Cotidiano

Prefeitura sinaliza vias do bairro Marabaixo





Os trabalhos estão em fase de conclusão e em breve a população poderá usufruir dos benefícios.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A sinalização vertical e horizontal ajuda na segurança viária, em qualquer zona de tráfego. Em Macapá, a Prefeitura, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), iniciou nesta sexta-feira (12) os trabalhos de sinalização vertical e horizontal das vias do bairro Marabaixo, nas proximidades do Cras.

Desde o início do ano, a CTMac já realizou a sinalização de 70 cruzamento semafóricos, 50 faixas de travessia próximo a escola, órgãos públicos e pontos de constante travessia, além de ordenamento de estacionamento no centro da cidade, 5.000m² de eixos de pista e aproximadamente 200m² de sinalização vertical e horizontal das principais paradas obrigatórias.

Os trabalhos têm como objetivo melhorar a visualização dos condutores e possibilitar o ordenamento do trânsito ajudando a previnir acidentes.

Tanto na sinalização vertical quanto horizontal, são colocada em posição de visualização legível em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os trabalhos de sinalização estão em fase de conclusão e em breve a população poderá usufruir dos benefícios. De forma planejada, todos os bairros da cidade receberão melhorias.

O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, orienta que as pessoas tenham atenção total no trânsito, dirijam em velocidade compatível com a segurança de cada trecho e respeitem as sinalizações existente. 

“O bairro Marabaixo precisava de sinalização e logo os cidadãos serão beneficiados. Vale destacar que para realizar esses serviços a CTMac conta com uma equipe específica para as atividades de sinalização hotizontal para as pinturas de faixas de solo, e outra para a sinalização vertical, para a instalação ou substituição de placas e semáforos”, explica o gestor.

 

Confira outras notícias:

- 89% da população de Macapá já recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19

O município já aplicou mais de 300 mil doses dos imunizantes disponibilizados pela Ministério da Saúde. Os dados foram disponibilizados pelo Localiza SUS.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Macapá apresenta 89,97% da população vacinada com a primeira dose do imunizante contra Covid-19. Esse número representa que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aplicou 311.839 doses. Os dados foram disponibilizados pelo Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde.

Desde do início da vacinação até o momento, o município aplicou 486.303 de algum dos imunizantes disponíveis, nesse caso CoronaVac, Pfizer e Astrazeneca. Isso corresponde a 72, 78% da cobertura vacinal da capital.

Em relação a segunda dose ou dose única, foram aplicadas 169.091 que representa 48,79% da população. A equipe da Semsa também já aplicou 4.367 doses de reforço e, especificamente, para os idosos foram 1.006.

 

- Memória e devoção: Improir inaugura novo espaço do Museu Municipal da História Negra

O museu municipal da história negra inaugurou nesta sexta-feira (12). O espaço é uma divisão localizada no prédio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e abriga um respeitável acervo que inclui, além de registros da história dos negros, objetos de culto religioso e de devoção.

O museu nasceu com a missão de preservar, dar publicidade e fomentar o desenvolvimento de expressões artístico-culturais afro-brasileiros presentes no município de Macapá.

A inauguração do novo espaço do museu contou também com a participação de alunos do ensino fundamental da escola municipal Hildemar Maia, que se divertiram-se ao som de apresentação do grupo de marabaixo e tiveram uma pequena aula da história da cultura negra do Amapá. O Fábio Bernardo, que é chefe da divisão do Museu, falou da importância da reabertura desse espaço e da formação do conhecimento desses alunos.

“Hoje os alunos puderam ter uma outra visão sobre o conteúdo do acervo que o museu expõe, dessa forma o mesmo vai continuar fazendo suas atividades e não apenas no mês de novembro, mas durante o ano todo. Hoje a reabertura contou com a apresentação dos elementos que compõe o museu, que é o marabaixo, elementos de matriz africanas e um vasto acervo sobre a história negra do amapá”, ressalta Fábio.

Ações do Museu:
•Exposição educacional no departamento do museu
•Exposição itinerante sobre a cultura negra
•Exposição dos acervos bibliográficos e elementos da cultura afroamapaense
•Participação de encontros e seminários

“A reabertura do museu é um momento especial, pois voltamos a receber as visitas guiadas que estavam suspensas desde o início da pandemia. O museu possui artefatos de cultura e história afroamapaense e é essencial para a difusão e valorização de nossa tradição”, finaliza a presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Quem foi Gertrudes Saturnino?
O nome faz refêrencia à uma grande mulher negra marabaixeira, filha de Ciriaco Manoel Saturnino e Izabel Maria de Nazareth, única filha mulher de uma família de 6 irmãos, filha de escravos e nascida em terras amapaenses.

O espírito combativo, de coragem e liberdade que norteava Gertrudes não admitia e nem aceitava a submissão imposta nos seus casamentos, o que a fez assumir sozinha o desafio de cuidar de seus filhos. Gertrudes foi doméstica, lavadeira, cozinheira, parteira e benzedeira com conhecimentos sobre ervas e plantas medicinais.

 

- Prefeitura e Liga das Escolas de Samba alinham Carnaval 2022

 

A reunião aconteceu no gabinete civil da Prefeitura de Macapá e contou com a presença de gestores municipais e as diretorias carnavalescas.

A Prefeitura de Macapá reuniu com a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) para discutir a possibilidade da realização do Carnaval 2022 na capital, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12) e na oportunidade foram levantadas demandas e avaliadas as oportunidades de crescimento. Além disso, também foram discutidas as medidas de segurança que deverão ser adotadas.

 

“A possível retomada do Carnaval significa que estamos vencendo a Covid-19 e respeitando, claro, todas as medidas de segurança. Neste primeiro momento nossa meta será buscar recursos para realização do evento, que é considerado um dos maiores para Macapá’’, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

 

A reunião contou com a presença da secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, do secretário municipal de Articulações Institucionais, João Henrique Pimentel, da presidente Liesap, Lizete Jardim e de representantes das escolas de samba de Macapá.

 

De acordo com o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, o Carnaval é um importante evento para Macapá, não só no campo cultural, mas, também, por ser o responsável pela geração de empregos e renda, especialmente no segmento cultural. ‘’O evento fomenta e gerações de empregos de forma rápida para microempreendedores, para cultura e turismo, o que reflete diretamente na economia local’’, afirmou.

 

Durante a reunião, Lizete Jardim destacou que a Liesap já está se organizando para a realização do evento em 2022 e que o papel da Prefeitura de Macapá é fundamental para que ele ocorra. “Estamos correndo atrás e até o momento já conseguimos as estruturas que deverão ser usadas. Agora precisamos do apoio do município, do Estado e de verbas federais. Estamos contentes em saber que o prefeito Furlan está com a gente”, disse a presidente.

 

Recurso
No início de outubro deste ano os gestores do executivo municipal e carnavalescos já haviam feito um alinhamento inicial sobre o evento, que tem alocação de recurso do deputado federal Vinicius Gurgel.

 

À época, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Benício Pontes, explicou que o  recurso destinado para o carnaval estava perdido e com esforços do município foi resgatado para que o carnaval seja realizado em 2022. “Atendendo um anseio de carnavalescos e brincantes, além de pensar no fomento econômico, turístico e cultural que o evento proporciona à capital”, explica.

 

- Comunicado: eleição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é suspensa temporariamente

Decisão ocorreu após a baixa quantidade de entidades inscritas para concorrer a eleição, o que causaria falta de paridade entre as sociedades civis e públicas.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), anunciou na sexta-feira (12) a suspensão temporária da eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, devido a procura para as inscrições de entidades terem sido inferior ao necessário para o pleito.

O edital lançado no dia 26 de outubro, esteve aberto para as inscrições das entidades e apresentação das documentações necessárias no período de 03 a 09 de novembro para, posteriormente, serem selecionados a concorrer à eleição também prevista para este mês. De acordo com a Comissão Eleitoral, o número de entidades inscritas foi baixo e não supriu o mínimo necessário entre as vagas disponíveis, causando falta de paridade entre as entidades civis e públicas.

Por este motivo, foi decidida a suspensão das inscrições e, consequentemente, da eleição para que a comissão eleitoral tenha mais tempo para organizar novas estratégias que mobilizem o maior número de entidades.

Em breve ocorrerão reuniões entre a comissão para definir os próximos passos, as novas datas de inscrições e da eleição. Assim que decidido, as novas informações serão divulgadas.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá