Política

Espero não ter que retornar antes, diz Bolsonaro sobre férias





O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que espera não ter que voltar de suas férias antes do dia 4 de janeiro, data prevista para retornar ao trabalho. Bolsonaro, que está de férias em São Francisco do Sul (SC), foi criticado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), pela falta de assistência ao Estado, que sofre com enchentes desde novembro e já tem mais de 4.000 pessoas desabrigadas por conta das chuvas.

“Espero que eu não tenha que retornar antes”, disse o presidente em vídeo publicado pelo portal de notícias santa-catarinense, ND Mais. Ele e os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) chegaram a sobrevoar as áreas afetadas no dia 12 de dezembro. Apesar de os ministros terem retornado à região, Bolsonaro não voltou ao local desde as últimas chuvas, que já deixaram 20 mortos. O presidente foi um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta 3ª (28.dez) com a hashtag #BolsonaroVagabundo. Internautas acusam o chefe do Executivo de insensibilidade por fazer passeios de descanso em meio a tragédia que atinge a Bahia.

 

Confira outras notícias 

- Fiocruz apoia Ação da Cidadania na assistência à população da Bahia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apoia a iniciativa da Ação da Cidadania contra a Fome de assistência à população do sul da Bahia, onde mais de 100 municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a região desde o início do mês e impactaram diretamente na vida de cerca de 470 mil pessoas. Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a campanha arrecada alimentos, água, cobertores e materiais de higiene em Salvador.

O Programa Unidos Contra a Covid-19 da Fiocruz está apoiando a iniciativa para as famílias vítimas das enchentes na Bahia. Faça sua doação e ajude a garantir que essas famílias tenham assistência e acesso à alimentação. Outras informações através do site Unidos@fiocruz.br

Outras ações

O Corpo de Bombeiros do Rio enviou para a Bahia 40 militares, 20 barcos e uma aeronave para apoiar os trabalhos de resgate nos municípios atingidos por fortes chuvas nos últimos dias no Estado. O embarque de bombeiros e de parte dos recursos ocorreu na tarde desta terça-feira (28), na base aérea da Lagoa, onde está lotado o Grupamento de Operações Aéreas da corporação. Os militares levam material de salvamento em altura, cordas, mosquetões, kits de primeiros socorros, entre outros equipamentos. 

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, as tempestades provocaram prejuízos em diversas cidades. “Houve rompimento de barragens, enchentes em diversos pontos e fechamento de estradas. Estamos juntos nessa força-tarefa para ajudar à população da Bahia", disse.

 

Fonte: Agência Brasil