Cultura

Inaugurados presépio e árvore de Natal no Vaticano





Foram inaugurados hoje o presépio peruano e a árvore de Natal na praça de São Pedro, no Vaticano. A decoração fica até o fim do tempo do Natal, na festa do Batismo do Senhor, domingo, 9 de janeiro de 2022.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo novo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, dom Fernando Vérgez Alzaga.

Por causa de uma tempestade, o evento teve que ser realizado na Aula Paulo VI e não na praça de São Pedro como planejado.

O presépio foi feito no povoado de Chopcca, uma comunidade andina do departamento de Huancavelica, no Peru. A árvore de Natal vem da região do Trentino, norte da Itália.

No seu discurso, dom Fernando Vérgez Alzaga destacou que “desta forma a Europa e a América se unem em homenagem ao Rei dos Reis, uma espécie de homenagem para receber o Menino Jesus”.

"Os habitantes de duas cordilheiras, as Dolomitas e os Andes, estão juntos para prestar homenagem ao Príncipe da paz", disse ele.

Dom Fernando destacou que com esses presentes “tempo, energia e recursos são oferecidos ao Senhor”: “o trabalho dos artesãos peruanos junto com os voluntários do norte da Itália se une em um ato de veneração e carinho pelo Menino Jesus”.

Sobre a iluminação da árvore de Natal, dom Vérgez Alzaga disse que “a luz que iluminará a praça de São Pedro será como um farol para atrair a atenção de muitos, peregrinos e turistas, que por aqui passarão”.

“Será a luz que vai favorecer o encontro entre os fiéis e Jesus, entre a representação do nascimento do Menino Jesus, rodeado por Maria e José, e a correria das pessoas no cotidiano”, afirmou.

O presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano descreveu que a diversidade de culturas e línguas expressa "o apelo universal à santidade" porque "o Filho de Deus se encarna em todo contexto social”.

A vinda de Cristo “aconteceu uma vez, mas se renova e se perpetua no decorrer dos séculos para cada criatura, como se nascesse apenas para cada um de nós. Desejo a todos um Santo Natal, com a esperança de que o Menino Jesus ilumine o seu caminho cotidiano”, disse o bispo.

Por fim, agradeceu às autoridades religiosas e civis das delegações. Em particular, ao bispo de Huancavelica, dom Carlos Salcedo Ojeda; ao bispo de Trento, dom Lauro Tisi; e dirigiu também uma saudação especial aos jovens da paróquia de são Bartolomeu em Gallio, acompanhados pelo bispo de Pádua, dom Claudio Cipolla, que fizeram o presépio que está na Aula Paulo VI e que foi inaugurado na manhã de hoje pelo papa Francisco.

Coro de Meninos Acólito

Antes da inauguração do presépio e da árvore o Coro dos Meninos Acólitos da Catedral de Huancavelica (www.corodeacolitos.com) cantou canções de Natal em quéchua. 

Em seguida, o presépio peruano foi iluminado, enquanto a banda da Gendarmaria do Vaticano cantava uma tradicional canção natalina italiana.

Finalmente, após as saudações das autoridades civis do trentino italiano, foi realizada a iluminação do pinheiro de 28 metros ao som de “Noite Feliz” cantada pela banda da Gendarmaria do Vaticano.

Fonte: ACI Digital