Cotidiano

Chuvas acima da média em Macapá deixam bairros sem energia e casas e vias alagadas





Na Zona Sul, precipitação chegou a superar 200 milímetros, mais que o dobro do esperado. Inmet emitiu alerta de perigo para este sábado com tempestade e ventos fortes.

Macapá e outros municípios da Região Metropolitana e sul do estado foram atingidos por fortes chuvas que iniciaram no fim da tarde e se estenderam pela noite do sábado (20). Na capital, bairros rapidamente foram tomados por inundações em vias e canais, causando alagamentos em residências, interrupção no trânsito e queda de energia elétrica. 

A zona sul concentrou os maiores índices de chuva, acompanhadas por ventos fortes, raios, relâmpagos e trovões. Equipes da Defesa Civil Municipal estão nas ruas, monitorando as áreas atingidas, e disponibilizando o número (96) 98801-1153 para acionamento pela população em risco. 

Ainda durante a manhã, o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para 6 municípios do estado com chuvas de até 100 milímetros e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. 

Rua Binga Uchôa, no Centro Comercial, ficou alagada — Foto: Reprodução

Rua Binga Uchôa, no Centro Comercial, ficou alagada — Foto: Reprodução 

Apenas no bairro Zerão, na Zona Sul, choveu 217,2 milímetros, mais que o dobro do esperado e muito próximo do recorde do ano de chuvas. 

"Os sistemas que estavam previstos para Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Calçoene ganharam força e se uniram com um terceiro que estava sobre o Marajó, o que espalhou a chuva no Pará, Amapá, Guiana francesa e Suriname", detalhou Jefferson Vilhena, meteorologista e chefe do Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (Nhmet). 

Em cerca de 4 horas, a tempestade surpreendeu muita gente nas ruas e dentro de casa. Houve registro de carros submersos e famílias perdendo móveis e eletrodomésticos pela força da água. 

Cruzamento alagado no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá — Foto: John Pacheco/g1

Cruzamento alagado no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá — Foto: John Pacheco/g1 

Bairros como Zerão, Jardim Marco Zero, Congós e Muca foram os mais atingidos com os alagamentos, onde muitas famílias tiveram as casas invadidas pelo alagamento. 

"A chuva forte também coincidiu com a alta da maré, prejudicando ainda mais o escoamento da água", completou o meteorologista. 

O prefeito Dr. Furlan (Cidadania) publicou vídeo nas redes sociais informando que várias equipes estão na cidade para minimizar e reparar os danos. 

"Queria fazer um pedido a toda a população de Macapá. Está chovendo muito, vários pontos da cidade com alagamento, sem energia e nós já estamos nas ruas com as nossas equipes da Zeladoria Urbana, de Obras, iluminação. Não saia de casa, muita chuva, mas a maré está vazando", disse.

 

Fonte: g1 Amapá