Cotidiano

‘Melhora tudo na gente’, diz usuário do Centro Pop atendido em ação de corte de cabelo e barba





20 usuários foram atendidos. Esta é a terceira ação em parceria com o instituto Beauty Academy Essência da Natureza.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

“Melhora a nossa aparência, melhora tudo na gente”, contou satisfeito o usuário Evandro da Silva, de 43 anos. Diariamente ele frequenta o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) para fazer suas refeições diárias e participar das atividades.

Os usuários do Centro puderam participar de mais uma ação de corte de cabelo e barba promovida em parceria com o Instituto Beauty Academy Essência da Natureza. É a terceira edição do evento neste ano.

“Essa é uma parceria que deu muito certo, pois os profissionais oferecem ao nosso usuário um serviço gratuito e extremamente importante pro bem estar deles”, afirmou a coordenadora do Centro Pop, Camila Almeida.

Melhorar a auto estima do ‘cliente’ e desenvolver habilidades é o maior objetivo do aprendiz de cabeleireiro Davi Costa, de 20 anos.

“Eu não conhecia o Centro Pop e tendo essa oportunidade pude lembrar que existe uma parcela da população que precisa de cuidados, os moradores de rua. Esse é um grande desafio que temos um prazer muito grande em fazer, além de aprender o ofício”, contou.

Confira outras notícias:

- Subsecretário de Obras Públicas cumpre agenda em Brasília para articular captação de recursos para novas obras em Macapá

 

A visita foi para articular investimentos para saúde e infraestrutura urbana e destravar projetos futuros. Gestor teve encontro com representantes dos Ministérios da Educação, Saúde e Defesa.

 

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

O subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos, cumpriu agenda de trabalho em Brasília durante o final do mês de outubro de 2021, para tratar sobre os métodos de acompanhamento das obras que estão em execução em Macapá e são custeadas através de convênios federais. O gestor participou de reuniões com representantes da diretoria técnica dos Ministérios da Educação, Saúde e Defesa.

 

Aproveitando a oportunidade, o subsecretário também foi recebido por parlamentares amapaenses. Os encontros aconteceram com os deputados federais Marcivânia Flexa (PCdoB), Aline Gurgel (Republicanos), Da Lua (PSC), Vinicius Gurgel (PL) e Acácio Favacho (Pros) e os senadores Davi Alcolumbre (DEM), Randolfe Rodrigues (Rede) e Lucas Barreto (PSD).

 

“A nossa preocupação é fazer gestão das nossas obras com qualidade e entender se estamos sendo eficientes na perspectiva dos ministérios gestores dos recursos federais. Com as reuniões técnicas, pacificamos nossos acertos e no que podemos melhorar. Nosso objetivo é nunca perder recursos destinados para Macapá e estamos trabalhando por isso”, disse o gestor.

 

A visita tinha o objetivo de destravar futuros projetos como a estruturação da bacia das Pedrinhas e a continuação da construção do Conjunto Habitacional Janary Nunes no bairro Fazendinha. Além de articular a captação de recursos para novas obras para saúde e infraestrutura urbana.

 

- Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves

 

O programa fomenta a avicultura no município – para criação de aves. Nesta terça-feira (9), uma equipe de gestores do Ifap visitou a Escola Família Agrícola do Pacuí.

 

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

 

O ‘Proaves’ foi lançado pela Prefeitura de Macapá no dia 16 de outubro. A iniciativa viabiliza o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. A primeira etapa do programa foi instalada na Escola Família Agrícola do Pacuí e comporta, aproximadamente, a produção de 200 frangos.

 

Interessados no programa e no ensino repassado pela Escola Família Agrícola, uma equipe de gestores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) esteve nesta terça-feira (9) visitando o espaço. Com articulação da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), a diretora Bianca Rigamonti explicou um pouco da história da instituição e contou como funciona os cursos.

 

O subsecretário da Semmopp, Emanuel Bentes, apresentou o espaço construído para o Proaves e a expectativa da Prefeitura com a iniciativa. “Além de conseguirmos gerar alimento saudável para nossas crianças, também estamos proporcionando aos alunos da Escola Família Agrícola o aprendizado prático na produção de aves e hortifrúti. O Proaves envolve desenvolvimento, economia e ensino”, ressaltou o subsecretário.

 

O pró-reitor de Extensão, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do Ifap, Romaro Duarte, afirma que a ideia é aproximar os alunos e professores com as atividades desenvolvidas pela Escola Família Agrícola por meio de uma parceria. “O nosso principal objetivo é trazer para a escola projetos de extensão e pesquisa que possam colaborar com o Proaves e também com as demais atividades ou cursos ofertados”, reitera o pró-reitor.

 

Para a diretora da Escola, Bianca Rigamonti, o Proaves veio para agregar mais valor a escola e a região do Pacuí. “Estávamos enfrentando muitas dificuldades, após os incentivos da Prefeitura de Macapá estamos conseguindo nos reerguer. Também esperamos que a parceria com o Ifap renda bons frutos, principalmente para os nossos alunos, que com certeza são os que mais ganham”, disse a diretora.

 

Segunda etapa do Proaves
A segunda etapa do Programa investe na criação de 450 pintas que se transformarão em galinhas poedeiras. A expectativa é que elas consigam produzir cerca de 160 mil ovos no período de 15 meses. A estrutura para receber as pintas também está sendo construída na escola.

Galpão está em fase de conclusão

- Prefeitura de Macapá inicia preparativos para coral da cantata natalina

O Natal está se aproximando e com ele o sentimento de esperança e renovação surge nos corações dos macapaenses. O natal é um momento de confraternização e gratidão pelo ano vivido. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá está organizando uma programação especial para a data. Entre as ações, está a cantata natalina dos servidores municipais. 

“O Natal é muito importante, pois significa amor e prosperidade. Diante de tudo que passamos com a pandemia da Covid-19, é um momento de agradecer e de confraternizar com todos. Por isso, estamos organizando uma programação especial que inclui cantata natalina e decoração na cidade”, afirma a secretária de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Rayssa Furlan. 

O maestro Paulinho Bastos conduzirá o ensaio. De acordo com ele, o trabalho será realizado por meio de uma metodologia específica para quem ainda não tem a prática do canto. 

“A metodologia é com base na experiência da vivência do cotidiano com músicas conhecidas, que todo mundo sabe as letras de cabeça. Com base nisso, faremos um trabalho de afinação e respiração”, explica Paulinho Bastos. 

O repertório para cantata contempla seis músicas, que inclui músicas populares e natalinas. O ensaio acontece às segundas, quartas e sextas-feira no horário das 18h às 19h, na Escola Antônio Municipal Antônio Barbosa. 

A ideia é realizar um evento em que, além da cantata, terá outras programações, como apresentação de shows. A cidade também receberá decoração e luzes natalinas e a expectativa é que vários pontos da capital sejam enfeitados. 

“Nossa intenção é construir árvores de Natal com material reciclável, principalmente as garrafas pets que virão do Bailique”, ressalta a secretária da Semmopp. 

 

- Sos Bailique: secretarias municipais criam estratégias para manter abastecimento de água potável no arquipélago

De acordo com o planejamento, a primeira fase do envio de água encerra nesta quarta-feira (10).

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá segue buscando alternativas para minimizar os impactos do problema com a salinidade da água do arquipélago do Bailique e desde que o problema retornou, o Executivo municipal vem fazendo o envio regular de água potável para que as famílias fiquem abastecidas. Para isso, as secretarias municipais se reuniram na tarde desta segunda-feira (08) para discutir estratégias que agilizarão o envio.

Fizeram parte do encontro as pastas de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), de Assistência Social (Semas), Obras e Infraestrutura (Semob), Educação (Semed), Comunicação Social (Secom), de Articulação Institucional (Semai) de Zeladoria Urbana e Defesa Civil municipal.

“Diariamente nos reunimos com o prefeito, com secretários e com demais órgão públicos a fim de buscar soluções e construir parcerias para que os moradores do Bailque não sofram ainda mais com esse problema. Entendemos a gravidade e estamos trabalhando para não deixá-los desamparados”, disse a titular da Semmopp, Rayssa Furlan.

Na primeira fase já foram enviados mais de 20 mil fardos, o que totaliza 190 mil litros de água e para que esta etapa seja encerrada falta realizar o envio de 5.200 litros e, de acordo, com o cronograma traçado pelos gestores, até a terça-feira (9), serão enviados aproximadamente 1.000 litros de água e o restante será encaminhado na quarta-feira (10), encerrando, assim, a primeira etapa.

“A Zeladoria Urbana também está envolvida na ação e vamos disponibilizar nossos meios de transporte para levar água aos nossos irmãos do Bailique”, afirmou o titular da pasta, Jean Patrick Farias.

Mas além da discussão sobre o envio de pacotes de água potável, os secretários municipais também falaram sobre medidas alternativas a fim de criar uma solução permanente para o problema, como a captação de água da chuva, que já foi proposta pelo pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco Loureiro.

“A captação da água das chuvas é uma realidade e o distrito já possui estruturas prontas para fazer a captação, que poderá ser feita no telhado das escolas e, com isso, poderemos criar uma reserva coletiva para atender tanto as instituições de ensino quanto a comunidade”, disse o titular da Semai, João Henrique Pimentel.

 

- Semob realiza visita técnica nas obras de unidades escolares

As obras foram anunciadas no mês de setembro. Atualmente, estão em execução cinco unidades que estão em fase de serviços preliminares e construção da fundação.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura 

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) vistoriou andamento da construção de cinco novas unidades escolares que foram anunciadas no final de setembro deste ano. Inicialmente, o pacote de obras conta com a reforma de uma escola e a construção de quatro creches. O investimento faz parte do programa Probem Educação, que busca garantir as crianças ensino de qualidade.

Além de vistoriadas, as obras também são executadas pela Semob, e somadas custarão mais de R$ 20 milhões. As instituições serão custeadas com verbas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartidas do Tesouro Municipal. Assim como as obras da saúde, as instituições serão construídas a partir de matérias pré-moldados, o que reduz o tempo de construção e tem como benefícios o isolamento térmico, maior durabilidade e fácil manutenção.

“As várias frentes simultâneas das obras de educação mostram o quanto estamos empenhados em melhorar a estrutura das escolas e das creches que vão fazer parte de boa parte da vida de muitas crianças que precisam de acesso digno à educação. Estamos optando por esse tipo de modelo arquitetônico para acelerar a entrega das escolas e ampliar a oferta de vagas. Mas não somente isso, vamos proporcionar às crianças um ambiente com mais conforto, segurança e bem-estar”, disse o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

Com novas unidades escolares, serão abertas mais 2.200 vagas na rede municipal de Educação. “Essas obras são muito importantes para a implementação de uma Educação de excelência em Macapá. Além de ampliar as vagas na rede municipal de ensino, elas irão receber também os estudantes da redondeza, que hoje estudam em escolas com prédios alugados. O padrão FNDE dessas obras vai trazer melhorias pra estudantes e profissionais da Educação”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

ACOMPANHE AS NOVAS OBRAS DA EDUCAÇÃO:
Todas as unidades estão em fase de serviços preliminares e construção da fundação. Na próxima etapa serão feitos os serviços hidráulicos, elétricos e a instalação da estrutura que receberá os painéis pré-moldados.

Creche Lagoa Azul – Bairro Amazonas
A unidade terá 6 salas e irá abrir 264 vagas para estudantes de 02 a 05 anos de idade. A obra custará cerca de R$ 2,8 milhões mais contrapartida de R$ 989 mil do tesouro municipal.

Creche Tio Soró – Fazendinha
A obra da creche Tio Soró terá também 6 salas e abrirá 162 vagas para estudantes de 01 a 05 anos de idade em regime integral. Estimada em R$ 2,8 milhões, será construída com R$ 2,5 milhões do tesouro municipal, com R$ 268 mil de verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Creche Sol Nascente – Bairro Boné Azul
Com 6 salas, a unidade irá abrir 264 vagas para estudantes de 02 a 05 anos. Estimada em R$ 2,8 milhões, será construída com verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida de R$ 978 mil do tesouro municipal.

Creche Sambódromo – Bairro Universidade
Com 6 salas, a unidade irá abrir 264 vagas para estudantes de 02 a 05 anos de idade. Custará R$ 2,8 milhões mais contrapartida de R$ 989 mil do tesouro municipal.

Escola Mestre Oscar – Bairro Ipê
Com 12 salas, a unidade irá abrir 680 vagas para estudantes de 04 a 10 anos de idade. A escola contemplará turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A unidade está orçada em R$ 6,8 milhões e será totalmente construída com verbas do tesouro municipal.

Fonte: Prefeitura de Macapá