Cotidiano

Macapá não vai ofertar vacinação contra Covid-19 neste domingo (21)





 

Macapá não vai ofertar vacinação contra Covid-19 neste domingo (21). A imunização retorna na segunda-feira (22) com a aplicação para os grupos já convocados: 1ª dose, 2ª dose ou dose de reforço. 

Os locais de imunização e horários serão divulgados na tarde de domingo nos canais das redes sociais da prefeitura da capital e também no g1

Para a 1ª dose, pessoas a partir de 12 anos; 

Para a 2ª dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado; 

  • AstraZeneca: quem está com período de recebimento até 28 de novembro;
  • Pfizer: quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias ou mais;
  • CoronaVac: quem está no período indicado no cartão.

Para a dose de reforço, podem tomar pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que tenham tomado a 2ª dose há mais de 5 meses; e pessoas imunossuprimidas que tenham tomado a 2ª dose ou dose única há mais de 28 dias. 

As pessoas imunossuprimidas fazem parte do grupo contemplado pois possuem algum tipo de deficiência imunológica. Fazem deste grupo: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; Pessoas com lúpus Pessoas com artrite reumatoide; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; Pessoas com neoplasias hematológicas e demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias. 

Para todos os públicos: originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação; no caso dos adolescentes é obrigatória a presença do responsável. 

O público apto à 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante devem apresentar a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina. 

Os profissionais da saúde precisam apresentar comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição).

Fonte: g1 Amapá