Cotidiano

Prefeitura de Macapá inicia aplicação da dose de reforço da Janssen nesta segunda-feira (13)





Os shoppings centers Amapá Garden Shopping e Macapá Shopping são os únicos que atenderão, exclusivamente, para aplicação de Janssen.

Quem recebeu a dose única da vacina da Janssen, vai poder receber a dose de reforço nesta segunda-feira (13). A Prefeitura de Macapá tem ainda dois pontos para atender essa demanda: Macapá Shopping e Amapá Garden Shopping, que são os únicos a terem o imunizante.

A outra notícia boa é que foi reduzido o intervalo da dose adicional contra Covid-19 de 5 para 4 meses. Dessa forma, as pessoas que receberam a segunda dose dos imunizantes da Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer, entre julho e agosto, já podem procurar um dos pontos de vacinação nesta segunda-feira.

Independente da dose é necessário a apresentação de documentos oficiais com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Nos casos de indivíduos com comorbidade, é preciso de laudo médico.

Confira os locais, públicos e horários

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem para vacinação contra a Covid-19 são as seguintes: Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Álvaro Corrêa, Pedro Barro, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro. Nestes locais, o imunizante fica disponível das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Drive-Thru
Nesta segunda, os pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto e Zerão funcionarão das 9h às 15h.

Públicos atendidos nestes pontos

1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo
2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos extras
Os pontos de vacinação localizados no Macapá Shopping e Amapá Garden Shopping funcionarão das 9h às 15h com aplicação, exclusivamente, da dose de reforço da vacina da Janssen, mais os imunizantes AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

Públicos atendidos nestes pontos

1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo
2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.
Dose de reforço Janssen: as pessoas que aptas a tomarem a segunda dose do imunizante devem apresentar o cartão de vacina que indique a primeira dose.

Intervalo entre doses

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é de 21 dias, no mínimo. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da Coronavac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose agora passa a ser de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 28 dias entre a D2 e a D3.

 

 

- Castramóvel: programa já realizou 150 procedimentos cirúrgicos em cães e gatos

 

A previsão é que até o final do ano cerca de 400 animais, entre cães e gatos, sejam atendidos gratuitamente através do serviço.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou 150 cirurgias de castração de cães e gatos desde o dia 22 novembro.

 

A previsão é que até o final do ano cerca de 400 animais, entre cães e gatos, sejam atendidos gratuitamente através do Castramóvel, temporariamente estacionado dentro do Canil Municipal, localizado no bairro Fazendinha. O programa busca obter controle populacional de cães e gatos e proporcionar qualidade de vida para esses animais.

 

O serviço ofertado cumpre todas as exigências do Conselho de Medicina Veterinária. “Castramóvel, Praça Pet, Censo animal e a obra em andamento do Centro de Zoonoses fazem parte dos avanços adquiridos em um ano. Nosso objetivo é avançar ainda mais”, destacou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

 

Castramóvel

 

Busca promover o controle populacional de animais por meio da castração, assim como prevenir o aparecimento de doenças infecciosas transmissíveis de animal para pessoas.

 

O castramóvel iniciou o serviço pré-operatório em setembro de 2021, atendendo os bairros Universidade, Chefe Clodoaldo, Vale Verde e Fazendinha. A seleção é realizada com base no Censo Animal, lançando no início de setembro.

 

Para ter acesso ao atendimento é necessário que o tutor do pet preencha os requisitos do Censo Animal disponível no site da Prefeitura de Macapá, assim, em seguida, a equipe entrará em contato para marcação de consulta e data da cirurgia.

 

É importante ressaltar que cães e gatos, a partir de 6 meses até os 5 anos, passarão por avaliação de condição corporal para verificação de peso. Em regra, o peso máximo é de 28 kg para machos e 20 kg para as gêmeas, além disso, exames pré-operatórios são solicitados para melhor diagnóstico e qualidade do procedimento cirúrgico, como hemograma e bioquímica sérica, que são realizados na estrutura de apoio do Castramóvel Municipal.

 

 

- MacapáLuz e Semob fazem vistoria em obras no Bailique

Na ocasião, a Comel foi até o campo de futebol da Vila Progresso que será transformado em arena.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

No sábado (11), os secretários municipais de Iluminação Pública, José Rigamonti, e de Obras e Infraestrutura Urbana, Cassio Cruz, estiveram no distrito do Bailique para, entre outras coisas, visitar a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bailique, instalada na Vila Progresso.

A visita começou na UBS, quando os secretários vistoriaram desde o andamento da iluminação da área de entorno até a execução da obra, que está prevista para ser entregue no final de dezembro.

“Instalamos 14 postes de fibra e aproximadamente 60 pontos de luz. Toda iluminação da área de entorno da UBS, escola e também das pontes do distrito que funcionam através da energia solar e independente da rede pública”, diz o secretário municipal de Iluminação Pública, José Rigamonti.

Rigamonti destaca que em 2021 a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (MacapáLuz) já substituiu 100% da iluminação da Vila Progresso, Macedônia e Jaranduba. “As demais comunidades serão atendidas a partir de 2022 e a nossa expectativa é fazer essa substituição até fevereiro”, completou.

Cássio Reis diz que a UBS já está em fase de acabamento e com 80% das obras concluídas. “A equipe já está ajustando detalhes da parte elétrica, colocação do forro, pintura e instalação do piso vinílico. Toda equipe está dedicada e percebemos um cuidado muito grande dos trabalhadores em entregar uma obra de excelência para comunidade”, destacou.

Além disso, o secretário disse que a pasta já fez o levantamento topográfico e a sondagem do solo visando a construção de passarelas de concreto, que será feita com emenda do senador Lucas Barreto. “Ainda esse mês vamos assinar a ordem de serviço da construção da passarela do Carneiro, que será feita com emenda da então deputada Janete Capiberibe”, afirmou.

Para o carpinteiro Gleifson Amanajás, 36 anos, a avaliação é positiva sobre as entregas que a Prefeitura de Macapá vem fazendo no distrito. “Nosso posto de saúde já não atendia mais as nossas necessidades e em breve teremos uma UBS nova. Quanto à iluminação, ficamos muito tempo sem energia e a essa mudança que foi feita estão nos ajudando muito”, disse.

Visita ao campo da Comunidade
O gestor da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), Cleudo Santos, também acompanhou a comitiva e na ocasião foi até o campo da Vila Progresso, que será transformada em arena de grama sintética. A iniciativa está em fase de licitação e terá a ordem de serviço assinada ainda no primeiro semestre de 2022. O obra custará  R$ 951 mil e será feita com emenda do senador Lucas Barreto.

“Esse será um momento histórico para a comunidade e reforçará a importância e o compromisso que temos com o munícipe, mesmo aqueles que estão longe do centro urbano”, disse Cleudo Santos.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá