Cotidiano

Amapá recebe 45.630 novas doses de imunizantes da Pfizer





O Governo do Estado recebeu 45.630 novas doses de imunizantes da Pfizer, contra a covid-19. As vacinas chegaram em dois lotes nos dias 23 e 26 de novembro. Elas serão destinadas, principalmente, para as doses de reforço da população amapaense. 

A Superintendência de Vigilância em Saúde ( SVS), órgão responsável pelo recebimento e armazenamento dos imunizantes, já alocou a carga na Central de Imunobiológicos. Os imunizantes serão distribuídos para os 16 municípios, por meio de ação conjunta com os órgãos de segurança.

"São mais de 45 mil doses, o que nos garante continuar vacinando toda população, inclusive com a dose de reforço. Elas estão armazenadas com toda segurança e, muito em breve, estarão no braço do povo amapaense", disse o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.147.319 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 834.150 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 88,37% um receberam a primeira dose da vacina; e 58,15% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

 

 

- Mês da Consciência Negra: Secretaria de Educação realiza momento de valorização da cultura afro-brasileira

A Secretaria Estado da Educação (Seed) realizou nesta sexta-feira, 26, um momento de integração com práticas culturais afro-brasileiras em alusão ao Mês da Consciência Negra. Houve apresentação dos grupos Vem Brincar, Kazumba Akelê e do Movimento Afrologia Tucuju. Também participaram as escolas estaduais quilombolas Joaquim Manoel e Professor Davi Miranda. 

Houve, ainda, stands com vendas de obras de arte e literatura produzidas por artistas e escritores negros, além de oficinas voltadas à cultura afro-brasileira.  A secretária da pasta, Goreth Silva, destacou que a educação é um fator fundamental para minimizar as atitudes de preconceito e racismo que ainda existem na sociedade. 

"Acredito que só com a educação podemos virar esse jogo de preconceito. É preciso que nossas escolas tenham valores antirracistas", destacou a secretária.

O gerente do Núcleo de Educação Étnicorracial (NEER), Arimilton da Silva, comentou sobre a participação efetiva dos servidores da Seed nessa programação, que foi a primeira dentro da secretaria para homenagear, prestigiar e mergulhar na cultura afro amapaense. 

“Essas danças, poesias, tudo isso faz parte da nossa história, de quem somos. É o primeiro evento que temos aqui a respeito da consciência negra e eu espero que não seja o último. Porque é aqui dentro que o movimento antirracista precisa começar para chegar nas escolas”, explicou Arimilton.

Durante o evento houve também momentos de sorteio de produtos que estavam sendo comercializados. Com a programação, os servidores da secretaria puderam mergulhar, mesmo que de forma breve, na cultura, dança e poesia negra presente no estado. 

Fonte: Portal Governo do Amapá