Política

Bolsonaro não foi preparado para falar, só para mentir, diz Lula





O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (20.nov.2021) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O atual presidente brasileiro infelizmente não foi preparado para falar. Só foi preparado para mentir. Não dá nem entrevista. Só fala de dentro da casa dele, até porque só fala bobagem”, publicou em seu perfil no Twitter.

A publicação foi realizada durante um evento em que Lula compareceu em Madri. O Podemos, partido de esquerda da Espanha recebeu o ex-presidente para um diálogo sobre política brasileira e europeia.

Durante o evento, Lula também criticou o atual presidente brasileiro e afirmou ser necessário entender como Bolsonaro chegou ao poder.

“O Bolsonaro era deputado há 28 anos. Não tinha 1 brasileiro que levasse ele a sério”, disse. “E de repente esse cara vira presidente da República. Com base em que mentira? Nós temos que analisar isso. E não deve ter sido só erro dele, deve ter sido erro nosso. O que nós deixamos de fazer?”.

Lula também citou a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016 e políticos da extrema-direita da Europa. Segundo ele, a esquerda precisa analisar quais possíveis erros cometeu em outros países, além do Brasil.

“A direita surgiu para desafiar a gente novamente. Nós temos que ver o discurso deles, analisar o discurso deles. Por que essa gente voltou a convencer uma parcela da sociedade?”.

O petista afirmou ainda que sua motivação para concorrer ao Palácio do Planalto em 2022 é a possibilidade de mudar a realidade econômica e social do país. “O que me faz querer voltar é estar convencido de que a gente pode recuperar o Brasil.”

Lula está em um tour pela Europa desde 11 de novembro. A Espanha é o último país a receber Lula após viagens à Alemanha, Bélgica e França.

“Essa viagem que fiz [pela Europa] foi uma tentativa de provar ao povo brasileiro que o mundo gosta do Brasil”, disse Lula neste sábado (20.nov). “Não é o Lula que é importante, é o Brasil que é necessário ao mundo neste instante.”

Fonte: Poder360