Cotidiano

PF deflagra operação contra agiotagem extorsiva no Amapá





 

Na manhã desta sexta-feira (15), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Sicário, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de praticar agiotagem de dinheiro a juros extorsivos no Amapá e na Paraíba. Um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão foram cumpridos em Macapá.

Segundo as investigações, pessoas realizavam empréstimos à pequenos lojistas, comerciantes ou empresários cobrando um acréscimo, de forma abusiva, em cima do valor. O procedimento era conhecido como “cobro” ou “cobrito”, uma vertente colombiana de crime financeiro que controlava um aparelhado sistema de empréstimo de dinheiro a juros.

Policiais federais identificaram que a cobrança de juros era feita de forma diária, normalmente sobre pequenas quantias que disfarçavam o abuso. Através desses valores captados, o grupo reinvestia na expansão das atividades ilícitas mediante a estruturação de novos “cobros” em outras cidades.

Em Macapá, policiais federais realizaram buscas em duas empresas que comercializavam veículos. O proprietário, que não teve sua identidade revelada, foi conduzido à sede da PF.

Os investigados poderão responder pelo crime de organização criminosa, operação de instituição financeira clandestina e lavagem de dinheiro.