Cotidiano

Governo do Amapá envia equipe técnica ao interior para investigar causas de mortandade de peixes





O Governo do Amapá enviou, nesta segunda-feira, 29, uma equipe composta por técnicos de cinco órgãos estaduais para averiguar as circunstâncias sobre a mortandade de peixes registrada no último sábado, 27, na comunidade do Xivete, no município de Pedra Branca do Amapari, região centroeste do Estado.

Os trabalhos neste primeiro momento envolvem especialistas da Defesa Civil Estadual, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS)/Lacen. Eles se juntaram a agentes do município para analisarem o ocorrido e esclarecer a população sobre as causas do evento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Wagner Coelho, do Corpo de Bombeiros, o serviço se concentrará, inicialmente, em levantamento das informações sobre a mortandade.

“O local onde os peixes apareceram mortos é no rio onde é feita a captação e tratamento de água para a distribuição na cidade e então, estamos indo com uma força tarefa para levantar todos os elementos e esclarecer a população e realização as medidas de urgência junto com os demais órgãos”, informou.

A Sema enviou duas equipes para a região sendo uma para fiscalização e outra para fazer a coleta de peixes e da água para a análises e exames. Os demais órgãos farão diagnósticos sobre todo o cenário e deverão apontar as medidas cabíveis para cada situação.

Devido ao ocorrido, o município suspendeu o fornecimento de água tratado em Pedra Branca do Amapari.

Por: Weverton Façanha 

 

- Operação Papai Noel inicia com patrulhamento ostensivo em áreas estratégicas

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 29, a Operação Papai Noel, que anualmente intensifica o policiamento em áreas comerciais, financeiras e logradouros públicos de intenso fluxo de pessoas. As ações seguem até o dia 5 de janeiro de 2022.

Cerca de 5 mil agentes participam das ações, que integram o efetivo da Polícia Militar (PM-AP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen) além das guardas civis e institutos de trânsito dos 16 municípios do estado.

Somente em Macapá e Santana, serão 115 policiais militares a pé e 43 viaturas, sendo 23 carros e 20 motocicletas.

Para o comandante-geral da PM-AP, coronel Paulo Matias, a operação garante a integridade da população durante os períodos de maior atividade econômica e social do ano.

“A efetividade da Operação se confirma por meio das estatísticas, ano após ano conseguimos a redução das ocorrências por meio de um trabalho que é, antes de tudo, preventivo. Além de ser uma estratégia que não interfere no atendimento dos batalhões às demais ocorrências”, reforçou o comandante.

Segundo o secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel José Mont’Alverne, a integração das instituições de segurança é o principal pilar da efetividade da operação.

“É com o amplo alinhamento da Segurança do estado e municípios que garantimos o direito dos cidadãos de exercerem sua cidadania plena, transitarem e retornarem para seus lares com a integridade garantida”, disse cel. Mont’Alverne.

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Confira outras notícias:

Termo de Cooperação confirma parceria entre MP-AP e Instituto Leva Ciência para apoio e incentivo à iniciação científica

A Procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional Leva Ciência: Diversidade e Transformação Social (INALC), representado pela presidente Danielle Brito. A formalização da parceria ocorreu durante o lançamento do programa Amazon Scientists, evento patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos, neste sábado, 27 de novembro. O promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira, também assinou o Termo. Ainda na cerimônia de abertura do evento, parceiros da instituição receberam homenagens. A Banda de Música da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sob o comando a regência do Mestre de Música Marcelo Fontes Higino, abriu as atividades. 
O Termo de Cooperação Técnica é um instrumento que garante o apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP) na execução do programa Amazon Scientists, de incentivo à pesquisa voltado para crianças, adolescentes e jovens no Amapá e tem a duração de dois anos. O Programa será executado em Macapá, de fevereiro de 2022 a março de 2023, oferecendo 60 vagas preferencialmente para a rede pública de ensino. Os educandos serão incentivados para aprender a programar, criar e desenvolver games, animações, prototipagem em impressora 3D, Astronomia, observação do céu, uso de telescópio e outras atividades.

 

Com a assinatura do Termo de Cooperação, o MP-AP se une à EMBRAPA, SEBRAE, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Porto Grande e Observatório Nacional de Astronomia do Rio de Janeiro.

 

Instituto Leva Ciência

 

Formalizado em 2018, o INALC atua com 30 voluntários no trabalho de democratização do acesso à ciência e astronomia na educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio, com base na metodologia STEAM (Science, Technology, Arts and Mathematics) com o objetivo de transformar a forma como o conteúdo é adquirido e transmitido com o uso da tecnologia, fundamentado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Para alcançar o público desejado, os voluntários realizam workshops, mentorias e palestras científicas como principal ferramenta para a transformação social e educacional. A maior parte dos participantes dos projetos são de áreas periféricas e a maioria apresenta características como instrução precária e evasão escolar.

 

Homenagens e reconhecimento

 

Durante a abertura foram concedidos títulos de Amigo da Ciência à PGJ Ivana Cei, promotores Marcelo Moreira e Roberto Álvares, superintendente da EMBRAPA/AP, Nagib Melém, diretor- presidente do SEBRAE/AP, Waldeir Ribeiro e ao analista de Marketing da startup Proesc, Vítor Hugo. O estudante Pedro Lucas recebeu a premiação pelo 3º lugar geral na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) com o Projeto Árvore Solar e também ganhou o prêmio Destaque por Projeto. Os estudantes Rebeca Costa e Adriana Amaral receberam o Prêmio da Agência Espacial Brasileira como participantes destaques da Maratona de Inovação – NASA - SPACE APPS CHALLENGE 2021.

 

As escolas estaduais Santa Maria e Maria Ivone de Menezes e a Municipal Maria Celes Coutinho, que abriram as portas para o Leva Ciência, também foram homenageadas. Duas participações virtuais movimentaram o público no decorrer da cerimônia, a da professora e Dra. da Universidade de São Paulo e coordenadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Roseli de Deus, que palestrou sobre educação STEAM, e do adido para assuntos culturais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (U.S Embassy and Consulates), Toddy Miyahira.

 

Amazon Scientists

 

Após a abertura o INALC dá continuidade ao projeto com a formação de 30 voluntários de diversas áreas que estarão atuando durante os treze meses de execução. Será publicado um edital para que crianças, adolescentes jovens participem das atividades e tenham a acesso às metodologias STEAM. Em março de 2022 o Amapá receberá a visita do engenheiro e palestrante da NASA, George "Gabe" Gabrielle, que fará a divulgação científica e astronômica do Kennedy Space Center. Ele visitará escolas e o local onde o Amazon Scientists funcionará.

 

No primeiro semestre de 2022 os alunos passam pela iniciação à cultura interamericana e participam de intercâmbio técnico com profissionais das maiores feiras de ciências. No segundo semestre haverá exposição em parceria com a NASA Education com protótipos desenvolvidos pela própria NASA, além de mostras científicas, oficinas e workshop e a maratona de visitas nas escolas públicas com telescópios desenvolvidos por cientistas vencedores no prêmio Nobel de Física e astronautas.

 

“É uma honra o Ministério Público do Amapá ser parceiro do Instituto Leva Ciência, que está promovendo uma mudança importante para estudantes do Amapá, com o incentivo á pesquisa estudo, atendendo principalmente alunos de escolas pública, trazendo tecnologia e despertando a curiosidade que é estímulo para o desenvolvimento. Onde tem educação e conhecimento, o MP-AP está presente como incentivadora à projetos e ideias dessa natureza’, disse a PGJ Ivana Cei.

 

Serviço: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Mariléia Maciel

 

No período de 25 a 27 de novembro: MP-AP participa ativamente do projeto itinerante “TCE na Comunidade”, no Vale do Jari

No período de 25 a 27 de novembro, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari, participou, no Vale do Jari, do projeto itinerante “TCE da Comunidade”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), com o objetivo de levar capacitações, sessão itinerante e ação social à população dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari.

Na abertura do evento, o promotor de Justiça Saullo Patrício, acompanhado do chefe de Secretaria da unidade do MP-AP, Gilmar Targino, ministrou palestra sobre violência doméstica, explicando os aspectos legais e jurisprudenciais da Lei 11.340/06.

“O evento contou com ampla participação feminina, inclusive de grupos ativistas em defesa da mulher, com vários questionamentos quanto a aplicação da lei ao final da palestra, o que demonstra o interesse e preocupação da sociedade com vistas a efetivar a igualdade material, reconhecendo que a mulher goza de proteção especial do Estado”, destacou o promotor de Justiça.

No dia 26, houveram vários atendimentos pelo Ministério Público e, à noite, os promotores de Justiça Eduardo Kelson Fernandes e João Paulo Furlan estiveram presentes no plantio de 98 mudas de Ipê, em homenagem às vítimas de Covid-19 no Município de Laranjal do Jari.

Dando continuidade ao evento, no sábado (27), o promotor de Justiça Eduardo Kelson Fernandes realizou atendimentos na Escola Estadual Raimunda Capiberibe, bem como compôs a mesa durante a reunião técnica com os Parlamentares e Conselheiros do TCE.

Em sua fala no encerramento, destacou a importância do evento e das parcerias firmadas para o Município de Laranjal do Jari e Vitória do Jari:

“Sabemos que as demandas sociais, sobretudo por saúde, educação, lazer e segurança pública, são praticamente infinitas. Os recursos públicos, por sua vez, são limitados. Assim, para resolver essa equação que por vezes se mostra complexa, nada mais legítimo do que ouvir os anseios da comunidade e integrar os diversos órgãos que buscam a consecução do bem comum. Lembrando o poeta João Cabral de Melo Neto, ‘um galo sozinho não tece uma manhã’. É preciso união e interação de todos que querem o bem para o Vale do Jari””, frisou Eduardo Kelson.

Sobre o TCE/AP

O TCE/AP é um órgão auxiliar do Poder Legislativo e exerce o chamado controle externo, por meio de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, dos Municípios e das entidades da administração direta e indireta. O órgão foi criado através do Decreto nº 0031 de 06 de fevereiro de 1991, assinado pelo primeiro governador eleito do Amapá, Anníbal Barcellos.

O TCE fiscaliza o uso de recursos públicos em todas as esferas de poder do Estado e nos 16 municípios amapaenses. Seu objetivo é assegurar que o erário seja bem aplicado, evitar irregularidades como fraudes, desvios, desperdício e atos de corrupção.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa

 

Evangélicos são homenageados no plenário da Assembleia Legislativa

Evangélicos de diversas congregações receberam o certificado em homenagem pela passagem do Dia do Evangélico, comemorado no dia 30 de novembro. A honraria é o reconhecimento a comunidade protestante pela evangelização no Estado do Amapá. A Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (29/11/2021), foi presidida pelo deputado Pastor Oliveira (Republicanos), que considerou a data é um marco importante na vida de quem leva a evangelização e trabalha pela humanização. 

"É um dia importante a todos nós e a homenagem a todas as lideranças evangélicas do nosso estado reconhece a importância de cada um dos senhores para o estado. Bispo, Apóstolo, Diáconos, Apóstolos onde cada um de nós colocamos a nossa avida à disposição de Deus para sermos usados como instrumentos para que a palavra de Deus possa ser levada as pessoas que estão sofrendo e passado por esse momento conturbado e que se encontram desorientadas e por meio da palavra possam se reencontrar. A palavra de fé, amor, esperança possam transformar suas vidas e que elas se aproximem de Deus", destacou o pastor Oliveira.

Diante dos evangélicos, o deputado voltou a explicar porque solicitou aos governos estadual e municipal que as igrejas fossem mantidas abertas no período mais crítico da pandemia. "A igreja é um local de refúgio onde as pessoas poderiam procurar por ajuda no momento de desespero de falta de orientação e encontrar na palavra esperança e conforto", justificou. "Muitos não entenderam a nossa intervenção para que as igrejas permanecessem abertas. Mas naquele momento as pessoas precisavam de apoio, de ajuda, de orientação para que elas recebessem esse alento e pudessem compreender o que realmente acontecia e continuar a acreditarem na vida e na transformação. Por essa razão, as igrejas não poderiam ficar fechadas", complementou.
O legislador revelou aos participantes que apresentou o Projeto de Resolução que altera a resolução 124 de 25 de junho de 2013, a qual cria e regulamenta a Concessão de Títulos Honoríficos Pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Instituindo o Título de Mérito Legislativo "Pastor Otoniel Alves de Alencar". A alteração é o reconhecimento a quem tanto fez pela evangelização. "Ficou emocionado com a homenagem e confesso que não esperava ouvir o nome do meu pai. Ele foi o pai de uma multidão de pastores e apóstolos e hoje nós somos um legado por ele deixado", disse o pastor Orley Alencar.

A revelação foi parabenizada pelos homenageados. Para a Apóstola Simone Palheta a propositura é apresenta em um dia significativo pelo o que ele representa e reforça a todos a refletir sobre o estado que se deseja. "Quando nós entendermos que devemos nos unirmos não somente de forma espiritual, mas também política, teremos uma compreensão melhor sobre o nosso papel. Eu tenho um sonho de ver o Brasil rendido aos pés do Senhor. Precisamos nos unir e refletirmos sobre o futuro que queremos para o Amapá e para o Brasil", disse.

O apóstolo Kelson Abraão deu continuidade ao discurso. "Não podemos desistir de nossos sonhos. Não podemos desistir do Amapá e do Brasil. Há esperança mesmo com todas as dificuldades que afetam a terra. Eu creio e irei continuar pregando que há esperança e o nome dela é Jesus?. Para a pastora Samara Matos o evangélico é o agente que pode fazer a diferença na terra. ?Fomos chamados para fazer algo de diferente. Ninguém pode fazer o que você nasceu para fazer e somos agentes de transformação aqui na terra. E hoje, com todas as forças, agarro esse conhecimento que Deus colocou em nós para promover a transformação e somos conhecedores da importância do evangelho na vida das pessoas e o quanto ele tem influenciado de forma positiva em todas as esferas sociais de forma extraordinária", assegurou

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá