Cotidiano

Covid-19: Prefeitura de Macapá oferta primeira, segunda e terceira dose da vacina nesta terça-feira (23)





A vacinação é realizada por agendamento no site da Prefeitura. Pontos de drive-thru são de livre demanda para público específico.

A ação de vacinação da Prefeitura de Macapá está ofertando a vacina contra a Covid-19 para os grupos de primeira, segunda e terceira dose. Para ter acesso ao imunizante, é necessário realizar o agendamento. O procedimento é feito on-line no site da Prefeitura de Macapá. 

Para fazer o agendamento, o usuário deve acessar a área de acesso rápido no site e buscar pelo Cadastro Único da Saúde para fazer sua inscrição. Posteriormente, o usuário deve buscar o botão Agendamento de Vacinas, inserir as informações que serão requisitadas, selecionar o dia, local e horário para vacinação.

Os pontos de drive-thru são de livre demanda para público específico.

Confira os pontos de vacinação mediante agendamento

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Álvaro Corrêa, Pedro Barro, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro. Esses locais funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As UBSs atendem os seguintes públicos:

1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos Extras

A Unidade Covid Santa Inês, o Macapá Shopping e o Amapá Garden Shopping também são pontos de vacinação. Os horários disponíveis é de 9h às 15h e os públicos atendidos são: 1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais; 2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e 3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades

Pontos de livre demanda

Os pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto e do Zerão irão atender por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Nestes locais serão aplicadas, das 9h às 13h, exclusivamente, a 1ª dose da vacina para pessoas de 18 anos ou mais, e 2ª dose de CoronaVac e Astrazeneca para os grupos correspondentes.

Intervalo entre doses
1ª e 2ª dose

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reduziu o intervalo entre a primeira e segunda dose de AstraZeneca para 21 dias, no mínimo, seguindo o mesmo intervalo entre D1 e D2 de Pfizer. No caso da Coronavac, o intervalo continua sendo de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose

O intervalo entre a segunda e a terceira dose será de 5 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 28 dias entre a D2 e a D3.

Documentação

Para receber uma das doses dos imunizantes, é preciso apresentar originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação. Quem apresenta alguma comorbidade precisa também apresentar laudo médico que comprove a condição.

Para quem vai receber a 2ª ou 3ª dose, precisa apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento de doses anteriores.

 

Confira outras notícias:

- Consciência Negra: tradicional Missa dos Quilombos celebra ancestralidade e resistência

Missa aconteceria na sexta-feira (20), no entanto foi adiada para sábado (21) após fortes chuvas atingirem a capital.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Com o tema ‘Ancestralidade e Resistência’, a Missa dos Quilombos, realizada em celebração ao Dia da Consciência Negra, foi recheada de elementos de religiões de matriz africana e ritos católicos em programação realizada na União dos negros do Amapá (UNA).

Grupos de capoeira abriram as apresentações, seguida pelo rufar dos tambores e grupos tradicionais de marabaixo e muito batuque em homenagem póstuma às personalidades negras. Padre Paulo Roberto presidiu a celebração e destacou a importância da missa em período pandêmico. “Hoje é um dia de celebração, recordação e saudades pelos que se foram”, pontuou o sacerdote.

“A Missa dos Quilombos é um momento de expressão da fé do povo negro e, ao mesmo tempo, de resistência frente à intolerância e ao preconceito vividos diariamente. Ficamos felizes em apoiar um evento de tamanha magnitude e importância para nossa cidade”, finaliza a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina.

Após a missa, houve o ofertório com frutas e banho de cheiro, além de comunidades tradicionais apresentaram-se com grupos de marabaixo. O evento segue até 2 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional e Estadual do Samba, com exposições de artes plásticas, venda de comidas típicas, Feira Afro Empreendedora e apresentação de comunidades.

 

- Após chuva, Prefeitura remove mais de 15 toneladas de lixo e entulhos acumulados em canais e bacia de Macapá

Resíduos obstruíram esgoto e canais em pontos críticos após fortes chuvas atingirem a cidade. Serviços de limpeza continuam.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá recolheu mais de 15 toneladas de resíduos sólidos depois das fortes chuvas que caíram no sábado (20) na capital. Durante o temporal equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana iniciaram os serviços nas ruas, atuando com a desobstrução e limpeza de pontos mais afetados.

Nesta segunda-feira (22), as ações de limpeza continuaram em toda a cidade, com trabalhadores fazendo a remoção de galhos de árvores, entulho das margens dos canais, desobstrução de bueiros e varrição. Os trabalhos se concentram principalmente na Bacia das Pedrinhas e Canal do Beirol, com auxílio de caçambas, retroescavadeira hidráulica e barcos.

De acordo com a Zeladoria, o maior volume de resíduos sólidos foi identificado nas margens dos canais e áreas de ressaca por causa do descarte incorreto do lixo. Garrafas de vidro e plástico, resto de obras, carcaças de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e lixo domiciliar são comuns nesses locais.

O secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, falou que as causas mais comuns de alagamentos na cidade estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.

“O lixo e entulho descartados em vias públicas, canais e áreas de ressaca impossibilitam a vazão da água das chuvas. Com isso, temos os alagamentos. A população é a principal prejudicada. Precisamos da colaboração de todos para evitar os transtornos”, disse o secretário.

Equipes a postos

Para prevenir ao máximo os transtornos causados na época das chuvas, equipes da Zeladoria Urbana estão de prontidão para atender qualquer eventualidade. Está sendo feito um levantamento para identificar os pontos de riscos de alagamentos provocados pelo lixo e entulho.

Uma equipe volante estará diariamente nas ruas monitorando pontos críticos e trabalhando na limpeza. Além disso, a secretaria intensificará a coleta de lixo doméstico, com maior atuação nos dias de chuva, porque o lixo foi identificado como um dos principais causadores de alagamentos, especialmente nas áreas de ressaca.

A Zeladoria Urbana está finalizando um Plano de Limpeza de Canais e Áreas de Ressaca para ser executado durante o período chuvoso da capital.

 

- Quatro semáforos de vias da capital foram danificados após fortes chuvas atingirem Macapá

Pontos semafóricos de trânsito apresentaram problemas e voltarão a operar normalmente após substituição de componentes eletrônicos.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá 

Fortes chuvas com raios atingiram Macapá no sábado (20), o que gerou uma série de prejuízos para cidadãos em vários pontos da capital. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) identificou que os controladores da central que opera os semáforos da rua São José com avenida Fab, Cândido Mendes com avenida Fab, Coriolano Jucá com Cândido Mendes e Presidente Getúlio Vargas com Cândido Medes foram danificados.

A equipe técnica da CTMac trabalha para restabelecer o sistema, que voltará a funcionar normalmente após a substituição de componentes eletrônicos – inutilizado devido aos raios e oscilações brusca de energia elétrica.

De acordo com informações do diretor-presidente, Marcílio Dantas, o controlador semafórico dos perímetros estarão desligados até conserto. No entanto, agentes de Trânsito da Companhia atuam para garantir a fluidez de veículos e pedestres de forma segura pelo perímetro, recomendando aos motoristas cautela neste momento e a busca por caminhos alternativos até a normalidade semafórica.

“Dentre os semáforos danificados, o da avenida Fab com São José receberá de imediato o restabelecimento por ter peças em estoque. Para o conserto dos demais semáforos a Companhia já solicitou o material necessário para a reposição das peças e em breve a sinalização voltará a normalidade”, pontua Marcilio.

O prazo para normalidade dos semáforos será de uma semana, devido à reposição de peças vinda de outro Eestado. Reparos estão sendo feitos diariamente para manter todo sistema semafórico em pleno funcionamento em ruas e avenidas da capital.

 

- Prefeitura publica lista final de concorrentes para as eleições do Conselho LGBT+ de Macapá

21 inscritos estão habilitados a concorrerem ao pleito que vale para o biênio 2022/2024.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), publica nesta segunda-feira (22) a lista final dos candidatos habilitados para concorrerem às eleições do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CMLGBT) de Macapá.

São 21 concorrentes que poderão assumir os cinco segmentos propostos em edital: o de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A votação ocorrerá na próxima quarta-feira (24) de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). Os dois candidatos mais votados serão titulares em cada segmento, e o terceiro mais votado assumirá a suplência.

O Conselho que representa a diversidade
O CMLGBT foi criado pelo Município em 2019, com a sanção da lei nº 2.375 do mesmo ano. A entidade tem por objetivo propor, deliberar e contribuir na normatização, além de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas relativas aos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, bem como toda a comunidade LGBTQIA+. Um centro permanente de debates entre diversos setores do Município.

 

-Futlama: reta final do campeonato leva amantes do esporta à orla de Macapá

O campeão desta edição garante os títulos 2020 e 2021, já que no ano passado não houve o torneio. Partidas seguem até 19 de dezembro.

Por Bruno Monteiro - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Clima mais ameno e nuvens mais escuras no céu neste domingo (21) não foram motivos para os amantes do Futlama irem à campo correr atrás de gols na reta final do campeonato. A modalidade movimenta esporte local com prática às margens do Rio Amazonas que unem futebol e o jeito nortista de abraçar o esporte e lazer na capital. Programação é realizada pela Federação Amapaense de Futlama com o apoio da Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel).

Ao lado do trapiche Eliezer Levi e com a orla da Zagury ao fundo, os jogos do Campeonato Amapaense de Futlama ocorreram com duas arenas montadas e vinte e quatro jogos, que seguem até a alta da maré. Ao todo dezoito partidas de times masculinos e seis de times femininos animaram torcidas nos últimos meses.

O destaque deste domingo foi a partida que terminou com um placar de Copa do Mundo – o famoso 7 a 1 – onde quem levou a melhor foi o Tubarão Branco sobre o Mexilhão.

Como o nome dos times chama a atenção, as partidas tiveram ainda as equipes masculinas: Trairão contra Matinta Pereira; Tubarão enfrentando Jacaré Tinga; Turu Real em campo com Curió; Puraque disputando com Sarara; Curupira contra Juçara, Piau jogando contra Tarumã; Cação e Uruá; Arraia e Cachorro de Padre; Jaguar enfrentado Lobo Guara; Pacu e Jacuraru; Mexilhão contra Tubarão Branco; Beta Azul e Sangue Suga; Sarapó e Maçarico; Boto Cor de Rosa em campo com Tiririca; Peixe Espada e Marreco; Acapú e Águia; Copaíba contra Filhote; e Beija Flor enfrentando Pintado.

Já das equipes femininas jogaram Lagosta contra Piranhas, Tubarão e Flor de Lis, Água Marinha enfrentando Maçarico, Jacuraru e Alcateias, Filhote contra Abacaxi e Tucunaré contra Jacundá.

“Mesmo depois de muita chuva aconteceu mais uma rodada do Futlama, tanto masculino quanto feminino, pois reconhecemos a importância de levar entretenimento através do esporte. É papel do poder público valorizar essa modalidade que é nossa e todo o segmento esportista participa”, afirmou o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade.

“A equipe que ganhar, além de levar a premiação, vai ser bicampeã, pois esse torneio vale por 2020 e 2021, já que não conseguimos realizar o campeonato ano passado por conta da pandemia. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Macapá que tem sido parceira da Federação de Futlama”, disse Mário Frota, presidente da Federação Amapaense de Futlama.

Fonte: Prefeitura de Macapá