Cotidiano

Rolê Distrital: atividade fomentou turismo e economia nos distritos de Macapá em 2021





Com desbravamento de trilhas aquáticas e esportivas, o evento movimentou as comunidades, que já esperam ansiosos pela 2ª edição.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

O ano de 2021 trouxe diversão para os moradores das comunidades do Carmo do Maruanum e Santa Luzia do Pacuí, com o Rolê Distrital. A programação busca, principalmente, desbravar trilhas aquáticas para práticas de Stand Up Paddle – uma forma de fomentar o setor turístico e também promover torneios esportivos nas modalidades de vôlei e futebol e ainda incentivar a venda de produtos produzidos na própria região.

“Foi o melhor evento que aconteceu nos três distritos do Pacuí. Foi destaque para a comunidade, todo povo gostou do esporte com a prancha e os torneios, toda comunidade participou dos jogos. Foi a primeira vez que houve um evento em Santa Luzia, todos ficaram felizes”, conta Adão Pantoja, agente distrital.

A comunidade aguarda ansiosa pela 2ª edição do evento no distrito, que além de esporte e lazer, fomentou a economia local com a venda de comida e produtos como farinha, tapioca, tucupi e frutas produzidas na região do Pacuí.

“Tivemos as vendas de comidas como peixe assado, onde tudo foi vendido. A demanda foi grande que não conseguimos atender todos. A comunidade tá na expectativa que no próximo Rolê as vendas sejam ainda melhores”, finaliza o agente distrital.

O Instituto Municipal Turismo realizou o Rolê Distrital para que os munícipes conheçam os distritos através do turismo de aventura e práticas esportivas na rota desbravada para fomento do turismo e cultural da própria comunidade. A realização teve parcerias com a Coordenadoria de Esporte e Lazer e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Mobilização e Participação Popular.

Levantamento de atividades e ações realizadas em 2021
Ao longo do ano de 2021 a MacapaTur realizou ações e eventos alusivos a datas importantes no calendário turístico, como o aniversário de Macapá e do Mercado Central, programação da Semana do Meio Ambiente da Semana das Crianças, além do Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo e ações em alusão ao Halloween.

Além do Censo do Turismo, que é o levantamento das informações que abrange as Atividades Características do Turismo (ACTs), o MacapaTur ofertou capacitação para profissionais do trade turístico e servidores do próprio instituto, realizou parcerias para festivais gastronômicos a nível nacional e implantou o projeto Dança Comunidade, que em 2022 abrirá a 2ª turma.

 

Confira outras notícias 

- Coordenadoria de Pessoa com Deficiência e Idoso fiscaliza irregularidade em supermercado da zona norte de Macapá

O estabelecimento, que não possui espaço reservado à pessoa com deficiência e idoso no estacionamento, promete regularizar o ambiente até o início de 2022.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos 

Após denúncias sobre a falta de acessibilidade no estacionamento de um supermercado da zona norte de Macapá, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal de Pessoa com Deficiência e Idoso (Cgpdi), realizou uma fiscalização no local. A ação aconteceu na terça-feira (22).

A fiscalização ocorreu após cadeirantes e idosos que utilizam o estabelecimento identificarem e denunciarem a falta do espaço reservado às pessoas com mobilidade reduzida e idosos no estacionamento do supermercado, o que dificulta o acesso desses usuários, que têm seus direitos garantidos pela lei 13.146 de 2015.

“A fiscalização na cidade de Macapá é ferramenta de defesa de direitos das pessoas idosas e deficientes, desta forma estaremos presentes onde formos acionados. Estaremos presentes através da Divisão de Acessibilidade e Mobilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Estaremos de prontidão e faremos das fiscalizações uma ação constante de promoção de direitos das minorias”, destacou o coordenador da Cgpdi, Ruan Lincoln.

De acordo com o a Cgpdi, os representantes do supermercado se comprometeram em fazer as alterações de inclusão e regularizar o estabelecimento mediante à lei que ampara as pessoas com deficiência e idosos até o dia 5 de janeiro de 2022.

Lei 13.146/2015 Art.47
Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados.

Fonte: Prefeitura de Macapá