Cotidiano

Covid-19: vacinação itinerante percorre bairros de Macapá nesta semana; confira o cronograma





A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o planejamento de vacinação para o período de 8 a 12 de novembro. Imunização itinerante percorrerá cinco bairros da capital.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou o cronograma de vacinação contra Covid-19 na capital. Com o objetivo de imunizar toda a população, as equipes da Semsa estarão, durante a semana, percorrendo cinco bairros de Macapá. O cronograma compreende o período de 8 a 12 de novembro.

Os pontos drive-thru itinerantes que estarão em circulação nos bairros Jardim Felicidade I, Pacoval, Buritizal e Conjunto Macapaba, além do Centro Comercial. Também estará sendo ofertado o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que serão divulgadas, posteriormente pela Semsa, e pontos de drive-thru fixos.

Os grupos que serão atendidos ao longo da semana são:
•1ª dose para o público em geral com 12 anos + com ou sem comorbidades
•2ª dose de Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para o público em geral
•Dose de reforço (3ª dose) para profissionais da saúde
•Dose de reforço (3ª dose) para idosos com 60 anos +
•Dose de reforço (3ª dose) para pessoas com comorbidades de 40 anos +

Diariamente serão divulgados os locais e horários da vacinação de acordo com os públicos específicos.

Confira outras notícias:

- Prefeitura de Macapá amplia prazo de inscrições para eleições dos Conselhos de Pessoa Idosa e com Deficiência

As entidades interessadas em participar do pleito terão mais dias para a entrega das documentações necessárias citadas no edital.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), estendeu as datas de inscrição para membros de entidades da sociedade civil se candidatarem à eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMPDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (CMPD) para até o dia 09 de novembro.

A readequação de data tem o objetivo de oportunizar a inscrição de mais pessoas para concorrer ao pleito, que podem se inscrever no prédio da Semdh, localizada na avenida Feliciano Coelho, 98, no bairro Trem, de 8h às 14h.

Eleição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa
O edital lançado no perfil da Prefeitura Municipal de Macapá dispõe de 5 vagas para a sociedade, em específico às organizações, entidades que prestam serviços sem fins lucrativos a este público e que sejam residentes da capital.

De acordo com o edital, o resultado preliminar das entidades habilitadas em participar sairá no dia 10 deste mês. Haverá ainda uma Assembleia de Eleição no dia 23 de novembro para a escolha dos membros e por fim a posse dos conselheiros que deve acontecer no dia 26 de novembro.

Eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
O edital dispõe de seis vagas para a sociedade civil, sendo seis para titulares e seis para suplentes. As entidades civis que queiram participar indicando três delegados para compor a assembleia e assim indicar os concorrentes às vagas de titular e suplente no Conselho, devem possuir o Certificado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) superior a 5 anos e apresentar as documentações necessárias citadas no edital no período de 03 à 09 de novembro para a homologação. A posse dos eleitos será no dia 03 de dezembro.

- Prefeitura e Governo estadual levam capacitação a servidores da Semam

 

As oficinas foram voltadas à Divisão de Educação Ambiental e encerraram neste sábado (05).

 

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou uma série de oficinas junto aos servidores da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O objetivo foi levar conhecimento aos servidores para que entendam a importância de sensibilizar a população em relação aos cuidados com meio ambiente. A ação aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Horto Municipal.

Para o titular da Semam, Marcelo Oliveira, a ideia das oficinas, além de qualificar os servidores, objetiva a troca de experiência que, segundo o secretário, é primordial para fortalecer o conhecimento prático e teórico em relação à preservação do meio ambiente.  “Nossa proposta é promover uma cidade sustentável, levando o conhecimento, informações acerca da importância do nosso meio ambiente, educação ambiental, empreendedorismo sustentável e mobilização participativa”, explicou.

Durante os três dias, os participantes foram capacitados com Noções de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Empreendedorismo Sustentável e reaproveitamento e agregação de valores -3Rs. A atividade foi promovida no Horto Municipal, que é o órgão responsável pela produção de mudas de flores, plantas nativas e ornamentais que são cultivadas nas praças, canteiros e rotatórias da capital. Atualmente, o espaço cerca de 50 mil mudas de várias espécies.

 

Segundo o instrutor Renato Brasiliense, da Sema, a parceria entre Estado e Município é fundamental para a integração dos dois entes, porque ambos desenvolvem um papel igualitário junto as questões ambientais. “Os conteúdos desenvolvidos servirão de base e argumento para a defesa da causa ambiental porque, muitas vezes, se consegue sensibilizar as pessoas, mas a consciência vem do íntimo de cada um e com um argumento favorável, ela se sensibiliza e começam a transformar o mundo dela”, disse.

 

A chefe de Educação Ambiental da Semam, Madara da Silva, avalia o curso de forma positiva e destaca que a iniciativa, além de ampliar os temas relacionados ao meio ambiente, também veio para ensinar a abordagem correta deste assunto. “O curso nos ensinou até a forma correta de nos pronunciarmos e tudo que foi repassado será usado para sensibilizar a população de que não podemos jogar lixo em vias pública e que devemos preservar o meio ambiente, por exemplo”, afirmou.

- Semas oferece atendimento de CadÚnico em ação da Defensoria Pública no conjunto Macapaba

A ação ocorreu no sábado (6) na Escola Antônio Munhoz. Outros serviços também foram oferecidos.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social 

Neste sábado (6), a equipe da Central do Cadastro Único, a Casa do Bolsa, esteve no conjunto Macapaba para realizar o atendimento de CadÚnico na ação de cidadania promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE).

Durante a ação, que ocorreu na escola Antônio Munhoz, também foram oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade, segunda via de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e negociação de débitos com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Priscila Nascimento Barra, de 43 anos, fez o recadastro e disse ser importante que serviços como estes adentrem o conjunto.

“Por conta da distância, isso ajuda muito nós que moramos aqui, pois o alcance a esses serviços acaba se tornando mais difícil”, disse a autônoma.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Ferraz, com a transição do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil, a atualização cadastral das famílias se faz mais do que necessária para o acesso do cidadão ao valor que será disponibilizado.

“O Auxílio Brasil pretende ampliar o número de beneficiários, por isso manter o cadastro em dia é primordial para garantir o acesso ao valor do novo programa social”, explicou.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá