Cotidiano

Vacinômetro: 89% da população vacinável já recebeu a 1ª dose do imunizante





O número corresponde a 315.010 munícipes que iniciaram o ciclo de proteção contra o vírus.

Nesta semana, a aplicação dos imunizantes contra a covid-19 foi realizada em 503.273 macapaenses aptos à vacinação. Com esse quantitativo, a capital apresenta 72,62% da cobertura vacinal, um crescimento de 1,59% desde o último levantamento. Os dados são retirados do sistema Localiza SUS.

Das 692.997 doses recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 315.010 são de primeira dose e representam 90,89% das vacinas aplicadas. Em relação à segunda dose e dose única foram 181.244, que correspondem a 57,54%. A Prefeitura de Macapá reforça a importância do retorno do munícipe para completar o seu ciclo de imunização e garantir a proteção contra o vírus.

As doses de reforço contabilizam 5.658, sendo 1.361 direcionadas aos idosos. A aplicação da terceira dose está disponível para o público em geral acima de 18 anos, idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

O sistema contabiliza ainda cerca de 13 mil doses aplicadas que serão somadas aos números de D1.

 

- Prefeitura Municipal de Macapá alerta população para recebimento da dose do reforço da vacina contra covid-19

A eficácia do imunizante só é possível respeitando a quantidade de doses indicadas e ainda o intervalo de uma dose para outra.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Em busca do alcance de 70% de vacinados com a segunda dose da vacina contra covid-19, a Prefeitura Municipal de Macapá promove uma série de iniciativas para que o público encerre o seu esquema vacinal. São ações itinerantes que acontecem na região central da cidade e, também, nos bairros da capital.

Até o momento, Macapá já conta com 90,26% da população imunizada com a primeira dose da vacina e desse total, apenas 55,26% encerraram o seu esquema vacinal com a aplicação da segunda dose. Isso representa um déficit de 140 mil pessoas que ainda não procuraram um ponto de vacinação para receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com a subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, a população precisa estar atenta para o recebimento da segunda, porque é ela que garante a eficácia do imunizante.

“A população, de um modo geral, precisa se conscientizar que não podemos regredir com esta pandemia. O município alcançou um percentual alto de vacinados com a primeira dose, mas ainda é necessário avançar na cobertura vacinal da segunda dose. Precisamos alavancar a dose do reforço porque a eficácia do imunizante só é possível respeitando a quantidade de doses indicadas e ainda o intervalo de uma dose para outra”, explica o subsecretário.

Na capital, a Prefeitura segue solicitando a colaboração dos empresários e da população por meio das fiscalizações e o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção a propagação do vírus e para isso edita decretos que visam a preservação da saúde e o controle da pandemia e, consequentemente, o aumento do número de infecções por SARS-CoV-2 em Macapá.

“Seguir os protocolos é a melhor maneira de impedir que outras pessoas sejam infectadas. Mas a principal ferra para evitar que o vírus se propague continua sendo a vacinação, que é uma estratégia coletiva. Para obter um resultado satisfatório é necessário a colaboração de toda população. Para isso é fundamental concluir o esquema vacinal com todas as doses recomendas pelo Ministério da Saúde”, conclui Kleverton Siqueira.

Estratégia de Vacinação
Nesta semana a campanha inicia com a disponibilização de pontos de vacina no Shopping Macapá, na região central da capital e no Amapá Garden Shopping, na zona sul, que serão pontos fixos e funcionarão das 9h às 15h.

Além da vacinação itinerante e nos pontos de drive-thru, o município disponibiliza de segunda à sexta-feira, no período da manhã e tarde, o imunizante contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Álvaro Correa, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimunda Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpetuo Socorro. Elas atendem esta demanda das 8h às 12h e das 4h às 18h. O imunizante também está disponóvel na Unidade Covid Santa Inês, que funciona das 9h às 15h. Já aos sábados, a vacinação acontece em pontos estratégicos da cidade.

Todos os locais de vacinação, horário e público atendido são divulgados diariamente nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Macapá no Facebook, Twitter e Instagram. A informação também está disponível no site da instituição, disponível em macap.ap.gov.br.

 

- Defesa Civil de Macapá orienta população sobre medidas de prevenção no período de chuvas

Em caso de situação de perigo iminente, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 98801-1153.

Nesse período chuvoso é necessário cuidado redobrado. A Prefeitura de Macapa, através da Defesa Civil Municipal de Macapá, orienta a população para possíveis acidentes e como prevenir.

As ações dos agentes são feitas diariamente para evitar a perda de vidas e diminuir os prejuízos econômicos e sociais. Atualmente há cerca de 20 guardas de prontidão a qualquer hora para atuar nos sinistros que possam ocorrer na cidade.

Dentre as diversas ações, a Defesa Civil realiza a emissão de alertas e avisos, monitoramento de eventos naturais e a evacuação de áreas de risco, atuando de imediato com ações de resposta ao desastre, para socorrer a população atingida possibilitando o salvamento, os primeiros socorros e a assistência à população.

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá, Aldair Santos, explica que a equipe da Defesa trabalha antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas à prevenção, mitigação, resposta e recuperação.

“Estamos finalizando o plano de atendimento emergencial das chuvas [PAE], que contempla, além de todo o mapeamento feito pela Defesa Civil Municipal, também a forma operacional e técnica de como atuar nesses sinistros”, afirma o coordenador.

Aldair Santos solicita ainda a todos que, em caso de chuva forte, ao menor sinal de inundação, os cidadãos devem procurar abrigo em locais seguros e alto. Se estiver em casa, é importante desligar a energia elétrica na caixa de força e não tocar em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados, evitar também andar na água e, caso seja necessário, use uma vara ou madeira para verificar se a área é firme e rasa.

Para evitar transtornos e graves acidentes, as pessoas devem permanecer em suas residências, atentas e em caso de situação de perigo iminente, entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefone 98801-1153.

Alerta importante de como agir durante a Chuva intensa:

Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;

Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Caso precise sair de sua residência para buscar ajuda, procure saber as condições do trânsito e planeje seu itinerário para evitar congestionamentos.

Evite ficar dentro de carros em inundações, pois podem dificultar a saída;

Se estiver dirigindo, diminua a velocidade e mantenha distância;

Procure parar o carro em locais altos e espere a água baixar para sair, nunca atravesse áreas cobertas pela água.

Em temporais, pode haver descargas elétricas próximas às pessoas, o que pode provocar queimaduras, paradas cardíacas, problemas no sistema nervoso e até a morte.

Em casa, evite usar telefone com fio; fique longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e evite tocar em equipamentos ligados à rede elétrica.

Após as chuvas tenha alguns cuidados importantes, não utilize equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

Outra dica importante é com relação ao consumo de água e alimentos consumidos após enchente, verifique se não estão contaminados.

Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça, no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

 

- Animais do Bioparque recebem atendimentos diferenciados durante semana de avaliação de saúde

 

Em parceria com um grupo de veterinários da Universidade Federal do Pará, a equipe de fauna do Bioparque realiza atendimentos clínicos nas espécies em manejo da unidade.

 

Por Aline Paiva - Fundação Bioparque da Amazônia

Os 79 animais do plantel do Bioparque da Amazônia recebem atenção diferenciada durante uma semana de avaliação de saúde. A intensificação nos atendimentos clínicos dos espécimes das classes de aves, mamíferos e répteis, tem como objetivo proporcionar ainda mais segurança e qualidade de vida aos animais, que já recebem diariamente cuidados específicos no parque, conforme determinações veterinárias.

 

Além dos animais em manejo, estão sendo avaliados também os quatis, que habitam livremente a área de 107 hectares de florestas do parque. Os atendimentos acontecem em parceria com uma equipe de medicina veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

O grupo de veterinários é coordenado pela doutora em Ciências Veterinárias, Alessandra Scofield. A equipe técnica de fauna auxilia todos os atendimentos, que consistem em procedimentos clínicos, hematológicos e parasitários dos animais da unidade.

 

“O procedimento consiste em coleta de amostras biológicas dos animais em manejo. Também estão sendo montadas armadilhas biológicas para captura de quatis livres, para a avaliação de saúde”, destaca o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

 

Plantel do parque
De acordo com o último inventário de fauna da unidade, o local conta com 79 animais em manejo. As espécies são oriundas de apreensões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Amapá (Ibama) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

 

A maioria dos animais está estabelecido nos logradouros como fauna permanente, pois não possuem condições de ressocialização ao seu habitat natural. Eles são das classes de aves, mamíferos e répteis.

 

Na classe das aves, é realizado o manejo de araras vermelhas, maracanã, urubu rei e papagaio. Os mamíferos são macacos aranha e prego, anta, guariba e onça. Já os répteis são jabuti carumbé de pé vermelho, aperema, tartaruga da amazônia, tracajá e jacaré-açu.

 

Os animais de entrada mais recente estão passando por processos de estabilização, como o caso dos peixes-boi. Para isso, no primeiro semestre, o Bioparque assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que garante recursos, desenvolve pesquisa científica e avança no tratamento de animais marinhos.

 

“Queremos o melhor para os animais, por isso visamos a preservação e a conexão deles com a natureza. Um cuidado diário, que consiste em dietas balanceadas por exemplo. Todo trabalho realizado pela equipe de fauna e proporciona conforto e acolhimento”, pontua o diretor do Bioparque.

 

Retorno
A visitação do público em geral ao Bioparque retorna na próxima quarta-feira (1º), com meia-entrada para todos. O funcionamento será das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. O parque agrega três biomas presentes no Amapá e fica a 15 minutos do centro de Macapá, com acesso pela Rodovia Juscelino Kubitschek.

 

 

 

- Linha de ônibus volta a atender moradores da área do Tibúrcio no bairro Universidade

Moradores caminhavam mais de 1 km até suas casas. Após requerimento da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, o ônibus Renascer Unifap volta a fazer linha no local.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Moradores da área do Tibúrcio, localizada no bairro Universidade, enfrentavam dificuldades com transporte público. Há 15 anos que a linha de ônibus deixou de fazer o itinerário na avenida Francisco Matos e Rua Benjamin Constant e os moradores andavam mais de 1 km para chegar até suas casas. Agora, a realidade dessas pessoas é outra. A Linha Renascer Unifap passa a atender a demanda local.

“Tem pessoas aqui que caminhavam 2 km para pegar ônibus na parada mais próxima e, agora, elas conseguem pegar o ônibus aqui próximo às suas casas. Isso é um grande benefício para nós”, afirma Rita de Cássia, moradora da área do Tibúrcio há mais de 20 anos.

O requerimento partiu da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

“Temos equipes nas ruas todos os dias e por meio da subprefeitura da zona sul recebemos essa solicitação. Todas as pessoas têm direito de locomoção e o transporte público é a via disso. Por isso, encaminhamos o pedido à CTMac que prontamente atendeu a demanda. Uma pequena iniciativa, mas que melhora a vida desses moradores”, ressalta a secretária Rayssa Furlan.

O local também recebeu asfaltamento pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob). “Agradecer à Prefeitura de Macapá por ter nos atendido, isso fez a diferença nas nossas vidas”, finaliza a moradora Rita de Cássia.

Fonte: Prefeitura de Macapá