Cotidiano

Amapatec ON: Prefeitura de Macapá participa de debate sobre empreendedorismo tecnológico e inovação





O avanço na área de tecnologia da informação integra o plano de desenvolvimento da capital.

A Prefeitura de Macapá, através da Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação, participou do Amapatec ON. O evento realizado nesta terça-feira (14) pela Associação Amapaense de Tecnologia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP) debateu sobre avanço tecnológico e inovação científica.

O Amapatec ON reuniu atores do ecossistema do empreendedorismo inovador do Amapá, autoridades, startups e empresas do ramo tecnológico. Durante o evento foram apresentadas estratégias para o fortalecimento da inovação.

Na ocasião, a Prefeitura foi representada pelo subsecretário Municipal de Tecnologia da Informação, Sérvulo Pereira, que alinhou estratégias e buscou fortalecer parcerias já existentes com a instituição. Atualmente o empreendedorismo tecnológico tem ganhado cada vez mais espaço no cenário inovador.

‘’O empreendedorismo tecnológico incentiva o avanço da produção científica, do fomento à inovação. A Prefeitura de Macapá deseja participar de discursões sobre revolução tecnológica, principalmente no que tange soluções com ênfase em inovação e tecnologia’’, comenta o representante da gestão municipal.

Também estiveram no evento, o secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Rafael Gato, e representantes da Secretaria Municipal de Governo (Segov).

Pacto da inovação
O município de Macapá integra o Pacto da Inovação, que consiste em um compromisso com realizações e ações incentivadoras do ramo da inovação, tecnologia e fomento.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reuniu na segunda-feira (13) com a equipe de sistemas da gestão municipal e startups. Na oportunidade, além do convite para o evento do Amapatec ON, foram apresentadas as estratégias na área de tecnologia da informação para o ano de 2022. 

 

Confira outras notícias 

- Nota: esclarecimento da Operação Carburante

Acerca da Operação Carburante, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura Municipal de Macapá esclarece:

1. As investigações em questão foram iniciadas em 2020, de acordo com as informações da Polícia Federal.

2. Este ano, o Executivo Municipal passou a adotar o uso de cartão magnético para o abastecimento dos veículos;

3. O uso do cartão só pode ser feito em postos previamente cadastrados, com cota para veículos e secretarias. A medida permite controlar gastos do dinheiro público e evitar fraudes;

4. Com a medida, os contratos para abastecimento de veículos por nota/ticket e contato direto em postos deixou de existir.

5. Sobre os fatos investigados pela Polícia Federal, a prefeitura está apurando administrativamente. Todos os esclarecimentos vêm sendo dados em colaboração às investigações.

Por fim, a Prefeitura de Macapá reforça ainda o compromisso com transparência e resguardo do recurso público, assim como o repúdio com qualquer situação de corrupção.

 

 

- Comunicado: novos cadastros no Censo Animal

O serviço está temporariamente suspenso em função da indisponibilidade de emissão do Cartão Nacional de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que um dos pré-requisitos para efetivação do cadastro no Censo Animal é possuir o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é obtido no site do Ministério da Saúde, que sofreu uma invasão criminosa. Em função do ocorrido, não é possível emitir o documento, o que inviabiliza o cadastro de novos animais.

Tão logo o serviço seja normalizado, o usuário poderá acessar o site da Prefeitura de Macapá, disponível em macapa.ap.gov.br, para efetuar a inscrição do seu animal doméstico no Censo Animal e, com isso, passar pelo processo de castração entre outras ações.

 

- ‘A nossa rua vai ser a mais bonita’, comemora moradora do bairro Liberdade com inicio das obras de mobilidade

Serão nove vias recebendo serviços de pavimentação, calçamento e acessibilidade . A obra irá reestruturar o sistema de transporte público da localidade.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Luzirene Rodrigues acompanha com expectativa o início das obras de pavimentação do bairro Liberdade, na zona norte da capital. Moradora da rua Mamoeiros há 12 anos, a aposentada diz que a via já recebeu alguns serviços de recuperação, mas nunca foi asfaltada. Agora, ela acredita que o trabalho será finalizado.

“Eu moro em Macapá há muitos anos e é a primeira vez que vejo um trabalho completo como esse em um bairro periférico. É um trabalho completo com drenagem, escoamento de água e depois vai ter asfalto. Eu fiquei muito feliz, porque é a primeira vez que seremos privilegiados, a nossa rua vai ser a mais bonita”, disse a aposentada.

Nesse pacote, nove ruas serão pavimentadas, somando 2,5 quilômetros de extensão. A rua Mamoeiros, é a primeira a receber os serviços iniciais de drenagem profunda. Ozias Gonçalves tem uma casa em construção no local e pretende se mudar em janeiro. Ele diz que a obra vai valorizar ainda mais o seu imóvel.

“A gente fica feliz porque tem vizinhos aqui esperando há muito tempo uma melhoria para o bairro. Esse trabalho de drenagem é o certo a se fazer, quando chove evita alagamentos e água empossada. Esse compromisso mostra a qualidade do serviço da prefeitura”, disse o autônomo.

A obra de infraestrutura do bairro Liberdade terá drenagem profunda e superficial, terraplanagem, pavimentação, construção de sarjeta, meio fio e o passeio com acessibilidade. As ruas irão reestruturar o sistema de transporte público, proporcionando mais qualidade na prestação do serviço. O trabalho é executado com emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) no valor de R$ 4,7 milhões.

“Primeiro executamos o serviço de drenagem, que é o primordial para coleta da água das chuvas, e depois vamos avançando para as próximas etapas. É uma obra que vai beneficiar a comunidade com segurança, mobilidade e valorização”, disse o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cássio

 

- Comunicado: indisponibilidade do sistema de emissão de notas fiscais

A atividade se dá em função da migração do banco de dados para a nova plataforma.

A Prefeitura de Macapá informa ao contribuinte que entre os dias 16 e 19 de dezembro o sistema de emissão de notas fiscais estará inoperante. A medida se dá em função da migração das informações da instituição para o banco de dados da nova plataforma.

Durante esse período não será possível fazer a emissão de Nota Fiscal Eletrônica ou qualquer outro tipo de serviço disponível no sistema.

A atividade retornará no dia 20 de dezembro, quando a nova aplicação passará a funcionar.

Fonte: Prefeitura de Macapá