Política

MDB lança pré-candidatura de Tebet, que centra discurso no combate à pobreza





Única mulher até o momento a figurar na corrida ao Palácio do Planalto para 2022, a senadora Simone Tebet (MS) teve sua pré-candidatura pelo MDB à Presidência da República oficializada nesta quarta-feira (8). O evento ocorreu em Brasília e ao discursar, a senadora apostou as fichas no tema economia.

Responsabilidade fiscal e combate à fome deram a tônica das falas dela. Ela também fez críticas ao atual governo, afirmando que se trata de um governo sem responsabilidade social, ao mesmo tempo que evitou ataques a outros nomes postos.

Além da economia, o resgate democrático também marcou as falas de Tebet. Historicamente a redemocratização é um tema caro ao MDB.

A pré-candidatura de Simone Tebet é articulada pela ala do partido mais ligada ao presidente da sigla, o deputado Baleia Rossi (SP). O nome dela, no entanto, surge com o desafio de mostrar-se viável. Isso porque, enfrenta alguma resistência de políticos mais próximos de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, especialmente o ex-senador Eunício Oliveira, que enxergam a possibilidade de uma aliança com os petistas.

Conversas com outros nomes que tentam se viabilizar na terceira via também são aguardadas. Nesse sentido, participam da cerimônia os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil – partido em vias de formação -, Luciano Bivar. Os tucanos têm como pré-candidato ao Palácio o governador de São Paulo, João Doria. 

A posição corrente agora no MDB é que seu nome deve ser testado para que o partido avalie o desempenho e receptividade que terá nos próximos meses e, assim, tome a decisão de mantê-la ou não na disputa no início do ano que vem, possivelmente até março.

Ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet teve atuação destacada na CPI da Covid. Ela já foi vice-governadora do Mato Grosso do Sul e prefeita da cidade de Três Lagoas (MS). Apesar de aguardado um discurso que resgatasse os problemas da pandemia, o assunto não esteve no roteiro da pré-candidata.

Fonte: Congresso em Foco