Cotidiano

Covid-19: vacinação itinerante percorre o centro de Macapá nesta terça-feira (8); confira demais locais e grupos





Equipes da Semsa realizam a busca ativa de pessoas aptas a receberem a vacina contra Covid-19. Os pontos fixos continuam com atendimento dos grupos já convocados.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A vacinação itinerante continua percorrendo os bairros de Macapá. Nesta terça-feira (8), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão percorrendo o bairro Central da capital das 9h às 15h. O objetivo é imunizar contra a Covid-19 toda população apta. Durante o mutirão está sendo ofertado 1°, 2° e 3°dose do imunizante Pfizer para todos os públicos na faixa etária de recebimento da vacinação.

A população também poderá receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pontos de drives-thru, além da Unidade Covid Santa Inês e Centro de Especialidade Papaléo Paes.

Confira o público e pontos

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde
1ª dose para o público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 35 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

Locais: UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Álvaro Corrêa, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 40 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 13h:

Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h
1ª dose para o público em geram com 12 anos +
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 24/11
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 35 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 40 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde

Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

Locais: UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Novo Horizonte, UBS Marcelo Cândia, UBS Álvaro Corrêa, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro, UBS Rosa Moita, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos na UBS Perpétuo Socorro
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

 

Confira outras notícias:

- Prefeitura intensifica entrega de alimentos para reforço da merenda escolar de Macapá

 

Desde o início do calendário letivo, toneladas de alimentos vêm sendo entregues nas escolas do município. A merenda escolar se soma ao Cartão Merenda, benefício destinado aos estudantes.

 

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

 

Com caminhões carregados de toneladas de alimentos, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem intensificado a entrega de merenda nas escolas municipais. A ação ocorre de maneira regular e proporciona aos alunos um cardápio de qualidade, aprovado por nutricionistas. A merenda escolar se soma ao Cartão Merenda, benefício no valor de R$ 400,00 destinado aos estudantes. Deste modo, o município tem garantido a segurança alimentar dos alunos dentro e fora do ambiente escolar.

 

Os itens entregues nas escolas são compostos por arroz, feijão, frango, carne bovina, charque, macarrão, bolachas, milho, dentre outros alimentos, possibilitando assim uma alimentação saudável e balanceada, para os dias de merenda doce e salgada.

 

“O reforço da merenda dentro das escolas é um dos compromissos assumidos pelo prefeito para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na capital. A gente entende que uma criança bem alimentada tem maiores possibilidades de aprender e é neste sentido que trabalhamos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

 

Os produtos são adquiridos através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e contrapartida do Tesouro Municipal. As entregas suprem parte da demanda de todas as escolas do município. Após a entrega, o Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA) fica responsável por acompanhar as escolas quanto ao preparo dos alimentos. A Semed também realiza periodicamente o repasse de verbas via caixa escolar para que cada escola possa realizar a compra de mais alimentos, de acordo com as suas especificidades.

 

“Nós possuímos uma equipe de nutricionistas que atua no sentido de orientar os responsáveis pelo preparo da merenda em cada escola para que as crianças possam receber todos os nutrientes necessários para auxiliar no seu crescimento e aprendizado”, ressaltou o subsecretário de Planejamento e Gestão da Semed, Diego Santos.

 

Mesmo os estudantes que ainda não haviam sido autorizados a voltar às aulas presenciais tiveram possibilidade de ir às escolas apenas para fazer suas refeições. Como complemento a este esforço com relação à alimentação, no segundo semestre Prefeitura lançou também o Cartão Merenda.

 

Em conjunto com servidores do Programa Saúde na Escola (PSE), a Semed também iniciou os estudos para a implementação de um cardápio diferenciado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e intolerância alimentar.

 

Programa Nacional de Alimentação Escolar
O Pnae oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

 

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

- Prefeitura amplia circulação dos ônibus na área central de Macapá

Novas linhas de ônibus passam a transitar na rua Cândido Mendes, no centro comercial da capital. Itinerário já está ativo.

 

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

 

A Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), ampliou as linhas destinadas a rua Cândido Mendes. Os coletivos continuarão circulando também pelas ruas São José e Tiradentes, que são, atualmente, os principais corredores de transporte coletivo na região central.

A ampliação das linhas é em cumprimento a um dos pedidos do prefeito e é realizada em parceria com o vereador André Lima.

 O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, orienta que a ampliação das linhas destinadas ao Centro reforçarão as frotas, garantindo rapidez e qualidade no atendimento à população, principalmente para os trabalhadores do comércio e as pessoas que precisavam acessar os serviços da área.

 

“Os principais beneficiados serão as pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, gestantes e os trabalhadores das lojas, já que muitos desciam na Tiradentes e faziam um longa caminhada até a Cândido Mendes”, explicou Marcílio.

 

Atualmente a capital tem 28 linhas de ônibus ativas e dessas, 4 linhas são destinadas à rua Cândido Mendes, sendo Buritizal-São Camilo, Jardim 1, Marabaixo-Centro e Canal do Jandiá.

 

As novas paradas têm locais estratégicos, como as praças do Barão, Veiga Cabral (em frente ao banco Santander) e ao lado do Mercado Central.

 

As linhas serão constantes, no sentido Cândido Mendes, e o trânsito de veículos e as vias anteriores serão mantidas.

 

À espera do ônibus, o atendente Joaquim Silva, que trabalha em uma loja no centro, conta que com a retomada das linhas o trajeto para casa se tornou mais rápido.

 

“As novas linhas são benéficas, antes eu andava três quarteirões para pegar o ônibus, agora atravesso a rua e estou no ponto. Isso é maravilhoso”, conclui Joaquim.

 

A empresária Fátima Bastos está na expectativa de aumento nas vendas, para ela a tendência é melhorar e expandir os negócios.

 

 

- Com mais de 70% dos serviços concluídos, nova UBS do Bailique entre em fase de finalização

A unidade vai ampliar os serviços de atenção básica. A previsão é que a UBS Vila Progresso seja entregue ainda esse ano.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura 

A UBS Vila Progresso fica no arquipélago do Bailique e entra na etapa final de construção com a execução dos acabamentos do prédio e finalização da passarela de madeira que dará acesso à unidade de saúde. Já foram feitos o telhado, as instalações hidráulicas e elétricas, piso e a instalação dos painéis pré-moldados.

O novo equipamento irá ampliar os serviços de atenção básica com vacinação, distribuição de medicamentos, atendimentos médicos e odontológicos mais próximos da comunidade. A unidade também servirá de base para as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), que conseguirão acompanhar um número maior de famílias.

O diferencial dessa obra é o modelo construtivo, neste caso os materiais pré-moldados garantem maior durabilidade, se a construção fosse de madeira ou alvenaria, as manutenções seriam constantes por causa da umidade natural do local.

“Montamos uma logística para que todos os materiais chegassem até a Vila Progresso de uma única vez para que a construção pudesse ocorrer sem interrupções. Estamos na fase final e em breve vamos entregar mais UBS que vai suprir uma grande necessidade de todo o arquipélago”, finalizou o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

Obra

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com recursos do Ministério da Saúde enviados pelo senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 1,2 milhão mais contrapartida municipal de R$ 386 mil.

A UBS tem tamanho porte 2, com uma área construída de 364m². Conta na sua estrutura com almoxarifado, salas para expurgo, esterilização, administrativa, vacina, atividades coletivas, observação, curativo e inalação. Além de banheiros com acessibilidade, recepção, cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, depósito de resíduos contaminados, comuns e recicláveis.

 

- Futlama: Campeonato Amapaense volta a movimentar orla de Macapá

Competição havia sido suspensa por conta da pandemia da Covid-19 e retornou com mais de 50 times inscritos em 2021.

Por Bruno Monteiro - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer 

Começou neste domingo (7) o Campeonato Amapaense de Futlama, realizado pela Federação Amapaense de Futlama, em parceria com a Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel). As partidas aconteceram em duas arenas montadas ao lado do Trapiche Eliezer Levi e seguiram até a alta da maré. O objetivo da competição é chamar a atenção do público e das autoridades para a conservação do meio ambiente e do Rio Amazonas, além de promover a integração através do esporte.

O campeonato vai até o dia 19 de dezembro e é disputado por 56 times, sendo 40 masculinos e 16 femininos. No domingo, na fase mata-mata, as duas arenas receberam seis partidas cada, com o time vencedor seguindo no campeonato.

Com nomes de equipes inspirados na flora, fauna e folclore brasileiro, a Arena 1 recebeu os times: Trairão, que enfrentou a Matinta Pereira; Lagosta contra Piranhas no feminino; Tubarão jogou com Jacaré Tinga; Turu Real disputou com Curió e, além disso, teve ainda Puraquê contra Sarará e Curupira na disputa de bola com Juçara.

Já na Arena 2 a disputa aconteceu com Piau contra Tarumã; Jaguar enfrentou Flor de Lis no  feminino; Cação competiu Uruá; Arraia jogou com Cachorro de Padre; Jaguar x Lobo Guará e Pacu com Jacuraru.

“Em todas as rodadas fazemos o trabalho de limpeza nos locais onde são instaladas as arenas dos jogos e, ainda, nas margens do Rio Amazonas. Uma iniciativa com a participação de todos os times para a conservação do meio ambiente. O apoio da Prefeitura e da Comel é essencial para a gente e para o nosso esporte”, declarou Mário Frota, presidente da Associação Amapaense de Futlama.

“Hoje iniciou o Campeonato aqui na orla da cidade e parabenizo o presidente da federação, que não mede esforços para realizar esse evento e fortalecer o esporte na capital. O futlama é raiz e, portanto, merece o apoio da Coordenadoria”, falou o coordenador da Comel, Cleudo Trindade.

O futlama foi transformado em Patrimônio Cultural e Imaterial através da Lei 2454 de 2021, de autoria do vereador Alexandre Azevedo, sancionada pelo prefeito Antônio Furlan em maio deste ano.

 

- Novembro Azul: Semsa realiza ação de saúde no Mercado Central de Macapá

A próxima ação acontece no dia 18 de novembro, no Horto Municipal.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

O bombeiro Márcio do Rosário, de 51 anos, foi cedo ao Mercado Central para participar da ação voltada à saúde do homem. A atividade realizada nesta segunda-feira (8) integra a campanha do Novembro Azul da Prefeitura de Macapá.

“Ações como esta no Mercado Central são importantes. Parabenizo a iniciativa da Prefeitura em levar esses atendimentos de saúde para os locais públicos. Precisamos cuidar da nossa saúde, principalmente os homens que têm dificuldade de aceitar que precisam se cuidar mais. O que será de nós se não aceitarmos isso? A situação do câncer de próstata é grave e só a prevenção salva”, comenta Márcio.

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) proporcionou a realização de exames de PSA, testes rápidos, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, acolhimento psicológico, massoterapia, entre outros serviços.

Novembro azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização que acontece todos os anos com o objetivo de orientar o público masculino para os cuidados com a saúde, alertando sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para receber os atendimentos de saúde voltados para o público masculino é necessário a apresentação de um documento oficial com foto e cartão do Sus.

“A programação conta com ações itinerantes para atender o público masculino a partir de 40 anos. Os espaços públicos terão equipe de saúde multiprofissional com a intenção de conscientizar e levar atendimentos de saúde. Sabemos que eles têm uma certa dificuldade, por isso decidimos levar onde quer que eles estejam”, reforça a coordenadora da Atenção Primária da Semsa, Joelma Ribeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

18/11- Ação em saúde do homem
Local: Horto Municipal
Horário: 8h às 12h

22/11- Ação em saúde do homem
Local: Macapá Shopping
Horário: 8h às 12h

26/11- Ação em saúde do homem
Local: Villa Nova Shopping
Horário: 8h às 12h

27/11- Encerramento
Local: Ijoma
Horário: 8h às 12h

 

Fonte: Prefeitura de Macapá