Cotidiano

Covid-19: confira os pontos e públicos que poderão ser vacinados nesta quinta-feira 11





Na ação ofertará a primeira, segunda ou terceira dose do imunizante para todos os públicos já convocados anteriormente.

Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem promovendo a vacinação contra a Covid-19. A iniciativa visa o aumento a cobertura vacinal contra o coronavírus na capital e nesta quinta-feira (11), serão ofertadas a primeira, segunda ou terceira dose do imunizante para todos os públicos já convocados anteriormente.

A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pontos de drives-thru, Unidade Covid Santa Inês e no Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes.

Confira o público e pontos

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde

1ª dose para o público em geral com 18 anos +

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo

2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11

2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

3ª dose para idosos com 60 anos +

3ª dose para pessoas com 35 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

Locais: UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Álvaro Corrêa, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 40 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru

1ª dose para público em geral com 18 anos +

2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11

2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 13h:

Drive-thru Zerão

Drive-thru Praça Floriano Peixoto

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h

1ª dose para o público em geram com 12 anos +

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo

2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11

2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

3ª dose para idosos com 60 anos +

3ª dose para pessoas com 35 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 40 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde

Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

Locais: UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Álvaro Corrêa, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público

Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos na UBS Perpétuo Socorro

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos

2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias

3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos

Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

 

Confira outras notícias:

- Resultado das entidades aptas à concorrer a eleição do Conselho Municipal do idoso é divulgado

 

Após o recolhimento das documentações necessárias, seis entidades do município foram selecionadas para concorrer ao pleito.

 

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (Cgdpi), lançou nesta quarta-feira (10) o resultado preliminar de seis entidades aptas à participar da eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdpi) para o biênio 2022/2024.

 

As inscrições que haviam sido prorrogadas, visando oportunizar mais entidades a participarem do pleito, encerrou no dia 9 de novembro.

 

De acordo com os critérios exigidos pelo edital, seis entidades atenderam as exigências e entregaram as documentações necessárias no prazo, podendo assim participar da eleição. Foram elas: Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade ( Abcmi), Associação Educacional Moriá (AEM), Associação dos Moradores do Retiro Ramal das Mulheres ( Asmorram), Associação de Mulheres do Bairro Renascer (Ambre), Associação Teatral Grupo Teatral Marco Zero do Equador e Fundação Fronteira Brasil e França.

 

Eleição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa
O edital lançado no perfil da Prefeitura Municipal de Macapá dispõe de 5 vagas para a sociedade civil, em específico às organizações, entidades que prestam serviços sem fins lucrativos a este público e que sejam residentes da capital.

 

Segundo as informações do edital, haverá ainda uma Assembleia de Eleição no dia 23 de novembro para a escolha dos membros e, por fim, a posse dos conselheiros que deve acontecer no dia 25 de novembro.

 

- Prefeitura prorroga edital para eleições do Conselho Municipal LGBT+ de Macapá

Inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de novembro exclusivamente via internet. Vocação ocorrerá no próximo dia 24 de novembro.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), anuncia a prorrogação das eleições de dez conselheiros para a composição da sociedade civil no Conselho dos Direitos da População de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CMLGBT) de Macapá. No novo cronograma, as inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de novembro.

“É muito importante que as políticas públicas no âmbito LGBT implementadas no Município de Macapá sejam discutidas prioritariamente por este público. Por isso, é primordial a participação de pessoas da sociedade civil que irão debater e aprovar as pautas LGBT incluídas na gestão municipal”, enfatizou o membro da comissão eleitoral, Valdinei Castro.

Para participar do pleito, os representantes da sociedade civil que se enquadram em um dos cinco segmentos (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais), devem enviar o requerimento de inscrição preenchido junto aos documentos exigidos para o e-mail do CMLGBT: cmlgbtmacapa@gmail.com.

O Conselho
O CMLGBT foi criado pelo Município em 2019, com a sanção da lei nº 2.375 do mesmo ano. A entidade tem por objetivo propor, deliberar e contribuir na normatização, além de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas relativas aos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, um centro permanente de debates entre diversos setores do Município.

Confira o cronograma atualizado

· 03/11 – Publicação do Edital;
· 04/11 a 15/11 – Período de inscrições e envio de documentação (Via e-mail);
· 16/11 – Publicação do resultado preliminar das/os candidatas/os habilitadas/os;
· 17/11 – Período para interposição de recursos;
· 18/11 – Período para análise dos recursos;
· 19/11 – Publicação do resultado final dos candidatos habilitados;
· 24/11 – Eleição;
· 25/11 – Divulgação do Resultado Preliminar das eleições;
· 26/11 – Período para interposição de recurso propondo a impugnação do resultado do processo eleitoral;
· 27/11 – Prazo para análise dos recursos;
· 03/12 – Publicação do Resultado Final das Eleições

 

 

- Prefeitura promove atividades físicas para público da terceira idade

Envelhecer com saúde significa habituar-se a uma rotina que inclui alimentação, exames de rotina e a prática de atividades físicas diárias.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

As atividades são executadas por meio da Secretária Municipal de Saúde, para participar o idoso precisa do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), no qual será solicitado exames de rotina, garantindo a segurança para pratica de exercícios.

Atualmente existem 17 grupos de educadores físicos, em cada um há cerca de 50 a 60 idosos. Para assegurar a qualidade de vida e bem-estar da terceira idade, a Prefeitura Municipal de Macapá desenvolve o trabalho educativo, além de promover consultas de rotina para os pacientes.

Através das atividades é possível melhorar o condicionamento físico da população da terceira idade, prevenir doenças e reduzir problemas de saúde que ocorrem nessa faixa etária, além de descontrair e ajudar a saúde mental. 

Envelhecer com saúde significa habituar-se a uma rotina que inclui alimentação, exames de rotina e a prática de atividades físicas diárias. “O projeto busca oportunizar os idosos à realização do esporte de uma forma descontraída e ainda proporcionar a interação entre eles. Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, mas no decorrer dos dias eles percebem a diferença e isso é gratificante”, descreveu o educador físico Mateus Miranda, do projeto Viver é Melhor.

As atividades acontecem nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, no período da manhã. “O idoso que tiver interesse em participar pode ir direto nas UBSs, ou pode ir nos locais onde as atividades estão sendo realizadas, basta levar o cartão do Sus. As atividades são gratuitas”, reforçou Mateus.

Benefícios da pratica de exercícios:

• Auto estima;
• Controle ou diminuição da gordura corporal;
• Força muscular e da densidade óssea;
• Melhora da flexibilidade;
• Melhora no estado de humor;
• Tensão muscular e insônia.

 

- Trabalhadores do centro comercial recebem varredura vacinal contra Covid-19

A ação iniciou na rua Cândido Mendes e segue durante esta quarta-feira (10), no horário de 9h às 13h.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

As equipes de saúde da Prefeitura Municipal de Macapá realizaram o mutirão de vacinação contra Covid-19 no centro da capital. Cerca de 30 pessoas compõem as equipes que fazem parte da varredura. A ação iniciou na rua Cândido Mendes e segue durante esta quarta-feira (10), no horário de 9h às 13h.

“Contamos com três frentes; um ponto fixo no Mercado Central, outro ponto fixo na praça Veiga Cabral e a van itinerante, que irá percorrer a rua Cândido Mendes aplicando o imunizante”, explicou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

A varredura é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para alcançar 70% da cobertura vacinal na capital. “Iniciamos a vacinação itinerante no último sábado nos bairros Marabaixo III e Congos. Vamos avançando com o cronograma de acordo com o público, nosso objetivo é alcançar a meta dos 70% ou mais, só assim será possível deixar de utilizar a máscara”, destacou a secretária.

Para muitos, esta foi a oportunidade para receber a primeira dose do imunizante, é o caso do autônomo Emerson Ferreira Romani. “Trabalho aqui na praça Veiga Cabral e não encontrava tempo para ir na UBS, avistei a equipe de saúde e aproveitei para receber a primeira dose da vacina. Reconheço a importância ainda mais por trabalhar em contato direto com o público”, disse.

Elivane Costa da Silva, 30 anos, também aproveitou para receber a segunda dose do imunizante. “Fico feliz porque não precisei esperar na fila e com a rotina de trabalho, o tempo que tenho é curto e provavelmente ia atrasar se tivesse que tomar em outro local”.

No total, 300 pessoas foram imunizadas durante a varredura no centro comercial. Deste quantitativo, 104 foram com imunizantes contra Covid-19, sendo 23 pessoas vacinadas com a D1.

No decorrer da semana a Semsa divulga através das redes oficiais da Prefeitura os bairros que as equipes da varredura contra covid-19 irão percorrer. Na ocasião, é possível ainda receber os imunizantes contra H1N1 e Tríplice viral.

 

- Equipes do programa Estratégia Saúde da Familia realizam varredura cadastral em 9 bairros de Macapá

A ação será executada durante todo mês de novembro conforme cronograma disponibilizado pelos profissionais.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou neste mês de novembro a varredura cadastral que irá percorrer os bairros Perpétuo Socorro, Jesus de Nazaré, Laguinho, Congos, Novo Buritizal, Centro e Santa Inês. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários.

“Nosso objetivo é ampliar o quantitativo de cidadãos cadastrados junto às equipes de estratégia da família do município, além de atualizar os cadastros já feitos para corrigir possíveis inconsistências”, explicou a diretora do ESF, Adriana Martel.

A ação será executada durante todo mês de novembro conforme cronograma disponibilizado pelas equipes.

– Perpétuo Socorro – 01, 03, 04, 11, 12, 16 e 17 de novembro – manhã;
– Jesus de Nazaré – 05 e 08 de novembro – manhã;
– Laguinho – 09 e 10 de novembro – manhã;
– Congós – 01, 03, 04, 05 e 08, 16 e 17 de novembro – tarde;
– Novo Buritizal- 09, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de novembro – tarde;
– Centro- 17, 18, 19, 22, 23, 24, e 25 de novembro – manhã;
– Santa Inês- 26 e 29 de novembro – manhã;
– Buritizal- 22, 23 e 24 de novembro – tarde.

Através da atividade desenvolvida durante o mês de novembro a prefeitura busca conscientizar a população acerca da importância do cadastro do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com o cadastrado feito pelas equipes do ESF vamos executar o planejamento das ações desenvolvidas em suas áreas de responsabilidade como a oferta de serviços da atenção primária [exames, consultas e vacinação] e, dessa forma, realizar a busca ativa de pacientes por meio do armazenamento de seus dados atualizados. Pedimos ainda que a população colabore e receba nossas equipes em sua residência”, destacou a diretora.

 

- Programação da coleta domiciliar de lixo não tem alteração aos fins de semana e feriados

Serviço é considerado essencial para a população e mantido 100% em todos os bairros da capital.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá mantém os atendimentos públicos considerados essenciais à população durante os fins de semana e feriados. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana está entre as pastas que permanece com os serviços ativos em 100%.

Com isso, a coleta de lixo domiciliar acontece em toda a cidade sem nenhuma alteração no cronograma. A zeladoria orienta a população que o lixo deve ser colocado para a coleta uma hora antes da passagem dos caminhões.

“Nosso trabalho não para. Estamos todos os dias nas ruas, inclusive aos fins de semana e feriados. A coleta do lixo domiciliar é um serviço essencial, por isso a mantemos diariamente”, ressaltou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick. Ele reforça ainda que também é necessário embalar o lixo de forma correta em sacolas reforçadas e bem lacradas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA COLETA DE LIXO DOMICILIAR:

Coleta diurna a partir das 7h. Segundas, quartas e sextas-feiras.
Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto da Embrapa;

Terças, quintas e sábados
Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Morada das Palmeiras, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

Coleta noturna a partir das 19h. Segunda a sábado.
Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Conjuntos Habitacionais São José, Açucena, Mucajá e Macapaba, conjuntos residenciais ao longo da Rodovia Duca Serra e Jesus de Nazaré;

Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho;

Terças, quintas e sábados: Coração e Loteamento Platon.

No complexo Beira-Rio a coleta é feita cinco vezes ao dia. Nos horários de 1h, 7h, 12h, 16h e 19h.

A coleta nas feiras e mercados da cidade ocorre de segunda a domingo.

De acordo com a lei 054 de 2008, que trata do gerenciamento e acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos e hospitalares “todo munícipe tem a responsabilidade de descartar o seu lixo nos horários e dias estipulados pela coleta e transporte da gestão municipal”, mediante a falta do não cumprimento da legislação o munícipe que tiver irregular e cometendo algum crime ambiental será passivo imediatamente de auto de infração e responderá civilmente pelo ato.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá