Política

Guedes diz que inflação é desafio mundial e será controlada antes no Brasil





O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 4ª feira (8.dez.2021) que o avanço da inflação será um “grande desafio” para o mundo em 2022. Para ele, no entanto, o Brasil controlará a alta dos preços antes de alguns países avançados.

“No próximo ano, é verdade que teremos um grande desafio. É verdade que a inflação está subindo”, afirmou Guedes, ao discursar para investidores externos em evento da Apex Brasil.

O ministro falou que este não é um problema exclusivo do Brasil e disse que o país está bem equipado institucionalmente para lutar contra o problema de forma rápida. “Eu acho que o Banco Central agiu rápido e vai controlar a inflação antes que a maioria dos países avançados”, afirmou.

Para Guedes, os outros bancos centrais estão “dormindo no volante” no que diz respeito à inflação. “Os bancos centrais deveriam acordar, porque estão dormindo no volante. A inflação é forte e vai durar nos Estados Unidos”, afirmou.

No Brasil, o Banco Central está elevando a Selic, a taxa básica de juros, para tentar levar a inflação de volta à meta. A Selic começou o ano em 2%, está em 7,75% e deve chegar a 9,25% nesta 4ª feira (8.dez).

A alta dos juros tem derrubado as expectativas de crescimento do Brasil. Guedes diz, no entanto, que o país não entrará em recessão por causa disso. Nesta 4ª (8.dez), falou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil crescerá mais de 5% em 2021.

Fonte: Poder360