Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 25 de novembro de 2021





O Governo do Amapá atualiza neste quinta-feira, 25, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 124.438 casos confirmados, 138 em análise laboratorial e 832.764 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 116.898 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 46 novos casos confirmados, sendo 17 em Macapá, 15 em Santana, 11 em Oiapoque, 2 em Mazagão e 1 em Porto Grande.

Óbitos

O boletim de hoje traz o registro de três novos óbitos, todos no município de Santana.

Um homem de 47 anos e um idoso de 80 anos, ambos sem comorbidades declaradas, faleceram, respectivamente, em 30 de maio de 2021 e 16 de setembro de 2021.

A outra vítima é um idoso de 87 anos, com histórico de hipertensão e Acidente Vascular Cerebral, falecido em 16 de agosto de 2021.

Os óbitos estavam sob investigação laboratorial.

Assim, o Amapá chega a 2.002 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.498 / Santana:199/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 12 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 115.393 pessoas. (Macapá 58.860/ Santana 20.564 / Laranjal do Jari 8.305 / Mazagão 2.819/ Oiapoque 5.849/ Pedra Branca 3.480/ Porto Grande 2.076 / Serra do Navio 1.319 / Vitória do Jari 3.905/ Itaubal 517 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.402/ Ferreira Gomes 1.558 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.685 / Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.147.319 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 832.764 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 88,31% um receberam a primeira dose da vacina; e 57,96% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 124.438 casos confirmados:

• Macapá: 61.229
• Santana: 26.000
• Laranjal do Jari: 8.400
• Mazagão: 3.151
• Oiapoque: 6.300
• Pedra Branca: 3.495
• Porto Grande: 2.108
• Serra do Navio: 1.325
• Vitória do Jari: 3.935
• Itaubal: 548
• Tartarugalzinho: 1.966
• Amapá: 1.423
• Ferreira Gomes: 1.566
• Cutias do Araguari: 874
• Calçoene: 1.725
• Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 542, sendo:

• Macapá: 452
• Santana: 20
• Laranjal do Jari: 0
• Mazagão: 41
• Oiapoque: 0
• Pedra Branca do Amapari: 0
• Porto Grande: 16
• Serra do Navio: 2
• Vitória do Jari: 0
• Itaubal: 3
• Tartarugalzinho: 6
• Amapá: 0
• Ferreira Gomes: 0
• Cutias do Araguari: 0
• Calçoene: 2
• Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 27 pacientes, sendo 25 confirmados e 2 suspeitos.

Dos casos confirmados, 20 estão no sistema público (9 em leito de UTI / 11 em leito clínico) e 5 estão na rede privada (4 em leito de UTI / 1 em leito clínico).

Os 2 casos suspeitos estão na rede particular, ambos em leito clínico.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 17% considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 7.018

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.


Confira outras notícias:

- Novembro Azul: ação oferta serviços de saúde para público masculino

 O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 25, uma ação alusiva ao “Novembro Azul”, mês de alerta sobre os cuidados com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação atendeu servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) – o ato foi uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que cuidam de tantas pessoas durante a pandemia de covid-19.

A ação ofertou consultas médicas com clínico geral e urologista; vacinação contra covid-19, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), dupla viral (difteria e tétano) e hepatite B; triagem do programa ‘Mais Visão; atendimento com nutricionista; medição de pressão arterial; exames laboratoriais de rotina como hemograma, creatinina, ureia, glicose, colesterol e antígeno prostático específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos; e atendimentos em saúde mental, com escuta psicológica e psiquiátrica.

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) também esteve presente com atendimentos de massoterapia, ventosaterapia e terapia auricular.

Caso sejam detectadas alterações nos exames ou necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico contínuo, os pacientes serão encaminhados para consultas com especialistas na rede estadual de saúde.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Roosevelt Pureza, explicou que o objetivo da ação é difundir a rotina de autocuidado entre o público masculino.

“Precisamos lembrar o homem que, pelo menos uma vez por ano, ele precisa ir ao médico para verificar como está a sua saúde, fazer os exames de rotina, vacinas e passar com o urologista, principalmente aqueles que tem histórico familiar de doenças crônicas ou câncer”, enfatizou.

O bioquímico Ciro Penido, de 58 anos, aproveitou a ação para fazer um checkup e atualizar os exames laboratoriais, ele contou que sempre procurar cuidar e saber como está a sua saúde.

“Faço caminhadas 3 vezes por semana, mantenho uma alimentação balanceada e sempre vou ao médico. Mantenho esse controle para evitar problemas futuros e preservar a minha saúde. Temos que ter cuidado para não exagerar e sermos surpreendidos”, disse.

Carteira de Saúde do Homem

Durante a ação, foi lançada a Carteira de Saúde do Homem, instrumento oficial e validado pelo Ministério da Saúde, desenvolvido para o monitoramento pessoal da saúde do paciente e que também disponibiliza informações com foco no melhoramento da qualidade de vida do homem.

Por meio da carteirinha, o médico poderá fazer acompanhamento das medicações utilizadas pelo paciente, folha de controle da hipertensão arterial, diabetes, prevenção do câncer de próstata e demais cuidados básicos com a saúde, além do esquema vacinal atualizado. O instrumento possui ficha de controle de exames, peso, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura para 5 anos.
O material será disponibilizado às prefeituras municipais, para que elas possam replicar o modelo e distribuir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

- Governo reforça abastecimento de água potável a comunidades do Bailique afetadas pela salinização

 

Por: Claudio Morais 

 

O Governo do Amapá enviou nesta quinta-feira, 25, mais uma balsa contendo 120 mil litros de água para o abastecimento das comunidades do arquipélago do Bailique, atingido pela salinização do rio Amazonas. Com mais essa ação, o Executivo estadual distribuiu mais 600 mil litros do recurso à região.

A embarcação também é equipada com uma estação compacta de tratamento de água, instalada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), com capacidade de filtragem e produção de 10 mil litros por hora.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), coronel Wagner Coelho, detalhou como ocorre o atendimento aos moradores.

“A balsa parte de Macapá já abastecida para fazer a distribuição imediata da água potável. E nas áreas onde a salinização não ocorre, usamos a estação para o reabastecimento e assim, mantemos um ritmo consistente de distribuição aos moradores do distrito”, explicou.

O chefe da Defesa Civil destacou, ainda, a complexidade da operação, visto a dificuldade de acesso às comunidades mais afastadas. Ele destaca que o planejamento leva em conta as marés para poder atender a todos os afetados.

“Vila Progresso, Macedônia, São Pedro [...] são algumas das localidades mais afetadas pela salinização, mas não as únicas. Há vilarejos ao norte do arquipélago que mesmo embarcações menores não passam”, completou.

Cidadania e Saúde

Ainda em novembro, uma força-tarefa do Estado levou atendimentos de saúde, testagem e vacinação contra diversas doenças. Foram mais de 2,3 mil moradores por especialidades médicas, odontológicas, fisioterapêuticas e psicológicas.

Além dos serviços dos serviços de saúde, a ação contou com emissão de documentos básicos, como carteiras de identidade, cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhamentos para acesso à Seguridade Social (INSS).

Outra ação similar está prevista para ocorrer em dezembro.

Monitoramento

O arquipélago do Bailique está localizado em um estuário, ou seja, um local de transição entre a água doce dos rios e a água salgada do mar.

Durante os períodos de estiagem, com a diminuição do volume de chuvas e menor vazão do rio Amazonas, essa zona intermediária recebe maior volume de água do mar, com a consequente salinização das águas, que se tornam salobras e inadequadas para o consumo.

Desde 2015, o monitoramento do fenômeno é realizado pela Defesa Civil e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). De acordo com o coordenador de Gerenciamento Costeiro do Estado do Amapá, doutor Orleno Marques, os pesquisadores desenvolvem estudos para verificar aspectos diversos, como a sazonalidade.

“Desde agosto desenvolvemos pesquisas para verificar os períodos do ano onde a salinidade ocorre em maior ou menor intensidade. Apesar de agravada pela estiagem, verificou-se que mesmo nos períodos de chuvas e de maior vazão do rio, as águas apresentam salinidade superior aos níveis comuns à água doce”, explicou.

Além disso, a pesquisa também inclui investigações sobre a disponibilidade de peixes típicos de águas doce e salgada, ou mesmo alterações no sabor do açaí produzido nas ilhas do Bailique, provocadas pela salinização das áreas alagadas.

“A intensificação desse fenômeno natural é um dos focos das pesquisas, que também verificam alterações nas cadeias produtivas das comunidades, entre as principais atividades estão a pesqueira e o manejo de açaizais”, finalizou Marques.

 

 

- Detran capacita 40 agentes de trânsito no 1º Curso de Condução Segura

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) encerrou nesta quarta-feira, 24, o primeiro Curso de Condução Segura, que contou com a participação de 40 agentes de trânsito ligados a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Píblica (Sejusp). A atividade instrutiva foi realizada na rodovia Norte-Sul, em Macapá.

Com 12 horas de aulas práticas e teóricas, o curso iniciou na terça-feira, 23, e foi ministrada pelo instrutor Ingo Hoffman, campeão com 12 títulos do Campeonato Brasileiro de Stock Car (corrida automobilística) e atual piloto de testes da BMW, fabricante alemã de veículos.

“Repasso instruções para condutores há muitos anos pela América do Sul e é uma honra ensinar as técnicas aos agentes de trânsito, que estão todos os dias trabalhando nas ruas”, ressaltou Hoffman.

Entre os participantes estavam representantes da coordenação da Operação Lei Seca, Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar (PM), como de Policiamento Rodoviário Estadual (Bpre), de Policiamento de Trânsito (Bptran), e Operações Especiais (Bope), além do 4° Batalhão.

“Agregamos muitos valores à condução das nossas viaturas, pois nosso serviço é dinâmico. Todo conhecimento é válido e deve ser empregado na atividade policial para melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão”, disse sargento Richard, da equipe de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) do Bope.

Para o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, o curso garante mais segurança na conduta das ações da Segurança Pública, tanto para o próprio agente de segurança no trânsito, quanto para os cidadãos.

 “O curso prepara os servidores para bem servirem as suas funções em situações, que diariamente já se deparam ao conduzir as viaturas oficiais, trazendo mais segurança para si e para sociedade”, afirmou Maciel.

Conteúdo da capacitação

Os participantes receberam certificados de conclusão do curso relacionados aos temas que foram abordados, entre eles:

  • Condução defensiva
  • Adaptação do condutor ao volante
  • Estratégia da exploração perceptiva
  • Atuação em casos de manobras de emergência
  • Fadiga e estresse
  • Frenagem
  • Sistema de Segurança
  • Condução em Curva
  • Sistema de rodagem
  • Adaptação do condutor ao veículo
  • Exercício de controle direcional
  • Exercício de frenagem
  • Exercício de contorno de curva

Fonte: Portal Governo do Amapá