Cotidiano

Unidades básicas de saúde de Macapá têm fluxo de atendimento reduzido no período das festas de fim de ano





A normativa segue o decreto 6110 que dispõe sobre o recesso natalino e de ano novo no funcionalismo público.

Por Ana - Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que, no período de 20 de dezembro a 3 de janeiro, as unidades de serviço da atenção básica e o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes terão o fluxo no atendimento reduzido. A normativa segue o decreto 6.110 de 2021 que dispõe sobre o recesso natalino e de ano novo.

“Os serviços da atenção básica como, por exemplo, consultas médicas de rotina e PCCU, serão reduzidas, seguindo as determinações do decreto sobre o recesso concedido em escala aos profissionais da saúde. Já nas unidades que possuem o atendimento de Média Complexidade e Pronto Atendimento, o serviço segue normalmente”, explicou a subsecretária de assistência em saúde, Alessandra Reis.

Unidades da Atenção Básica
UBS São Pedro; Rosa Moita; Raimundo Hozanan; Novo Horizonte; Pedrinhas; Padre Raul; Cidade Nova; Brasil Novo; Álvaro Corrêa; Leozildo; Curiaú; Coração; BR-21; Pacoval; Pantanal e UBS Macapaba.

Unidades de Média Complexidade e Pronto Atendimento
As Unidades de Média Complexidade UBS Congós; Lélio Silva; Marabaixo; Marcelo Cândia; Pedro Barros, Perpétuo Socorro e Covid Santa Inês também possuem serviços de atenção básica, e esses serão reduzidos. A exceção é apenas para os atendimentos de urgência e emergência que são considerados essenciais.

 

Confira outras notícias 

- Semfi lança tutorial para usuário utilizar nova plataforma de emissão de nota fiscal

 

As orientações mostram como deve ser feito o acesso e, também, a emissão do documento.

 

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

 

Com a mudança da plataforma de emissão de notas fiscais, a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) lançou vídeos indicando ao usuário para o acesso ao serviço digital, com um passo-a-passo para fazer a emissão do documento. As orientações mostram desde como o contribuinte deve proceder para fazer a solicitação de acesso ao sistema até a emissão do documento.

 

- Comunicado: horário especial de funcionamento da Central de Atendimento ao Contribuinte

A medida valerá para os dias 22 e 23 de dezembro.

A Central do Contribuinte de Macapá atenderá o público das 8h às 17h nos dias 22 e 23 de dezembro, no endereço localizado na Rua Jovino Dinoá, 488 – Trem.

No dia 24 de dezembro o horário de atendimento retorna ao expediente das 8h às 13h.

 

- Capacitação para profissionais do trade turístico; MacapaTur assina parceria com escola de idiomas

 

As vagas são ilimitadas, garantindo o desconto de 50% na mensalidade mais o material digital gratuito.

 

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

O Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) assina Termo de Cooperação Técnica com a escola de idiomas YouOnU na terça-feira (21). A iniciativa oferece desconto na mensalidade para profissionais atuantes do trade turístico.

 

Pensando em fortalecer e melhorar o atendimento no setor turístico, a parceria com a escola de idiomas amapaense dará desconto aos profissionais que comprovarem a atividade de trabalho nos nichos de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e turismo, equipamento de turismo, Guias de turismo, Guardas-parque e artesãos.

 

“Hoje, com a universalização da comunicação através das redes sociais, é fundamental ter habilidade para falar outra língua, principalmente se tratando de atendimento ao turista, pessoas que vêm de todo lugar do mundo, é fundamental o domínio de um novo idioma”, afirma o diretor-presidente do MacapaTur, Benício Pontes.

 

As vagas são ilimitadas, garantindo o desconto de 50% na mensalidade mais o material digital gratuito, no entanto, é necessário fazer o cadastro no Instituto Municipal de Turismo, onde será encaminhado para a escola YouOnU.

 

A escola de idiomas oferece aulas nas modalidades presencial e online, com material inteiramente digital e método de ensino de conversação. As turmas presenciais têm a capacidade máxima de 10 alunos e as turmas online de até 06 alunos. Com aulas personalizadas é possível que o aluno encaixe o horário de sua aula de acordo com seu tempo.

“A dinâmica é diferente, com metodologia voltada para conversação que é o que o aluno precisa aprender de fato”, explica Estefano Medeiros, professor da escola.

 

O período de cadastro e de matrícula será anunciado em janeiro de 2022, após o recesso das festas de fim de ano.

Fonte: Prefeitura de Macapá