Cotidiano

Corpo de Bombeiros interdita parque onde duas pessoas ficaram feridas em Macapá





Técnicos do Corpo de Bombeiros do Amapá interditaram totalmente, nesta terça-feira, 21, um parque de diversões instalado em um shopping de Macapá, após criança de cinco anos e mulher ficarem feridas depois que o brinquedo onde elas estavam saiu dos trilhos na noite desta segunda-feira, 20. O local já havia sido interditado logo após o incidente.

O oficial que conduziu a vistoria, tenente-coronel Edgar Vasconcelos, explica as avaliações sobre a interdição.

“Reafirmamos hoje o entendimento da oficial que interditou, ainda na noite de segunda-feira, o parque. Por questão prudência, garantindo a segurança das pessoas, determinamos que o parque só poderá reabrir após apresentar novo laudo, realizado por engenheiro mecânico, em que todos os brinquedos e componentes do parque tenham sido detalhadamente verificados”, observou Vasconcelos.

A equipe médica do ambulatório pediátrico do Hospital de Emergência Osvaldo Cruz informou que a criança está estável, consciente e a família aguarda os resultados de uma tomografia para descartar a possibilidade de haver lesões profundas. A mulher, que é madrinha da menina, sofreu escoriações leves e foi liberada.

Um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) para apurar o caso, e ouviu na manhã desta segunda-feira os proprietários do parque, o operador do brinquedo, assim como o pai e a madrinha da criança.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica realizaram a perícia no local, e o prazo para a conclusão do laudo pericial é de 10 dias.

 

Confira outras notícias 

Governo do Amapá define funcionamento das unidades hospitalares durante o fim de ano

Com o intuito de assegurar os serviços de saúde e certificar a assistência médica para a população ao longo das festas de fim de ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) delineou o esquema de atendimentos nas unidades hospitalares que atuam no serviço de urgência e emergência e demais centros de saúde.

Hospital de Emergência (HE) – A unidade de urgência e emergência terá revezamento de 12 médicos por dia, a cada 4 horas, para atender ambulatórios, porta de entrada de trauma e clínico. O reforço também é válido para a equipe multiprofissional e de serviços gerais, como limpeza e manutenção, por exemplo. O regime de sobreaviso de especialidades será mantido nas escalas.

O diretor do HE, Denis Macedo, reforça a importância da população buscar, inicialmente, o atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O HE normalmente já lida com uma alta demanda de casos, mas durante o período de festas de fim de ano, o quantitativo aumenta. É importante que situações de menor gravidade, como cortes e desmaios, por exemplo, passem pelos cuidados de saúde primários para dar maior celeridade ao serviço”, adverte o gestor.

Hospital Estadual de Santana (HES) – No município de Santana, a unidade referência no atendimento de traumas, pelo Pronto Socorro, atuará com médicos plantonistas em cada turno. Enfermeiros e técnicos em enfermagem estão inclusos na equipe multiprofissional para a assistência em casos de urgência e emergência. A equipe da maternidade estará pronta para partos naturais e cesáreas. Os profissionais do hospital estão de sobreaviso.

Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja) – No município ao sul do Amapá, a principal unidade de saúde mantém reforço de 20% da equipe de enfermagem e de técnicos em enfermagem no período matutino, vespertino e noturno (incluindo madrugada). Os médicos atuam no suporte ao atendimento de urgência e emergência durante este período de fim de ano, sendo: um clínico geral, um obstetra, um pediatra, um ortopedista, um cirurgião e um anestesista.

Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) – O plantão de fim de ano conta com dois médicos clínico geral, um obstetra, um anestesista e equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuarão em regime de escala.

 

Outras unidades de atendimento à saúde:

Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) - A unidade funciona em horário normal para o público, inclusive nos dias 25 e 31, atendendo demandas espontâneas e agendamentos, das 7h30 às 12h30.

Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) – A equipe atenderá somente agendamentos, durante o período de fim de ano. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente. Os atendimentos em expediente normal retornam na 1° semana de janeiro de 2022.

Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis) - O funcionamento durante a reta final do ano está acontecendo das 8h às 11h e das 14h às 16h30, para atendimentos agendados, com marcações de procedimentos por 30 senhas distribuídas, das 8h às 11h. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente. Os atendimentos em expediente normal retornam na 1° semana de janeiro de 2022.

Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) – A unidade funciona de segunda a sexta-feira, exceto dias feriados, facultados, sábados e domingos. Para realizar o cadastro, o paciente deve comparecer à unidade das 8h às 17h. Os atendimentos para procedimentos de fisioterapia, terapeuta, fonoaudiologia, psicólogos, médicos serão realizados após agendamento. Nos dias 25 e 31 não haverá expediente.

 

- Governo do Amapá efetua pagamento do Renda Para Viver Melhor

O Governo do Amapá antecipou para esta quarta-feira, 22, o pagamento do Renda Para Viver Melhor referente ao mês de dezembro. O benefício está disponível para saque, para as 5.903 mil famílias beneficiárias do programa, durante o expediente bancário. A injeção financeira é de R$ 1.835.833,00.

A orientação é que os beneficiários utilizem a função débito na hora de fazer as compras como medida de prevenção de contágio do novo coronavírus.

 

- Moradores de Macapá e Santana são beneficiados com o Programa E+ Geladeira Nova, no Amapá

O governador do Amapá, Waldez Góes, e o presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, entregaram nesta terça-feira, 21, 100 das 500 geladeiras da primeira etapa do programa E+ Geladeira Nova, em Santana. Ao mesmo tempo, outras 400 também foram sorteadas em Macapá.

O programa visa beneficiar consumidores de baixa renda, por meio da troca da geladeira velha por uma nova, mais eficiente e econômica.

A primeira sorteada em Santana foi a dona de casa Cirene Costa, que comemorou a conquista.

“Me sinto muito feliz e abençoada por essa atitude. Creio que vai melhorar bastante a nossa energia”, disse a sorteada.

Quem também comemorou foi a dona de casa, Silvana Farias, que ao ganhar a geladeira nova, ela já  pensa na economia de energia.

“Tô muito feliz em poder trocar de geladeira, pois a minha estava velhinha e consumia muita energia”, disse a santanense.

Na ocasião, o chefe do Executivo reforçou a importância do consumo consciente de energia e de programas sociais, como o E+ Geladeira e o Tarifa Social, para o consumidor de baixa renda.

“Isso é tudo voltado ao consumidor de baixa renda, para os que mais precisam. Hoje está começando por Santana e Macapá, mas o projeto vai para os 16 municípios do estado”, afirmou Góes.

E+ Geladeira Nova

A troca reflete diretamente no consumo de energia e no valor da conta. Na primeira etapa foram 500 geladeiras sorteadas, ao todo, serão 1 mil refrigeradores até 2022.

“O programa tem como proposta beneficiar os clientes através da troca da geladeira velha por uma nova, mais eficiente e econômica, que vai refletir de forma direta na redução do consumo e, consequentemente, na conta de energia”, disse o presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas.

Fonte: Portal Governo do Amapá