Cotidiano

Covid-19: público acima de 18 anos com comorbidades começa a receber terceira dose nesta sexta-feira (19)





Para receber a terceira dose, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicações deve ser de, no mínimo, cinco meses.

A Prefeitura de Macapá inicia nesta sexta-feira (19) a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 para o público acima de 18 anos com comorbidade. Quem completou o esquema vacinal com a segunda dose há cinco meses, pode garantir sua terceira dose em um dos pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ampliação segue a nota técnica do Ministério da Saúde  59 de 2021.

Além da terceira dose, a equipe da Semsa também continuará aplicando a primeira e a segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos, público acima de 18 anos e idosos. Confira os públicos, horários e locais de vacinação.

Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e Unidade Covid Santa Inês

Público
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 a anos e para público em geral vacinável a partir dos 18 anos;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo de imunização há 21 dias, no mínimo;
2ª dose de AstraZeneca para quem deve receber a D2 até 28 de novembro;
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento;
3ª dose para pessoas com 18 anos com comorbidades e
3ª dose para idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde.

Locais das 8h às 12h e das 14h às 18h
UBS Brasil Novo
UBS BR-210
UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia
UBS Álvaro Corrêa
UBS Pedro Barros
UBS Pedrinhas
UBS Raimundo Hozanan
UBS Padre Raul Matte
UBS Leozildo Fontoura
UBS São Pedro
UBS Rosa Moita
UBS Lélio Silva
UBS Marabaixo
UBS Cidade Nova
UBS Pacoval
UBS Perpétuo Socorro

Local das 9h às 15h
Unidade Covid Santa Inês

Vacinação nos pontos de drive-thru

Público
1ª dose para o público em geral acima de 18 anos;
2ª dose de Astrazeneca para quem está no período de recebimento até 28/11 e
2ª dose de CoronaVac para quem está na data de recebimento.

Horário
9h às 13h

Locais
Drive-thru do Zerão e da Praça Floriano Peixoto

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a segunda dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da primeira dose. Já as pessoas que receberão a terceira dose do imunizante, deverão ter a indicação da aplicação da segunda dose da vacina.

 

Confira outras notícias:

- CTMac recebe visita técnica da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana

Órgãos pretendem montar plano de trabalho integrado para facilitar a fluidez do trânsito nas duas cidades.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Nesta quinta-feira (18), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) recebeu uma visita técnica da equipe da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans). O encontro permitiu conhecer o planejamento operacional de transito, trabalhos diários, além dos diversos sistemas on-line e o monitoramento por câmeras operado em Macapá, para um futuro termo de cooperação técnica em Santana.

O diretor-presidente da CTMac levou os visitantes para conhecer o Centro de Controle de Operações (CCO), que atualmente funciona com 20 câmaras de alta resolução com PTZ e sistemas integrados utilizados, além dos sistemas de semáforos utilizados na capital e o setor de engenharia de tráfego responsável pelos projetos e trabalhos de ordenamento de trânsito para melhorar a mobilidade urbana na capital.

Durante o encontro, Marcílio Dantas explicou detalhadamente como os sistemas são integrados para realização das ações diárias, enfatizado pontos críticos como autuação, equipamentos semafóricos, monitoramento eletrônico, sinalização, engenharia de tráfego e o planejamento estratégico.

“A troca de experiências com outros municípios é muito importante para que possamos nivelar os conhecimentos e termos mais subsídios para a construção de novos projetos conjuntos e, assim, aprimorar os trabalhos diários da CTMac, que precisam lidar com uma quantidade grande de veículos do município vizinho e eles com os nossos”, afirma Marcilio.

Ainda segundo o gestor, a Prefeitura de Macapá está de portas abertas para receber municípios para cooperação técnicas e compartilhamento de boas práticas de mobilidade urbana, melhorando o trânsito não só da capital, mas dos demais municípios do estado.

O superintendente de Transporte e Trânsito de Santana, Ivo Giusti, afirmou que conhecer os sistemas implantados pela CTMac, que funcionam de forma dinâmica e inovadora, assim como as ações de planejamento das ações, é um modelo a ser seguido.

“Nossa meta é a participar do Fórum que será proposto por Macapá para desenvolvermos planos que integrem os órgãos municipais de trânsito do estado”, explica Ivo.

 

- Semtradi realiza ciclo de palestras para capacitar empreendedores do Conjunto São José

Os palestrantes abordaram temas variados com a finalidade de melhorar os serviços e o faturamento dos trabalhadores.

Por Wellington Diego Barros - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), desenvolveu nesta quinta-feira (18) um ciclo de palestras voltado aos empreendedores do Conjunto São José. A programação aconteceu no auditório do 1° batalhão da Polícia Militar localizado no habitacional e teve início às 9h.

O objetivo foi levar ensinamentos para a melhoria na atuação em seus negócios, coisa que muitas vezes sai caro e acaba sendo inacessível para este público.

O ciclo começou com uma palestra sobre técnicas inovadoras de vendas e pós-vendas ministrada pelo diretor de Capacitação da Semtradi, Marcos Jardim, e seguiu com o coordenador de capacitação, Beneran Santos, que trouxe o tema empreendedorismo.

“Muitas dessas pessoas estão no mercado pelo conhecimento prático, então quando nós trazemos a teoria para que eles agreguem ao conhecimento que já têm, se torna mais rentável a forma como vão trabalhar”, relata Beneran. “Para eles teve uma importância muito grande e para nós, como secretaria, foi uma gratificante, porque a gente sabe que está somando com a economia do município”, concluiu.

Além dos palestrantes da pasta, houve a participação do empresário Thiago Ruan, que abordou sobre marketing digital, apresentando ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para anunciar e vender produtos e serviços de uma forma interativa.

Também foi convidada uma equipe da Sicredi, que apresentou a cooperativa aos trabalhadores, mostrando como podem ajudar com seus serviços nos empreendimentos e, ainda, disponibilizaram o serviço de abertura de conta aos interessados.

“Não é algo que utilizamos no nosso dia a dia e se formos buscar lá fora esse conhecimento sai muito caro, então é muito legal a prefeitura trazer isso para dentro do São José, porque é algo a mais para o empreendedor ficar atento”, comemora a empreendedora Ariele Ribeiro, que atua no segmento de beleza.

Todos os participantes receberam certificados das palestras ministradas.

 

- Prefeito de Macapá firma acordo com Ifap para implementar robótica nas escolas municipais

O objetivo é aproximar o instituto federal das atividades desempenhadas pela Semed, em benefício da comunidade macapaense.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou na tarde desta terça-feira (16) um Acordo de Cooperação Técnica, Educacional e Científica com o Instituto Federal do Amapá (Ifap).A assinatura ocorreu na reitoria do Ifap e contou com a presença da reitora, Marialva Almeida, e do secretário municipal de Educação, Edielson Siva.

O objetivo é aproximar o Ifap das atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em benefício da comunidade macapense, trazendo melhorias educacionais em todos os níveis de ensino ofertados pelo município de Macapá.

“Pela primeira vez um termo desta magnitude é celebrado entre o Ifap e Macapá. Eu admiro muito o trabalho desta instituição e o fato de poder levar essa experiência pra dentro das salas de aula me deixa muito feliz”, celebrou o chefe do Executivo municipal, Dr. Furlan.

As ações previstas na parceria serão inseridas na matriz curricular dos estudantes, através do 1º Referencial Curricular Macapaense (RCM), que está sendo elaborado pelo setor pedagógico da Semed e será entregue ao Conselho Municipal de Educação (Cmem), em dezembro, para aprovação.

“Os profissionais da Educação terão formação continuada, aprenderão a aliar o ensino à prática da robótica e da ciência. Isso fortalece o caminho que estabelecemos para a Educação municipal, que é o de pautar o ensino na ciência”, afirmou o prefeito.

Entre os benefícios alcançados para a Educação municipal, estão a oferta de cursos de extensão, cursos de formação inicial e continuada, além de programas de desenvolvimento e aprimoramento profissional e especialização para os profissionais da rede municipal de Educação. O acordo também irá inserir nas salas de aula os programas de robótica, xadrez e cultura maker nas escolas.

“Com esta parceria, a Educação municipal completa o seu tripé de vinculos importantes com as instituições públicas voltadas para a pesquisa, ciência e inovação. Já firmamos acordo com a Ueap, para estágio nas escolas, e com a Unifap, para a oferta de bolsas de mestrado para professores a partir de 2022”, explicou o titular da pasta da Educação municipal, Edielson Silva.

O documento tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois, e possui cláusulas que possibilitam ações de mão dupla entre a prefeiura e o Ifap. Dentre as ações, destacam-se a garantia de bolsas de monitorias e o acesso dos alunos do IFAP a atendimentos multidisciplinares, a urbanização do entorno do Campus Macapá do Ifap e a ampliação das linhas de transporte coletivo que atendam o perímetro do Ifap.

“Esse acordo será muito proveitoso para ambos os lados e quem ganha com isso é a sociedade de Macapá, pois a valorização da Educação desencadeia uma série de benefícios que transcendem as salas de aula do município e do próprio Ifap”, disse a reitora Marialva Almeida.

A estruturação das ações nas escolas propostas no plano de trabalho do acordo podem ser pleiteadas em programas específicos já existentes, por exemplo, o programa federal Mais educação. Recursos do Tesouro Municipal também poderão ser utilizados. No primeiro momento serão utilizados os materiais já adquiridos pelo Instituto Federal, mas no decorrer do tempo as unidades escolares selecionadas irão possuir suas estruturas próprias.

“Neste ano começamos a realizar um trabalho intenso de valorização da ciência dentro das salas de aula. A Feira de Ciências foi uma prova de que as crianças também podem fazer ciência. O ensino se torna até mais divertido. Sem dúvida essa parceria irá aumentar o interesse dos estudantes pela Educação”, concluiu o secretário Edielson Silva.

Também estiveram presentes no evento os subsecretários da Semed, Diego Santos e Ebrely Andrade, bem como os vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca. Do Ifap, também participaram os pró-reitores Romaro Silva, Ana Paula Chaves e Victor Hugo Sales, o assessor Catiano Gama, além dos diretores Raphael Temístocles, Diego Belo, José Leonilson Silva e André Martins. Delcio Magalhães também esteve presente, representando o deputado federal Camilo Capiberibe.

Fonte: Prefeitura de Macapá