Cotidiano

Governo do Estado passa a oferecer tratamento de hemodiafiltração para pacientes renais crônicos





A partir da quinta-feira, 25, o Governo do Estado passa a disponibilizar aos pacientes renais crônicos o tratamento de hemodiafiltração, que substitui a função dos rins na filtragem de toxinas existentes no organismo. O Amapá será o primeiro estado do norte a dispor deste tipo de terapia de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio firmado com a empresa Uninefro.

Os pacientes nefropatas podem ter acesso ao tratamento por meio de encaminhamento das unidades hospitalares de alta complexidade, como o Hospital de Emergência (HE) e Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal).

O diferencial da hemodiafiltração para a hemodiálise - já disponibilizada na rede de saúde do Estado - é a capacidade de eliminar quantidades elevadas de substâncias tóxicas moleculares maiores e também danosas, mas que são pouco filtradas na diálise tradicional. A eficiência da hemodiafiltração está no processo conhecido como “convenção”, que “arrasta” toxinas e o excedente de água para fora do sangue.

Segundo o enfermeiro nefrologista e diretor técnico da Uninefro, João Antônio, a máquina que desempenha o tratamento é de procedência europeia e possui mecanismos que aumentam a segurança dos pacientes. Por ser de alta tecnologia, o aparelho desempenha as funções por meio de inteligência artificial controlada por comandos manuais.

Toda a equipe de assistência à saúde dos pacientes nefropatas passou por treinamento para lidar com a estrutura que possui alarmes que notificam especificidades biológicas e travas de segurança para evitar intercorrências, como entrada de ar, que pode ser prejudicial. É um grande avanço para a área da nefrologia no Estado”, completou.

Benefícios para o paciente

A médica nefrologista Gracilene Lobato afirma que a hemodiafiltração oferece maior qualidade de vida aos pacientes renais crônicos, pois, com a maior remoção de toxinas, as quedas de pressão são menos frequentes, o que interfere menos no cotidiano do paciente. Além disso, esta forma de tratamento acarreta menos complicações cardiovasculares.

“Alguns pacientes nefropatas consideram um dia de hemodiálise como perdido por conta do mal-estar gerado após as sessões. Esta nova modalidade de terapia não apresenta as mesmas consequências aos pacientes, o que permite que eles consigam desempenhar as tarefas da rotina”, disse a médica.

Atualmente, o Governo do Amapá possui duas clínicas de nefrologia: uma no do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, e a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, que funciona no complexo do Hospital Estadual de Santana.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Por: Karla Santos

 

Confira outras notícias:

- "PEDAL AZUL" marca o mês mundial de prevenção ao Câncer de Próstata

Na tarde de terça-feira (23/11/2021), foi realizado o evento "Pedal Azul" que marca o mês mundial do combate ao câncer de próstata. A ação faz alusão à campanha Novembro Azul e tem como objetivo incentivar a maior atenção para a saúde dos homens, principalmente, para a realização de exames. Cerca de 300 ciclistas se reuniram para pedalar pela orla da capital para celebrar a saúde e a prática de atividade física. 

A ação foi uma parceria entre Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público Estadual (MP-AP), Secretaria de Cultura do Estado, Prefeitura de Macapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Amapá), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Grupo de Ciclistas Organizados de Macapá e Santana e Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA). 

"Nossa expectativa é conscientizar, já que o esporte é um aliado importantíssimo para a prevenção do câncer. Nesta ação, estamos abordando também sobre os cuidados que devem ter com a saúde, inclusive quanto ao medo e o preconceito para com o exame de toque retal", registrou o juiz Marconi Pimenta. 

A concentração foi às 16h30, com saída dos ciclistas às 17h do Mercado Central. Com todos os participantes devidamente equipados o ?pedal azul? seguiu animado por todo o trajeto. Na chegada, na praça da Samaúma ? Araxá, uma confraternização com o show do cantor Nivito Guedes. 

Para marcar o fim do evento em combate ao Câncer de Próstata, a Assembleia Legislativa disponibilizou o sorteio de duas bicicletas equipadas para incentivar o cuidado com a saúde e a prática do esporte. 

Parceira da ação, a Prefeitura de Macapá ofereceu os serviços: enfermeiro, psicólogo, nutricionista e técnicos em enfermagem com serviços de testes rápidos, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, encaminhamento para realização de PSA (Antígeno Prostático Específico) na UBS Perpétuo Socorro.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá

 

- TRE Amapá apoia o IV Festival Internacional de Música do Amapá

Contribuindo no transporte de músicos franceses, o Tribunal é responsável pela viagem de ida e volta dos profissionais de Oiapoque à Macapá.

Valorizando a cultura, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está colaborando para a realização do IV Festival Internacional de Música do Amapá por meio do transporte de três músicos franceses, de Oiapoque até Macapá, ida e retorno.

Com a disponibilização de veículo, o TRE Amapá leva ao Festival os músicos Chapuis Christophe Guy Jacques, Chapuis Fauroux Jacques Louis François e Isabelle Saffroy, docentes vindos do Conservatoire de Musique Dance et Théâtre de Guyane, até o local do evento. O Tribunal atua, ainda, cedendo uma VAN para a locomoção dos músicos em Macapá. Os profissionais são responsáveis por ministrar oficinas e máster class no evento, no período de 6 a 11 de dezembro de 2021.

O pedido da Associação Filarmônica Equinócio das Águas (AFEA), solicitando o transporte dos músicos, foi acolhido pelo Tribunal, pois o projeto musical atende as classes hipossuficientes da sociedade e promove o acesso à cultura entre esse público.

O Festival

Realizado no período de 6 a 11 de dezembro de 2021, o Festival Internacional de Música do Amapá é promovido pela Associação Filarmônica Equinócio das Águas e visa promover a cultura musical e conservar o patrimônio histórico e artístico.

O maior objetivo do evento se concentra em dar acesso a música, em seus diversos gêneros, a toda a sociedade amapaense, atuando, ainda, no aprimoramento de profissionais da área com a parceria de professores especialistas e promover um intercâmbio cultural.

Nesta quarta edição, o evento oferece a oportunidade de o amapaense conhecer concertos e se qualificar, por meio de palestras, workshops e máster class.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá