Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 22 de dezembro de 2021





O Governo do Amapá atualizou nesta quarta-feira, 22, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 126.369 casos confirmados, 217 em análise laboratorial e 861.258 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 123.726 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 60 novos casos confirmados, sendo 41 em Macapá, 6 em Santana, 4 em Calçoene, 4 em Oiapoque, 3 em Mazagão, 1 em Porto Grande, e 1 em Vitória do Jari.

Óbitos

Não há registro de óbito no boletim de hoje.

Assim o Amapá permanece com 2.010 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.502 / Santana: 201/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 14 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 116.257 pessoas. (Macapá 58.991/ Santana 20.564/ Laranjal do Jari 8.305/ Mazagão 2.952 / Oiapoque 6.317/ Pedra Branca 3.509/ Porto Grande 2088/ Serra do Navio 1.328/ Vitória do Jari 3909/ Itaubal 520 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.408/ Ferreira Gomes 1.566 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.746/ Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.274.601 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 861.258 doses.

Nota explicativa:

Os dados do painel do coronavírus estão desatualizados desde o dia 10 de dezembro, por conta do ataque hacker ao ConecteSUS, sistema do Ministério da Saúde que reúne os dados sobre vacinas, medicamentos e atendimentos nas unidades de atenção básica.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até a última atualização, 89,22% receberam a primeira dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 126.309 casos confirmados:

  • Macapá: 62.487
  • Santana: 26.201
  • Laranjal do Jari: 8.401
  • Mazagão: 3.211
  • Oiapoque: 6444
  • Pedra Branca: 3525
  • Porto Grande: 2121
  • Serra do Navio: 1338
  • Vitória do Jari: 3939
  • Itaubal: 555
  • Tartarugalzinho: 1.966
  • Amapá: 1.425
  • Ferreira Gomes: 1570
  • Cutias do Araguari: 874
  • Calçoene: 1919
  • Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 694, sendo:

  • Macapá: 459
  • Santana: 70
  • Laranjal do Jari: 0
  • Mazagão: 40
  • Oiapoque: 75
  • Pedra Branca do Amapari: 0
  • Porto Grande: 39
  • Serra do Navio: 3
  • Vitória do Jari: 0
  • Itaubal: 0
  • Tartarugalzinho: 6
  • Amapá: 0
  • Ferreira Gomes: 0
  • Cutias do Araguari: 0
  • Calçoene: 2
  • Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 44 pacientes, sendo 39 confirmados e 5 suspeitos.

Dos casos confirmados, 34 estão no sistema público (12 em leito de UTI / 22 em leito clínico) e 5 estão na rede privada (1 em leito de UTI / 4 em leito clínico).

Os 5 casos suspeitos estão na rede particular, todos em leitos clínicos.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 36,88 % considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 8.063

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias 

- Estado orienta sobre cuidados contra a Covid-19 durante celebrações de fim de ano

Com a chegada do fim de ano, período de aumento de confraternizações entre familiares e amigos, é necessário reforçar as medidas de prevenção contra a covid-19.  Manter o esquema vacinal em dia é indispensável, principalmente diante do aumento de 83% na média móvel de novos casos de covid-19, em comparação ao início do mês de dezembro. 

Além de aderir a vacinação, é importante intensificar as medidas básicas de prevenção, aquelas colocadas em prática desde o início da pandemia, como usar máscara, higienização com álcool em gel e, se possível, evitar aglomerações, principalmente em locais fechados e sem ventilação natural. 

A luta contra a covid-19 deve ser constante. Precisamos manter o rigor nos cuidados com a saúde para que, num futuro próximo, passamos vencer o período pandêmico em que nos encontramos”, declarou a secretária-adjunta de enfrentamento a covid-19, a médica Maracy Andrade. 

Outras orientações para aproveitar os festejos com maior segurança:

 Dar preferência a locais com entrada mediante comprovação de vacinação;

  • Limitar o número de convidados a 50% da capacidade do local a fim de evitar aglomerações;
  • Frequentar espaços que disponibilizam álcool em gel tanto na entrada quanto dentro dos ambientes;
  • Manter idosos e pessoas com comorbidades em locais mais arejados e sempre usando máscara;
  • Frequentar ambientes abertos e arejados, de preferência com ventilação natural;
  • Em confraternizações, evitar a utilizar toalhas de pano e optar por papel para secar as mãos;
  • Solicitar que os convidados não compareçam às confraternizações caso apresentem sintomas de Covid-19.

Medidas do Governo do Estado para conter o avanço da pandemia:

A população vacinável do Estado do Amapá é de 569.316 pessoas. Deste total, 89,22% receberam a pelo menos a 1° dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

No início de dezembro, o Governo do Amapá e as prefeituras do Estado definiram o cancelamento das festas de Réveillon realizadas pelo Estado e municípios, como medida preventiva.

Também foram definidas campanhas de imunização em áreas de grande circulação, como shoppings; vacinação de casa em casa; vacinação noturna e durante finais de semana; exigência de comprovante de vacinação para grandes eventos e imunização em áreas quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

 

- Governo do Amapá ofertará vacinas contra covid-19 em dois shoppings de Macapá

Por: Nathanael Zahlouth 

O Governo do Amapá oferta vacinas contra a covid-19, influenza e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no Macapá Shopping, no centro de Macapá, e no Garden Shopping, na zona sul da capital.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) está disponibilizando vacinas para o público em geral acima de 12 anos, das 15h às 21h, nos dias 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro.

Esta ação faz parte da estratégia do Governo para alcançar as pessoas não vacinadas e aumentar a cobertura vacinal contra as doenças que são preveníveis com vacina, especialmente para conter a crescente de casos da covid-19.

“Neste fim de ano, estamos com diversas estratégias de vacinação para ampliar a cobertura vacinal no estado, temos um calendário extenso de ações que oferecem vacinas em espaços públicos. Os shoppings são lugares estratégicos nesse período por serem muito frequentados pela população”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Vacinação no Curiaú

O Governo do Estado também realizará vacinação na Escola Estadual José Bonifácio dentro da comunidade do Quilombo do Curiaú. A ação ocorrerá nesta quinta-feira, 23, e também, oferecerá vacinas contra covid-19, influenza e tríplice viral.

 

- Nutricionista do Estado dá dicas para aproveitar com equilíbrio as refeições das festas de fim de ano

Por: Karla Santos 

Os festejos de natal e réveillon se aproximam, bem como as ceias com saborosos pratos típicos da época e variados drinks com teor alcoólico. O nutricionista João Medeiros, que atua no Governo do Estado, orienta sobre como aproveitar os alimentos sem cometer exageros que prejudiquem a saúde.

  1. Durante o período matutino e vespertino dos dias de celebração, busque se alimentar adequadamente com comidas leves, como uma maneira de preparar o organismo para os alimentos calóricos que normalmente são ingeridos à noite;
  2. Beber bastante água ao longo do dia é indispensável para evitar a retenção de líquido que alimentos pesados costumam provocar.

“A sede também pode ser confundida com fome, o que provoca ingestão demasiada de alimentos”, completou.

  1. É possível provar todos os alimentos disponíveis na ceia, para isso, sirva-se de pequenas porções. Assim não haverá exageros nem privações.
  2. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos com alto percentual de gordura. A ingestão de embutidos, frutas em caldas, molhos e temperos industrializados, por exemplo, pode ser repensada. Dá para substituir por opções mais naturais.
  3. Os cuidados com o sal e açúcar precisam ser mantidos durante as comemorações de fim de ano, principalmente por pessoas que têm alguma doença crônicas como diabetes e hipertensão. A ideia é sempre usar os condimentos com bastante cautela ou evitar a ingestão.
  1. Em relação as bebidas, o consumo de refrigerante precisa ser moderado. É possível substituir por sucos diversos de frutas naturais. Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Nesta categoria a principal recomendação é: se beber, não dirija!

Todo e qualquer excesso é prejudicial, principalmente aos órgãos que executam a desintoxicação do organismo, como o fígado e os rins. O equilíbrio é indispensável para ter boas festas sem prejudicar o desempenho da saúde nos meses senguintes”, reafirma o nutricionista.

 

- É do Norte! Amapaenses ganham prêmio em festival de cinema na categoria de melhor curta-metragem

Por: Kelly Pantoja 

O curta “SOLITUDE”, primeiro curta-metragem de animação 2D do Amapá, dirigido e escrito pela mulher amapaense, designer e ilustradora, Tami Martins, foi ganhador do Troféu Redentor, na categoria de melhor curta-metragem do Festival do Rio, que aconteceu neste domingo, 19, no cinema Estação NET Botafogo.

Realizada com recursos públicos do 1º Edital do Audiovisual do Governo do Amapá, a animação envolvendo trama e aventura, produzida pela Castanha Filmes e Jubarte Audiovisual, concorreu com produções do mundo inteiro.

Em resumo, o curta apresenta na Amazônia, Sol, de 25 anos, que se recupera do término de mais um relacionamento abusivo, enquanto sua Sombra foge para o deserto do Atacama por não aguentar ver seu sofrimento. Enquanto Sol, enfim, começa a retomar seus espaços e sonhos próprios, sua Sombra busca independência. Ambas travam jornadas em busca de amor próprio e autoconfiança para redescobrir, em solitude, o caminho de volta uma para a outra.

“O reconhecimento que o Solitude tem recebido nacional e internacionalmente mostra a importância de seguirmos produzindo audiovisual no Amapá, e para isso é importante que haja incentivo para as produções locais. Recebemos agora o Prêmio do Maior festival da América Latina, e ainda neste ano, recebemos o reconhecimento do Prêmio Gengibirra de Audiovisual como Melhor Filme no FIM Festival Imagem-Movimento, maior e mais antigo Festival de cinema do Norte’’, disse a diretora de cinema.

A obra foi realizada com recursos públicos do 1º Edital do Audiovisual do Amapá, geridos pela Secretaria de Cultura, que destinou recursos oriundos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (Ancine), com contrapartida do Governo do Estado. A iniciativa oportunizou mais de 10 projetos do mercado cinematográfico local.

“É muito significativo porque é um dos maiores festivais de cinema da América Latina, sendo um grande reconhecimento para nós do audiovisual. Quero agradecer e parabenizar toda a nossa equipe que foi maravilhosa. Esse prêmio é nosso, esse prêmio é do Norte, esse prêmio é do Amapá”, comemorou o co-roteirista, Aron Miranda.

Fonte: Portal Governo do Amapá