Cotidiano

Pesquisador especialista em salinidade da UFPB visita o Distrito do Bailique





A iniciativa busca dar base ao projeto contendo as propostas para solução do problema de salinidade da água enfrentada pelos moradores.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Entre os dias 5 e 7 de novembro o pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPB), Francisco Loureiro, esteve no Distrito do Bailique para conhecer a realidade da população que vem sofrendo com o processo de salinidade da água do rio. A agenda no arquipélago se deu através de um convite da Prefeitura de Macapá que busca uma solução para este problema enfrentado pelos moradores.

De acordo com o Francisco Loureiro, que desenvolve pesquisas com recursos hídricos relacionados à salinidade da água, o problema do Bailique é complicado, mas não é difícil de ser resolvido porque a região, mesmo durante o período de estiagem, tem chuvas frequentes. “A região possui muita água, especialmente em função das chuvas recorrentes. No período de menos chuva é natural que todos fiquem apavorado. Mas eu acredito que a solução é simples e para isso temos que trazer a cultura de armazenamento de água da chuva, como o nordestino faz”, afirmou.

Outra alternativa apresentada pelo pesquisador poderá ser a perfuração de poços para que os moradores tenham acesso à água. Mas essa pedida depende de uma série de estudos que visam atestar se a água extraída está apta ao consumo.

“O poço também resolve o problema do barro na água e vamos perfurar um para que seja verificada uma série de fatores. Mas provável que quando o rio tá salgado a água do poço também esteja salgada em função da contaminação do lençol freático e quando o rio está doce, a água estará com baixo nível de salinidade”, destacou.

Essa iniciativa será feita com o apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). “O pesquisador que nos acompanhou tem experiência na perfuração de poços e vamos fazer isso por que é importante saber o nível de salinidade, pois os poços estão entre as opções mais baratas para ajudar na solução do problema”, disse Francisco Loureiro.

Durante a visita, Loureiro também conversou com os moradores para ter acesso à dinâmica de vida dos moradores do Bailique. Estas informações também darão suporte ao projeto com as propostas de resolução do problema de salinidade da água, que será elaborado por ele à Prefeitura de Macapá.

“Toda contribuição que temos é bem-vinda, especialmente de pesquisadores que dedicam sua vida a sanar problemas enfrentados pela comunidade. Acredito no professor Francisco e sei que sua contribuição será válida”, ressaltou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

 

Confira outras notícias:

- CTMac disponibiliza canal de atendimento para receber denuncias de infrações de trânsito

Para realizar a denúncia as pessoas podem enviar mensagem ou ligar. Recurso vai permitir atender de forma mais direta demandas dos macapaenses.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) disponibiliza mais um serviço para atender a população: o disk-denúncia. O canal de comunicação para os macapaenses funciona por ligação e mensagens via WhatsApp, facilitando que denuncias de irregularidades no trânsito possam ser feitas pelos cidadãos – o contato é (96)98100-0799.

O contato é uma linha direta da sociedade em geral com o agentes em operações de trânsito da capital. O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, afirma que todas as denúncias serão mantidas em sigilo .

“Através desse número as pessoas podem ligar, mandar mensagem de texto ou áudio, vídeo ou foto com as informações, sem a preocupação de sofrer qualquer retaliação. Todo o conteúdo enviado será analisado e os agentes de trânsito da CTMac tomarão as devidas providências para o cumprimento das leis de trânsito”, ressalta o gestor.

A ferramenta é um canal de contato direto com a população e vai funcionar como uma forma imediata de combate as irregularidades cometidas no trânsito da capital.

 

- CTMac reforça sinalização em vias de Macapá

 

Na avenida Pedro Américo, foi instalado faixa de pedestres e de pare; na Rua Leopoldo Machado foi sinalizado conversão à direita ou esquerda e faixa de conflito.

 

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

 

A Prefeitura de Macapá segue o trabalho nas vias durante a noite, com a sinalização viária das ruas e avenidas da capital. Durante a madrugada desta quinta-feira (11), os trabalhadores executaram os serviços de sinalização horizontal e vertical da Av. Pedro Américo no cruzamento com a Leopoldo.

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) concluí mais uma etapa. Na avenida Pedro Américo foi instalado faixa de pedestres e de pare, na Rua Leopoldo Machado foi sinalizado conversão à direita ou esquerda e faixa de conflito.

 

O diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas, salienta que os trabalhos são desempenhados durante a noite para evitar transtornos no trânsito.

 

Para o diretor de Trânsito, Manoel Filho, a sinalização viária é importante para o tráfego de veículos, orientando a todos sobre a divisão das pistas, demarcações e faixas.

 

“Esse trabalho é feito principalmente na madrugada, quando há menos veículos nas ruas, o que evita transtornos e garante a qualidade das atividades”, afirma.

 

- Estádio Zerão será palco da rodada final do 44º Torneio Interdistrital de Futebol da Prefeitura de Macapá

Jogos serão divididos em três dias e contará com a participação de 744 atletas.

Por Bruno Monteiro - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer 

A Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), realizará nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Estádio Olímpico Zerão, das 8 às 23h, os jogos finais do 44º Torneio Interdistrital de Futebol 2020.

Participarão das finais 39 comunidades, sendo 21 masculinas e 18 femininas. O torneio é o maior do estado e contou com a participação de 170 comunidades.

Segundo o coordenador da Comel, Cleudo Trindade, a competição integra comunidades, proporciona lazer aos macapenses e movimenta a economia.

“Ter o Zerão como local do torneio reafirmo a grandiosidade desse evento, que tem movimentada distritos, comunidades e muitos cidadãos em volta do esporte, desde os ambulantes às gráficas e costureiras que confeccionam os uniformes. Macapá terá um espetáculo de futebol”, frisou o gestor.

 

- Comunicado: Prefeitura convoca servidores para recadastramento funcional

O recadastramento deve ser realizado no local de trabalho, atendendo o listagem disponibilizado pela Secretaria Municipal de Gestão.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Gestão elaborou um levantamento prévio de todos os servidores municipais que ainda não fizeram o recadastramento funcional.

O procedimento deve ser realizado no local de trabalho, atendendo a listagem disponibilizada aos departamentos administrativos das pastas do executivo municipal. A medida é necessária para evitar que os servidores não sejam penalizados, respondendo a procedimento administrativo disciplinar.

O recadastramento funcional é destinado aos servidores públicos municipais de provimento efetivo, comissionado, aposentados, cedidos para outros órgãos, além de afastados e licenciados.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá