Cotidiano

Bolsonaro participa da inauguração do Aeroporto Internacional de Macapá





 

O presidente da República Jair Bolsonaro está no Amapá participando da inauguração do Aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre. O evento ocorreu às 11h desta sexta-feira (12). Jair chegou minutos antes da inauguração em um jato da presidência acompanhado do senador Davi Alcolumbre e outros políticos.

A cerimônia de inauguração ocorreu dentro do novo aeroporto e contou com a presença de senadores, deputados federais, prefeito de Macapá, Clécio Luís, governador do Amapá, Waldez Góes, presidente da Infraero, Martha Sellier e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Além disso, jornalistas credenciados e empresários convidados participaram do evento. A abertura ocorreu com o canto oficial do hino nacional.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, foi o primeiro a discursar. Na ocasião, ele agradeceu a presença de todos e frisou a importância que o novo aeroporto de Macapá trará para o desenvolvimento do estado. “Essa inauguração significa o retorno do desenvolvimento econômico para o Amapá, proporcionando a ligação do estado com outros países do mundo”.

Em seguida, a fala foi concedida a presidente da Infraero, Martha Sellier, que detalhou o processo de obra que o aeroporto passou, garantindo um espaço mais amplo, moderno, confortável e seguro, com capacidade para atender 5 milhões de passageiros por ano. Na ocasião, um presente exclusivo foi entregue para Jair Bolsonaro.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas também discursou na inauguração do aeroporto. Na ocasião, ele enfatizou os esforços que serão feitos para concluir obras de grande importância para o Amapá.

“Tenho certeza que o Ministério da Infraestrutura irá trabalhar firmemente para que possamos concluir a pavimentação da BR-156, tanto de Calçoene a Oiapoque, quanto de Macapá até Laranjal do Jari. Vamos trabalhar muito para melhorar as condições do porto de Macapá e integrar, finalmente, da melhor forma possível o estado do Amapá na infraestrutura nacional”, finalizou.

Logo em seguida, o presidente do Senado Davi Alcolumbre falou sobre o aeroporto, enfatizando sua importância e as inúmeras vezes que a bancada lutou para conseguir recursos para finaliza-la.

“Essa obra tem um significado gigantesco para o estado que é uma ilha dentro do território nacional. O Amapá é um estado com pouco mais de 750 mil habitantes, 16 municípios e que carrega consigo, na sua história, ser o começo do Brasil”.

O governador do Amapá, Waldez Góes, também discursou na cerimônia de inauguração. Ele elogiou a obra e destacou sua importância para o estado.

Presidente da República, governador do Amapá, presidente do Senado, Prefeito de Macapá e presidente da Infraero realizaram o procedimento de inauguração, puxando o embrulho e exibindo a placa oficial do Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre.

O presidente Jair Bolsonaro foi o último a discursar, agradecendo o convite de participar da cerimônia e frisando os importantes projetos que seu governo tem para o Amapá.

“Vamos usar as riquezas que Deus nos deu para o bem-estar da nossa população. Vocês não terão problemas com os ministros, porque nosso governo entende que devemos ter um Brasil melhor para todos nós”.

Após o encerramento, personalidades políticas aproveitaram para conhecer o aeroporto.

 

Acesso ao público

A partir de meio dia de sábado (13/3), o novo Aeroporto de Internacional de Macapá passará a receber os viajantes que chegam e partem do estado. A primeira operação a utilizar as novas instalações será com o voo da Gol, o 1678, procedente de Belém (PA), com chegada prevista para as 14h40. Já a primeira partida também será da Gol, que fará o voo 1679 para Belém às 15h10.

Os primeiros 45 dias serão de operação assistida. Nesse período, a Infraero vai monitorar o funcionamento de instalações e equipamentos, além de realizar serviços e reparos eventuais no novo terminal. “Nessa etapa, nós teremos um apoio mais intenso do consórcio responsável pelas obras para execução de reparos eventuais ou finalização de serviços menores. Isso ocorrerá sem interferir no funcionamento do aeroporto e é algo que já foi feito nas inaugurações de Vitória e Goiânia”, explica a superintendente Keyla de Moraes.

Para chegar ao novo aeroporto, os passageiros terão um acesso viário ampliado, que levará a um meio fio de embarque com duas pistas - sendo uma delas coberta – e a um estacionamento de veículos com 780 vagas para carros, motos, ônibus e bicicletas.

Para os usuários de transporte público, a Prefeitura de Macapá está definindo as linhas de ônibus que atenderão o aeroporto. Por outro lado, a Infraero já tem contrato com uma cooperativa de táxi para atender aos frequentadores do aeroporto.

Todas essas mudanças já foram comunicadas pela Infraero às companhias aéreas, cooperativas de táxi, empresas de ônibus, secretarias Municipais e Estadual de Turismo e Transportes, Embratur, Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amapá. A empresa também fez informes no seu site, veículos de comunicação locais e redes sociais.