Cotidiano

Covid-19: veja os pontos e horários da vacinação desta quarta-feira (22)





Os imunizantes ofertados serão Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Nada melhor do que passar o natal imunizado, não é mesmo? Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta a vacina contra Covid-19 em 21 pontos da capital em diferentes horários. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para as pessoas com alguma comorbidade, é necessária a apresentação de laudo médico.

Confira os locais, públicos e horários de vacinação

UBSs
As UBSs que atendem para vacinação contra a Covid-19 funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h e o imunizante estará disponível nas Unidades Básicas Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

Pontos extras e Drive-Thru
Os pontos de vacinação do Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping, além dos pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto, Curiaú e Zerão, funcionarão das 9h às 15h.

Públicos atendidos
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo há 8 semanas
2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Intervalo entre doses
1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é oito semanas para público em geral. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da Coronavac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose agora passa a ser de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 28 dias entre a D2 e a D3.

 

Confira outras notícias 

- Mercado Central passa a ter box exclusivo com produtos artesanais afros

O novo espaço foi inaugurado pelo Improir e vai funcionar de forma colaborativa para fomentar a economia e movimentar o comércio.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), inaugurou boxes afro empreendedores no Mercado Central. Nesses boxes as artesãs vão comercializar produtos artesanais com produzidos por artistas negros de Macapá. Iniciativa busca fomentar a movimentação comercial na capital e gerar renda.

Os visitantes vão encontrar nos boxes todos os tipos de criações, como grafismos africanos, acessórios, brincos, colares, artesanato, roupas com estampas afro, bonecas de marabaixo feitas de pano e garrafas pet, e outros produtos artesanais que remetem e valorizam a cultura afro amapaense.

Levar os produtos afros para dentro do Mercado Central é uma forma de incentivo paras nossas artesãs e busca combater a redução de impactos econômicos nessa pandemia. “Essa foi uma articulação institucional entre a Macapatur e o Improir, como forma de dar fomento ao afro empreendedorismo”, explicou a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Ainda segundo a gestora, a ocupação desses boxes oportuniza que os empreendedores possam comercializar seus produtos em um ponto exclusivamente destinado a eles. “Para nós é extremamente importante e uma feliz oportunidade, pois será algo lucrativo que vai dar visibilidade para os seus produtos e fomentar a cultura afro amapaense”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Macapá