Cotidiano

Deputado Camilo pede urgência para Câmara aprovar piso nacional da enfermagem





Brasília, 01/12/2021 – O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) pediu no Plenário da Câmara a votação em urgência do projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso nacional para enfermeiros, técnicos, assistentes de enfermagem e parteiras. A proposta foi aprovada pelo Senado Federal na última semana.
“Vou declarar apoio e pedir que todos os parlamentares assinem os requerimentos pedindo votação em urgência para votar o PL 2564. Essa é a melhor maneira, talvez a única, de fazer real justiça com esse segmento que esteve o tempo todo, heroicamente, na linha de frente de combate ao coronavírus”, reivindicou o deputado Camilo.
Os deputados estão recolhendo assinaturas para que o projeto seja votado direto pelo Plenário, sem passar pelas comissões. A inclusão na pauta também deverá ser discutida na reunião dos líderes partidários. Se os líderes favoráveis, somados, representarem mais da metade dos deputados, a matéria irá direto ao Plenário. Aprovado pela Câmara, vai à sanção presidencial.
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, afirmou que “essa categoria contribuiu muito, como todos os profissionais de saúde, para o combate à pandemia. Nós teremos uma audiência publica na Comissão de Saúde, na próxima semana, inclusive avaliando se não caberia colocar no texto do Senado a jornada de 30 horas. A Câmara precisa fazer gol também”.
Pelo projeto de Lei aprovado pelo Senado, o piso nacional da enfermagem será de R$ 4.750,00, técnicos, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberib (PSB/AP)
Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados