Cotidiano

Aumento de casos de covid-19 e internações de não vacinados deixa em alerta autoridades sanitárias do Estado





Foi publicado o decreto estadual Nº 4761, válido até 3 de janeiro de 2022.

 

O relatório Epidemiológico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), aponta o aumento de 83,29% nos casos de covid-19. A taxa de ocupação de leitos é 19,67% para UTIs e de 22,81% para leitos clínicos.

Das internações, 50% são de pacientes não vacinados. Outros 36% tomaram as duas doses da vacina e 14% apenas uma dose.

O Estado orienta que os municípios exijam a apresentação do cartão de vacina com as duas doses para participação em atividades presenciais e eventos realizados em boates, casas de show, casas de espetáculos e shows artísticos, além de que também devem cumprir o limite de 50% da taxa de ocupação do espaço.

O governador do Amapá, Waldez Góes, reforçou a importância da ampliação da cobertura vacinal e a exigência do cartão de vacina completo.

“A imunização é um dos mecanismos mais eficazes no controle da pandemia, por isso devemos ampliar a cobertura vacinal, com ações estratégicas para não retrocedermos nas medidas que já flexibilizamos”, disse Góes.

A taxa de transmissão atual está em 1.03, o que coloca o Amapá no status laranja de risco moderado para a doença, sendo assim, para reduzir o avanço de casos, o Governo reúne com os prefeitos dos 16 municípios para orientar sobre estratégias que devem ser adotadas, como ações de vacinação para todas as faixas etárias vacináveis, buscando a imunidade coletiva.

Para o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, é necessário manter o alerta.

“Estamos vendo uma tendência de crescimento nos casos e essas medidas são necessárias. Vamos continuar trabalhando juntos e seguindo as orientações para impedir esse crescimento”, afirmou Mineiro.

Ampliação de leitos

O Governo implantou 12 novos leitos na UPA da Zona Sul e, até sexta-feira, mais 30 leitos serão implantados como retaguarda para atendimento de pessoas com covid-19.

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Confira outras notícias 

- 30 anos da Constituição Estadual: PGJ do MP-AP recebe Medalha do Mérito Coaracy Nunes, entregue pela Alap

Em sessão solene, realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Alap), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Ivana Lúcia Franco Cei, foi agraciada com a Medalha do Mérito Institucional Coaracy Nunes. A honraria, entregue pelo Poder Legislativo, reconhece os serviços prestados por personalidades civis e militares em favor do desenvolvimento do Amapá.

A solenidade está inserida no calendário de atividades alusivas aos 30 anos de promulgação da 1ª Constituição do Estado do Amapá, que ocorreu em 20 de dezembro de 1991. As medalhas foram entregues pelo presidente da Alap, deputado estadual Kaká Barbosa, e, dentre os homenageados deste ano, estão ex-servidores da Casa, falecidos no período da pandemia, e autoridades das áreas de Justiça e Segurança Pública.

Em sua fala, a PGJ Ivana Cei deu ênfase ao papel fundamental que a Assembleia Legislativa exerce para a assegurar os direitos coletivos e fortalecer o Estado Democrático de Direito, reconhecendo os avanços institucionais e a necessária relação harmônica entre os Poderes.

“Gostaria de agradecer e dizer que o trabalho da Assembleia Legislativa é fundamental para o nosso Estado, pois é a base constitucional e por onde passam os debates de interesse da sociedade. Parabenizo a todos da Casa pelos 30 do Poder Legislativo”, disse Ivana Cei.

Ao encerrar, a procuradora deixou, em forma de poema da contista brasileira Cora Coralina, uma mensagem de Boas Festas. “(...) Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão! Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão! A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferentes! Sejas reluzentes (...)!. Feliz Natal e um ótimo Ano Novo”, desejou.

O atual e o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), respectivamente, desembargadores Rommel Araújo e João Lages; o secretário de Segurança Pública, Cel. Carlos Souza; o comandante da Polícia Militar Coronel Matias; PMs da ativa e da reserva, ex-parlamentares, familiares da sargento PM/Feminino Mônica Baia, além dos servidores Rita Ramos, Nathalino de Jesus, Isaías Maciel e Jacob Rodrigues, que prestaram serviços na Alap, também foram agraciados.

1ª Constituição do Estado do Amapá

O MP-AP abriu no último dia 11, na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, a exposição fotográfica "MP-AP 30 anos". A mostra é uma iniciativa da procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, sob a coordenação da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP-AP, Clara Banha, responsável pelo novo Memorial da instituição. O objetivo é contar, de forma visual, a história, trajetória, gestão e posses dos membros do órgão ministerial, desde a sua criação, em 1991, até os dias atuais 
Na ocasião, a procuradora de Justiça Clara Banha entregou para a PGJ Ivana Cei uma cópia da 1ª Constituição Amapaense, com assinatura de todos os parlamentares da época.

O arquivo histórico já está compondo o acervo do Memorial do MP-AP. Saiba mais aqui:

https://mpap.mp.br/noticias/gerais/ministerio-publico-do-amapa-abre-exposicao-fotografica-que-resgata-suas-tres-decadas-de-atuacao-e-lanca-novo-portal-do-mp-memoria

Sobre a Medalha Coaracy Nunes

Criada em 2015, através do Projeto de Resolução, nº 0023 da AL, a Medalha Mérito Institucional é conferida pela Mesa Diretora da Casa para condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Serviço: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Addan Vieira