Esporte

Grêmio vence o Atlético-MG na Arena, mas é rebaixado à Série B pela terceira vez





Comandado por Diego Souza, com dois gols e uma assistência, Tricolor faz o dever de casa e faz 4 a 3 nos reservas do Galo. Porém, vitória do Juventude enterra esperanças

Estádio lotado, 34 mil pessoas jogando junto e quatro gols feitos sobre o campeão. Isoladamente, a vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG por 4 a 3 na Arena, na última rodada do Brasileirão, poderia significar um feito e tanto do time gaúcho. Mais uma representação da famosa "imortalidade". Mas o Tricolor morreu pela terceira vez na história e disputará a Série B no ano que vem. 

Por mais contraditório que possa parecer diante do placar elástico e da atuação, a confirmação do rebaixamento é só mais um reflexo das outras 37 partidas disputadas pela equipe. E até mesmo da temporada. Dependente de outros dois resultados paralelos – apenas um se confirmou –, o Grêmio acaba a competição onde começou. Em 2022, precisará ressuscitar de novo.

 

Confira outros jogos

- Atlético-GO bate Flamengo, mas perde vaga na Libertadores no saldo de gols

Em jogo válido pela última rodada do Brasileiro, o Atlético-GO bateu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Lucão e Toró, mas a vitória no Antônio Accioly foi insuficiente na luta do Dragão para ir à Libertadores. A equipe terminou na 9ª colocação, empatada em pontos com o América-MG, que ficou com a última vaga. O desempate a favor dos mineiros foi no saldo de gols. 

A partida em Goiânia não teve grandes emoções, mas venceu a equipe mais organizada em campo. Com muitos meninos da base, o Fla lutou, se desdobrou na marcação, porém faltou inspiração e bagagem para voltar para casa com um resultado melhor.

A partir de agora, as equipes entram de férias e miram a temporada de 2022. Os cariocas fecham 2021 com um gosto amargo na boca, enquanto os goianos festejam a boa campanha na Série A.

 

- Ademir faz dois, América bate o São Paulo e vai à Libertadores pela 1ª vez

O América-MG vai disputar a primeira Libertadores de sua história em 2022. Em noite inspirada de Ademir, que fez dois gols, o Coelho venceu o São Paulo na Arena Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmou sua vaga na fase preliminar da competição continental. Já o Tricolor fechou a temporada com a sua pior campanha na história do Nacional. 

O resultado leva o time de Belo Horizonte aos 53 pontos, na oitava colocação, que rende ao clube a sua estreia no principal torneio da América do Sul. 

Já a equipe de Rogério Ceni permanece com 48 pontos, na 13ª posição, e fica com a vaga na Copa Sul-Americana.

 

Juventude derrota o Corinthians por 1 a 0 e garante permanência na Série A

O Juventude está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro em 2022. A equipe gaúcha derrotou o Corinthians, por 1 a 0, e contou com o tropeço do Bahia na Arena Castelão para se manter na elite do futebolnacional. O gol que garantiu o clube de Caxias do Sul na Primeira Divisão foi marcado por Chico, de pênalti.

Desde o apito inicial no Alfredo Jaconi, o que se viu em campo foi o Corinthians com uma postura desinteressada e o Juventude ligado, dono da posse da bola, porém nervoso e ineficiente no ataque. Depois de uma bola na trave e três chances claríssimas de gol, o time treinado por Jair Ventura teve um pênalti marcado a seu favor no fim do jogo e garantiu a permanência na Série A. O confronto ficou paralisado alguns minutos nos momentos finais porque três das bolas disponibilizadas estavam furadas.

 

- Garotos do Palmeiras fazem bom 1º tempo e sofrem no 2º, mas batem o Ceará

O Palmeiras fez um primeiro tempo quase perfeito e sofreu com uma forte pressão do Ceará no segundo no confronto pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, conseguiu sair de Barueri com a vitória, a terceira desde que os principais campeões da Libertadoresreceberam férias antecipadas: 1 a 0, gol de Kevin, aos 41min do primeiro tempo.

Jogando leves, os garotos do sub-20, em que pese as dificuldades da segunda etapa, atuaram de igual para igual contra uma equipe que entrou em campo sonhando com uma vaga na Libertadores. Com o placar, o Palmeiras foi a 66 pontos, finaliza o nacional em terceiro, e fez sua quarta melhor campanha desde 2006. 

Já o Ceará, com 11º, terá de se contentar com uma vaga na Copa Sul-Americana em 2022 —o que, diga-se, está longe de poder ser considerado um fiasco.

 

- Santos e Cuiabá empatam na Vila Belmiro e ficam com vaga na Sul-Americana

Na Vila Belmiro, Santos e Cuiabá empataram por 1 a 1 na 38ª e última rodada do Brasileirão. Os visitantes saíram na frente no primeiro tempo com Marllon, mas se recuaram demais na segunda etapa e permitiram o gol de empate de Lucas Braga.

A igualdade faz com que Peixe ganhe uma posição e termina o campeonato no 10º lugar. O empate, que era suficiente para os visitantes ficaram livres de qualquer risco de rebaixamento, deixou a equipe na 15ª posição, com a última vaga para a Copa Sul-Americana.

As duas equipes se despendem da temporada e voltam aos trabalhos apenas em 2022. O Peixe irá estrear no Paulistão no dia 26 de janeiro, contra a Inter de Limeira. Uma semana antes, no dia 19, o Campeonato Mato-grossense começa e terá o Dourado diante do Ação na primeira rodada.

 

Fluminense vence a Chapecoense no Maracanã lotado e vai à Pré-Libertadores

Com um Maracanã lotado, o Fluminense retribuiu o carinho da torcida, venceu a lanterna Chapecoense por 3 a 0 —gols de David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández— e se classificou à fase preliminar da Copa Libertadores 2022. A vaga direta na fase de grupos escapou por um triz, pois o Red Bull Bragantinovenceu o Internacional por 1 a 0, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Bastava para o clube das Laranjeiras apenas o empate em Bragança Paulista (SP).

Com o resultado, a Chapecoense manteve seus 15 pontos e amargou o carimbo de pior campanha da história do Brasileirão nos pontos corridos, superando o América-RN, em 2007, que havia feito 17. O time catarinense somou apenas uma vitória durante toda a competição.

 

- Com golaço de Artur nos acréscimos, Bragantino vence Internacional e conquista vaga inédita na Libertadores

Massa Bruta termina o Brasileirão na sexta colocação, com 56 pontos, e vai direto para a fase de grupos da Liberta; Colorado termina em 12º, com 49 pontos

O crônometro marcava 47 minutos do segundo tempo quando a euforia tomou conta das arquibancadas do estádio Nabi Abi Chedid. Foi nesse momento que Artur, destaque do Red Bull Bragantino no Brasileirão, marcou um golaço e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional. Triunfo que deu ao Massa Bruta a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2022. Será a primeira vez que o time de Bragança Paulista disputará a competição.

 

- Bahia é rebaixado à Série B após sofrer virada para Fortaleza, que fica em 4ª

Fortaleza faz linda campanha, vence Bahia e comemora Libertadores de forma inédita

O Bahia está rebaixado para a Série B do Brasileiro 2022. O time de Guto Ferreira chegou a sair na frente na Arena Castelão com gol de Rodriguinho de pênalti. Mas o Fortaleza virou, com gols de Wellington Paulista e de Pikachu, de pênalti. O Fortaleza termina a Série A na quarta posição, com 58 pontos, classificado à fase de grupos da Libertadores

Fonte: UOL - Globo Esporte