Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 17 de dezembro de 2021





O Governo do Amapá atualiza nesta sexta-feira, 17, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 125.913 casos confirmados, 195 em análise laboratorial e 861.258 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 120.789 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 104 novos casos confirmados, sendo 83 de Macapá, 12 em Calçoene, 8 em Santana, 1 em Oiapoque.

Óbitos

Não há registro de óbitos no boletim de hoje.
Assim, o Amapá permanece com 2.008 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.500 / Santana: 201/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 14 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 116.120 pessoas. (Macapá 58.991/ Santana 20.564/ Laranjal do Jari 8.305/ Mazagão 2.875 / Oiapoque 6.317/ Pedra Branca 3.483/ Porto Grande 2.084/ Serra do Navio 1.326/ Vitória do Jari 3909/ Itaubal 520 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.408/ Ferreira Gomes 1.566 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.718/ Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.274.601 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 861.258 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 89,22% receberam a primeira dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 126.017casos confirmados:
• Macapá: 62.238
• Santana: 26.168
• Laranjal do Jari: 8401
• Mazagão: 3198
• Oiapoque: 6435
• Pedra Branca: 3522
• Porto Grande: 2117
• Serra do Navio: 1337
• Vitória do Jari: 3937
• Itaubal: 551
• Tartarugalzinho: 1.966
• Amapá: 1.424
• Ferreira Gomes: 1570
• Cutias do Araguari: 874
• Calçoene: 1886
• Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 648, sendo:

• Macapá: 460
• Santana: 48
• Laranjal do Jari: 0
• Mazagão: 41
• Oiapoque: 67
• Pedra Branca do Amapari: 1
• Porto Grande: 20
• Serra do Navio: 3
• Vitória do Jari: 0
• Itaubal: 0
• Tartarugalzinho: 6
• Amapá: 0
• Ferreira Gomes: 0
• Cutias do Araguari: 0
• Calçoene: 2
• Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 28 pacientes, sendo 25 confirmados e 3 suspeitos.

Dos casos confirmados, 19 estão no sistema público (8 em leito de UTI / 11 em leito clínico) e 6 estão na rede privada (1 em leito de UTI / 5 em leito clínico).

Os 3 casos suspeitos estão na rede particular, todos em leitos clínicos.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 17,7 % considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 7.864
Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

Confira outras notícias 

- Governo estabelece fluxo de atendimento para pacientes com transtornos de neurodesenvolvimento

O Governo do Amapá fortalece a assistência aos pacientes com transtornos ou atrasos no neurodesenvolvimento com a implementação de um fluxo de atender a demanda de usuários que procuram o Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). O fluxo busca orientar pais e responsáveis onde devem iniciar a procurar por atendimento médico e para as terapias de acompanhamento necessárias.

Entre os transtornos de desenvolvimento, estão o autismo e o transtorno de défcit de atenção.

O secretário-adjunto de atenção à Saúde, José Everton Gomes, explicou que, apesar do Nande ser o centro de referência para atender este público, a rede de assistência ainda conta com outras unidades que também são habilitadas para fornecer laudos e atendimentos, como os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I) dos municípios de Macapá e Santana.

“Temos toda a rede de Saúde Mental que funciona, também, para os pacientes que precisam desse atendimento e que conta com profissionais capacitados para fornecer o diagnóstico. Temos trabalhado para suprir a carência histórica de profissionais especialistas para compor as equipes e melhorar a assistência aos usuários”, ressaltou.

Reforço no atendimento

Para garantir celeridade no acolhimento para emissão de laudos e diagnósticos, foi feita a contratação de mais profissionais para reforçar a equipe do Nande como psicopediatra, neuropediatra e mais dois neurologistas.

Além disso, uma parceria entre o Governo do Estado e o Hospital Israelita Albert Einstein garantiu o processo de ampliação para os atendimentos em neuropediatria, com o recurso do serviço de telemedicina para suprir as necessidades do Nande.

Dessa forma, a consulta segue os mesmos padrões das consultas presenciais, em que estará presente um clínico geral dando suporte ao médico especialista, que estará em São Paulo.

A equipe multidisciplinar do Núcleo de Avaliação ainda conta psicólogo, psicopediatra, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo que ajudam a fechar o diagnóstico.

Após o diagnóstico, o paciente deve ser encaminhado para um dos serviços de reabilitação e terapias, que também são ofertados pelos Capis I de Macapá e Santana, Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), Centros Especializados em Reabilitação (CER) Macapá e Santana, o Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea) em Laranjal do Jari.

“Faremos o mapeamento de profissionais que podemos realocar ou contratar, para aumentar a assistência a esses pacientes e estamos fazendo a reformulação do fluxo de atendimento, para que ele não tenha só como atendimento o Nande, mas que ele procure as terapias nessas outras unidades”, complementou o secretário.

O fluxo já foi apresentado a associações de apoio a pacientes autistas e deverá seguir para aprovação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) antes de ser implementado.

Amapá Azul

O Governo do Amapá sancionou, em 2017, o Pacote de Ações de Inclusão e Proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de autoria da deputada estadual Marília Góes. O pacote inclui a lei que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial do autismo nos avisos de atendimento prioritário dos estabelecimentos e logradouros públicos e privados, como agências bancárias, escritórios, estacionamentos, supermercados, entre outros.

Ainda nessa linha de benefícios, foi regulamentada a Carteira da Pessoa com TEA, permitindo que autistas de qualquer idade tenham direito à carteira de meia-entrada em cinemas, teatro, jogos de futebol, shows, entre outros eventos culturais e esportivos. A emissão do documento começou a ser feita na rede Super Fácil Zona

Desde 2015, autistas ou os seus representantes legais têm isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida consta no Decreto nº 1641/15. Também desde 2015, os servidores estaduais autistas ou funcionários públicos com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, podem requerer carga horária diferenciada de trabalho. A redução pode ser de 50% na jornada. O benefício também é extensivo para servidores com familiar enquadrado nesses requisitos, conforme disposto na Lei nº 1967/2015.

Cordão de Girassol

Em janeiro deste ano também foi sancionada a Lei nº 2.530 que dispõe sobre normas de concessões e utilização do “Cordão de Girassol” como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas (autismo, doença de Chron, esclerose múltipla, auditiva ou de fala, entre outras).

Além de sinalizar essas condições, o Cordão de Girassol busca oferecer mais assistência e segurança às pessoas com deficiências ocultas ao oferecer a elas atendimento humanizado e prioritário, seja em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, como bancos e farmácias.

 

- Amapá debate alternativas para descarte de resíduos sólidos na 5ª Semana do Saneamento do BNDES

Por: Leidiane Lamarão 

O Governo do Amapá participou como convidado da  5ª semana de saneamento básico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aconteceu por meio de videoconferência , nesta sexta-feira, 17,  para debater os desafios da estruturação de projetos de resíduos sólidos urbanos nas cidades.

Minas Gerais também foi um dos estados convidados para participar da transmissão.  Durante a apresentação, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Antônio Teles Junior, falou sobre todos os trabalhos que o Estado desenvolve para atender as demandas de resíduos sólidos não só urbanos como florestais. 

De acordo com dados apresentados pelo presidente, dos 16 municípios do Amapá, apenas um, Macapá, possui aterro sanitário controlado, os demais ainda possuem os chamados lixões. Em busca de alternativas, a Agência Amapá e as secretarias de Estado de Desenvolvimento das Cidades (SDC) e de Planejamento (Seplan) buscam uma modelagem de modelagem para descartar os resíduos sólidos urbanos e  florestais.

“O BNDES é um grande parceiro do Governo do Estado para desenvolvimento de projetos. Tivemos experiências muito exitosas com o projeto de água e esgoto no Estado e queremos levar essa expertise para os projetos de resíduos sólidos urbanos e florestais, tenho a certeza que vamos conseguir”, garantiu Teles Junior.

O presidente destacou o Programa Minha Primeira Empresa, uma política pública do Governo do Amapá, que incentiva a criação de novos empreendimentos regulamentados. Na primeira edição do programa, pioneiro no Estado, duas empresas que trabalham com resíduos sólidos foram criadas e tiveram acesso á linha de crédito, para o processo inicial do negócio.

“O governo do Amapá trabalha para encontrar soluções para a economia do século 21, que é tornar o setor privado como complemento das ações do setor público”, destacou.

Participaram das discussões, Juliana Oliveira de Miranda Pacheco, da  Diretoria de resíduos Sólidos urbanos e drenagem de água pluviais da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, Marcos Torreão, chefe do departamento da área de estruturação de empresas e desenvolvimento do BNDES e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Junior.

 

- Ajuda humanitária: Governo abastece comunidades do Bailique com mais 220 mil litros de água potável 

Por: Jamylle Nogueira 

O Governo do Amapá entregou mais 220 mil litros de água potável para as comunidades do Bailique, arquipélago pertencente ao município de Macapá. Esta é a sétima ação humanitária na região que, somente este ano, já foi abastecida com 820 mil litros do produto.

O distrito é impactado pelos fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e das Terras Caídas. A ação também inclui atendimento médico para os moradores e distribuição de absorventes íntimos da campanha Dignidade Menstrual. 

A pescadora bailiquense Maria do Socorro, de 55 anos, mora há 4 décadas na comunidade do Buritizal localizada no Bailique. Mãe de 10 filhos e com 7 netos, ela pode abastecer os reservatórios de toda a família. 

“Eu amo muito a minha comunidade e fico feliz por essa ajuda ter chegado até nós, espero que logo a situação volte ao normal. Com essa água que recebi hoje, vou poder fazer comida, lavar meus cabelos e outras coisas”,relatou Socorro.

A ação é executada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

O coordenador da estratégia, tenente Linomar Silva, destacou que a equipe trabalha incansavelmente para que a água potável chegue a todas as comunidades do arquipélago.

“O Governo traz água de forma periódica para o Bailique, para que as famílias não fiquem desabastecidas. Até o momento, já foram mais de 800 mil litros”, frisou o tenente.

 

- 34 anos de Santana: Governador Waldez prestigia culto ecumênico em homenagem a cidade

Por: Weverton Façanha 

O governador Waldez Góes, acompanhado do prefeito de Santana, Bala Rocha, esteve nesta manhã de quinta-feira, 17, participando do Culto Ecumênico em homenagem aos 34 anos de criação do município de Santana, segunda maior cidade do Amapá. O evento ocorreu na Praça do Fórum.

O ato religioso faz parte de uma vasta programação, em alusão a emancipação política da cidade. Durante a solenidade, Góes, reforçou o compromisso com o município e as parcerias permanentes com a gestão municipal.

“Nosso trabalho é sempre visando o crescimento do município. Temos a certeza que as parcerias entre todas as gestões sempre terão resultado positivo na qualidade de vida do cidadão. Neste momento só temos a parabenizar o povo santanense”, destacou o governador, Waldez.

Já o prefeito Bala Rocha, reforçou que o trabalho integrado é sempre com olhar visando o futuro e falou sobre as parcerias com o Estado.

“Queremos o melhor para o nosso município e aqui destaco o empenho da gestão estadual para a mobilidade urbana com muitos quilômetros de vias asfaltadas e várias outras parcerias que temos. Assim, vamos melhorando nossa cidade”, disse o prefeito Bala.

O ato contou ainda com a participação de vereadores, deputado federal André Abdon e secretários estaduais e municipais.

O município de Santana foi criado pelo Decreto-lei 7.369, atualmente integra a região metropolitana de Macapá e possui uma população de 124.808 pessoas.

Fonte: Portal Governo do Amapá