Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 19 de dezembro de 2021





O Governo do Amapá atualiza nesta sábado, 18, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 126.089 casos confirmados, 195 em análise laboratorial e 861.258 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 120.789 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 72 novos casos confirmados, sendo 49 em Macapá, 10 em Calçoene, 5 em Santana, 4 em Mazagão, 2 em Oiapoque, 1 Pedra Branca, 1 em Porto Grande.

Óbitos

Não há registro de óbitos no boletim de hoje.
Assim, o Amapá permanece com 2.008 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.500 / Santana: 201/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 14 / Pracuúba: 6).

Recuperados 
Entre os recuperados, estão 116.150 pessoas. (Macapá 58.991/ Santana 20.564/ Laranjal do Jari 8.305/ Mazagão 2.875 / Oiapoque 6.317/ Pedra Branca 3.483/ Porto Grande 2086/ Serra do Navio 1.326/ Vitória do Jari 3909/ Itaubal 520 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.408/ Ferreira Gomes 1.566 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.746/ Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.274.601 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 861.258 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 89,22% receberam a primeira dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 126.089 casos confirmados:

• Macapá: 62.287
• Santana: 26.173
• Laranjal do Jari: 8401
• Mazagão: 3202
• Oiapoque: 6437
• Pedra Branca: 3523
• Porto Grande: 2118
• Serra do Navio: 1337
• Vitória do Jari: 3937
• Itaubal: 551
• Tartarugalzinho: 1.966
• Amapá: 1.424
• Ferreira Gomes: 1570
• Cutias do Araguari: 874
• Calçoene: 1896
• Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 681, sendo:

• Macapá: 460
• Santana: 55
• Laranjal do Jari: 0
• Mazagão: 41
• Oiapoque: 69
• Pedra Branca do Amapari: 0
• Porto Grande: 45
• Serra do Navio: 3
• Vitória do Jari: 0
• Itaubal: 0
• Tartarugalzinho: 6
• Amapá: 0
• Ferreira Gomes: 0
• Cutias do Araguari: 0
• Calçoene: 2
• Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 28 pacientes, sendo 25 confirmados e 3 suspeitos.

Dos casos confirmados, 19 estão no sistema público (8 em leito de UTI / 11 em leito clínico) e 6 estão na rede privada (1 em leito de UTI / 5 em leito clínico).

Os 3 casos suspeitos estão na rede particular, todos em leitos clínicos.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 17,7 % considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 7.906

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias 

- Ação de saúde leva 680 atendimentos para moradores do Bailique em dois dias

Por: Jamylle Nogueira 

A dona de casa Maria Barbosa, de 79 anos, está entre os pacientes alcançados pela mais recente ação de saúde coordenada pelo Governo do Estado no Arquipélago do Bailique, pertencente ao município de Macapá. Em dois dias de ação, foram 680 atendimentos como entrega de cadeiras de rodas e órteses e consultas com especialistas como fonoaudiólogos e fisioterapeutas. 

 

Maria Barbosa perdeu os movimentos das pernas devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sua antiga cadeira de rodas estava quebrada. Com a nova cadeira, ela tem mais conforto maior capacidade para se locomover pela Vila Progresso. 

“Estou muito feliz por essa ação chegar até nós e me sinto muito confortável”, disse a idosa. 

A ação foi coordenada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) para levar apoio à região que sofre com impactos dos fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e das Terras Caídas. 

Outra pessoa beneficiada foi o pescador Salvador Santos, de 69, que reside na comunidade Loteamento Açaí. Também vítima de AVC, o idoso perdeu os movimentos das pernas em fevereiro deste ano. Emocionado, ele revelou que estava sem poder sair de casa pois, não tinha como se locomover.

“Essa é minha primeira cadeira de rodas, eu estou muito feliz porque agora poderei sair de casa com segurança”, declarou o idoso

Orientação profissional

As entregas foram acompanhadas pela equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas que ensinam aos pacientes e seus tutores a maneira correta de utilizar o equipamento. A Coordenadoria Estadual de Saúde Mental também faz o acolhimento desses pacientes.

“É uma equipe totalmente comprometida que trabalha incansavelmente para chegar às pessoas que tanto necessitam e moram em comunidades de difícil acesso. Outros pacientes que moram em zonas rurais e ribeirinhas são atendidas pelo projeto Creap itinerante”, afirmou a fisioterapeuta do Creap ,Barbara Aguiar.

 

- Governo do Estado realiza 4 mil atendimentos durante ação de saúde em Bailique

 

Por: Jamylle Nogueira 

 

Consultas com especialistas, exames laboratoriais e de imagem foram alguns dos cerca de 4 mil procedimentos ofertados pelo Governo do Estado aos moradores do Arquipélago do Bailique durante a ação de saúde realizada nos dias 15 e 16 de dezembro na localidade, que pertence ao município de Macapá. 

Além desses serviços, a região também foi abastecida com 220 mil litros de água e a distribuição de 300 kits de absorventes da campanha Dignidade Menstrual.

Essa é a segunda ação de saúde realizada este ano no Centro Comunitário da Vila Progresso, principal comunidade do arquipélago, e a primeira vez que a equipe consegue transportar o equipamento de ultrassonografia para a realização de exames de imagem, que foi muito solicitado, principalmente pelas grávidas.

A dona de casa Edivanete Santana, de 21 anos, foi uma das gestantes que aguardavam ansiosamente pelo exame. Grávida de 5 meses do terceiro filho, ela revelou que essa foi sua primeira ultrassonografia.

“Eu fiquei muito feliz, pois hoje descobri que serei mãe de uma menina. Nunca tinha feito esse exame, meus outros dois filhos só fiquei sabendo que eram meninos quando nasceram”, afirmou Edivanete.

De acordo com a coordenadora da ação, Ingride Reis, essa é uma macro ação que tem a intensão de levar especialistas de saúde até pessoas que não podem se locomover até a capital para realizar esses serviços.

“Foram dias intensos de atendimentos com ênfase nos exames de imagem, pois além das grávidas pessoas com lesões também puderam usufruir desse atendimento. Nosso trabalho é levar saúde e qualidade de vida para todas as comunidades de difícil acesso”, reforçou a coordenadora.

A ação de saúde faz parte de uma das medidas do Governo que leva ajuda humanitária para os moradores do Arquipélago que ainda sofrem com os impactos da sanalização do Rio Amazonas. Além desses serviços a região também foi abastecida com 220 mil litros e água além da distribuição de 300 kits de absorventes da campanha dignidade menstrual.

 

- Waldez e Davi inspecionam obras de pavimentação da Linha E, em Macapá

Por: Weverton Façanha 

 O governador Waldez Góes e o senador Davi Alcolumbre inspecionaram, neste sábado, 18, os trabalhos de pavimentação e drenagem da Linha E, que inicia na Rodovia AP-440, conhecida como KM-9, e vai até o Parque dos Buritis, na zona norte de Macapá.

Também chamada de Linha Verde, a Linha E se destaca na produção de frutas, legumes e criação de animais e já abastece vários comércios da capital, por isso, a obra, em fase de conclusão, é considerada fundamental para facilitar o escoamento da produção agrícola.

Os serviços também envolvem a mobilidade urbana e a interligação da cidade, já que o trecho será acesso alternativo para a zona norte de Macapá. Os trabalhos de meio-fio e calçamento iniciarão nas próximas semanas. A obra é uma parceria entre Governo do Amapá, que apresentou e atualizou o projeto, e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que executa os serviços em uma área de aproximadamente 5km de extensão. O investimento é de cerca de R$6 milhões, da articulação do senador Davi Alcolumbre.

Para Góes, o empenho em conseguir recursos e investimentos são fundamentais no desenvolvimento do Amapá. Ele destaca que a pavimentação da Linha E será um diferencial para a economia local.

"É uma parceria que vai facilitar o escoamento da produção agrícola e contribuir para o desenvolvimento da região. O trabalho e dedicação do senador Davi junto com os demais membros da bancada tem garantido ao Amapá inúmeros recursos para todos os setores e os trabalhos na Linha E são mais um exemplo disso. Desta forma, vamos crescer muito e a população é quem se beneficia”, destacou Góes.

Davi Alcolumbre ressaltou que a união de esforços traz benefícios para os amapaenses.

"O objetivo do nosso mandato é desenvolver o Amapá e melhorar as condições de vida da população. Esse é um trabalho e de grande importância para o escoamento da produção agrícola da região e até mesmo para a geração de emprego, pois aqui temos uma boa produtividade de hortifrutigranjeiros", disse Davi.

O projeto da obra foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). 

 

Fonte: Portal Governo do Amapá