Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

Pontos extras e Drive-Thru
Os pontos de vacinação do Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping, além dos pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto, Curiaú e Zerão, funcionarão das 9h às 15h.

Públicos atendidos contra Covid-19
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo há 8 semanas

2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas

2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª dose: público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é oito semanas para público em geral. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da Coronavac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.

Dose de reforço Janssen
A Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá aplicação da dose de reforço com a vacina Janssen. O Município aguarda a chegada de nova remessa do imunizante para a retomada das estratégias de vacinação deste público

 

Confira outras notícias 

- Segurança Alimentar: cartão Auxílio Alimentação assistiu 390 famílias do Bailique em 2021

Programa movimenta a economia e garante comida na mesa da população ribeirinha.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

O Cartão Auxílio Alimentação é uma política de segurança alimentar executada pela Prefeitura de Macapá com recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 19,1 milhões, alocada pelos deputados Acácio Favacho, Luiz Carlos e senador Randolfe Rodrigues. No arquipélago do Bailique e outros distritos de Macapá, o cartão com o saldo de R$ 300 tem sido um sustento necessário para centenas de famílias neste ano de 2021.

Somente nas comunidades do Bailique, o benefício chegou a 390 famílias em vulnerabilidade social. Para a dona de casa Juliana Machado Lopes, de 21 anos, que mora na comunidade Livramento, o benefício foi mais do que útil nas despesas com o filho de um ano de idade.

“Tenho um filho pequeno e com o cartão eu pude comprar alimento para ele. É um benefício que me ajudou bastante, por isso agradecemos à prefeitura por este cartão que ajuda aos que realmente precisam”, disse a dona de casa.

Neste fim de ano, um novo lote com 146 cartões deverá ser entregue na viagem da comitiva que irá inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Progresso. Todas as informações sobre a entrega o cidadão poderá acompanhar em breve no site da Prefeitura de Macapá.

Fonte: Prefeitura de Macapá