Esporte

Fortaleza se classifica para sua primeira Libertadores





O Fortaleza fez história na Arena Castelão ao garantir a sua primeira classificação da história para a Copa Libertadores. A vaga na competição continental foi garantida após vitória de 1 a 0 sobre o Juventude em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol da vitória foi marcado já na reta final do jogo, quando, aos 36 minutos o atacante argentino Depietri aproveitou saída errada do goleiro Douglas no tiro de meta e avançou sozinho para chutar cruzado e definir o jogo.

O resultado levou o Fortaleza aos 55 pontos, na 5ª posição, classificação que já garantiu a presença dos nordestinos na Copa Libertadores da América, faltando apenas a definição se será de forma direta na fase de grupos ou na etapa classificatória anterior.

O Juventude continua correndo risco de ser rebaixado à Série B. Os gaúchos estão na 15ª posição com 43 pontos, a apenas três do Z4 e dois jogos para acabar a competição. O próximo jogo do Juventude será contra o São Paulo na segunda-feira (6) no Morumbi. No mesmo dia o Fortaleza volta a campo para visitar o Cuiabá.

 

Confira outros jogos:

- Vice-campeão Flamengo empata com rebaixado Sport em Recife

O Sport empatou em 1 a 1 com o Flamengo na Arena Pernambuco, em Recife. A partida foi válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O primeiro gol da partida foi marcado pelo Rubro-Negro carioca. Aos 39 minutos da etapa inicial, o atacante Michael aproveitou grande jogada do centroavante Pedro para mandar de primeira para o fundo das redes. O empate do Leão saiu aos cinco da etapa final, quando o meia Gustavo aproveitou bobeira da defesa adversária para invadir a área e concluir na saída do goleiro Hugo.

Aos 10 minutos o juiz Leandro Vuaden chegou a marcar pênalti para o Flamengo. Mas, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), acabou voltando atrás.

Já com o vice-campeonato definido, o time do Rio de Janeiro chegou aos 71 pontos. Enquanto isso, o Sport, já rebaixado à Série B, alcançou 34 pontos e se manteve na penúltima posição. O próximo jogo do Rubro-Negro será contra o Santos no Maracanã na próxima segunda-feira (6). O Sport irá até Chapecó pegar o time da casa no mesmo dia.

Atlético-GO derrota Chapecoense

Em partida da 36ª rodada, o Atlético-GO derrotou a Chapecoense por 1 a 0 na Arena Condá, no interior de Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (3).

O único gol da partida foi marcado pelo lateral-esquerdo Arthur Henrique, que recebeu dentro da área, tentou o cruzamento e acabou acertando a bola no ângulo do goleiro João Paulo.

Com esses três pontos o Dragão chegou aos 47, ocupando a 11ª posição e ainda sonhando com uma vaga na Pré-Libertadores de 2022. A Chapecoense, já rebaixada como lanterna do Campeonato, se manteve com apenas 16 pontos e apenas uma vitória no torneio. O próximo jogo do time de Goiás será na segunda-feira (6) contra o Internacional no Beira-Rio. No mesmo dia a Chapecoense recebe o Sport.

 

- Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

O Athletico-PR derrotou o Cuiabá por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O único gol do jogo foi marcado por Pedro Rocha aos 12 minutos da etapa final. O atacante aproveitou rebote dado pelo goleiro Walter para mandar a bola para o fundo das redes e definir o placar.

Com esse resultado o Furacão se afastou da zona de rebaixamento. O campeão da Copa Sul-Americana subiu quatro posições e ocupa a 12ª posição com 45 pontos. A diferença para o Z4 é de cinco. Do outro lado, o Dourado tem 43 pontos e é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. No 16º lugar, o time está a 3 pontos de distância do Bahia (que abre o Z4). Os dois times voltam a atuar na segunda-feira (6). O Athletico atuará novamente na Arena da Baixada. Dessa vez o adversário será o Palmeiras. Já o Cuiabá recebe o Fortaleza na Arena Pantanal.

Fonte: Agência Brasil