Cotidiano

Confira as notícias da Câmara Municipal de Macapá





- CMM aprova Moção de Aplausos in memoriam ao saudoso Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Moção de Aplausos in memoriam a Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, considerado o mestre da medicina natural. A votação foi na 30ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida na quinta-feira, 4 de novembro.

O pedido foi feito pela vereadora Adrianna Ramos (PSC), em reconhecimento a importante atuação e contribuição que Sacaca dispensou à medicina popular, principalmente na manipulação dos fitoterápicos da flora amazônica.

“Sacaca foi implacável e imbatível na saga de pesquisar, trabalhar, manipular e ajudar na cura de muitas pessoas, a partir do uso da fitoterapia. Ele era um exímio conhecedor da nossa floresta”, completa a vereadora.

Legado - Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, descendente de escravos africanos, foi um dos fundadores do Bairro do Laguinho. Herdada dos ancestrais, Sacaca tinha estreita relação com a natureza, em particular com a flora onde buscava a cura para as enfermidades que afetavam as pessoas à época. O mestre Sacaca tornou-se referência regional, nacional e internacional, a partir de estudos e manipulação de propriedades medicinais da Amazônia,, contribuindo com a elaboração de estudos e artigos científicos. “Dessa forma nada mais justo e necessário reconhecer as virtudes desse amapaense pioneiro, através da comenda que hoje lhe foi outorgada in memoriam”, destaca a parlamentar.

Iluminação - Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Macapá, aprovou também requerimento da vereadora Adrianna Ramos, pedindo a troca de lâmpadas queimadas ao longo do canal do Beirol, cujo trecho indicado está completamente às escuras.

Ascom/Adrianna Ramos (PSC).

- Agentes de defesa ambiental do município buscam apoio da Câmara Municipal de Macapá para continuar com a fiscalização noturna

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), recebeu na manhã da sexta-feira, 5 de novembro, um grupo de agentes de defesa ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Os agentes vieram relatar alguns problemas que a categoria vem enfrentando atualmente para realizar o trabalho de fiscalização, especialmente durante a noite, na cidade.

Os agentes denunciaram que a fiscalização ambiental, durante a noite na capital, está paralisada desde a última sexta-feira. Com isso, festas com som alto e fora do horário estabelecido pelos decretos estadual e municipal estão acontecendo livremente.

Os agentes cobram do município o pagamento integral de horas extras pela jornada de trabalho. Segundo eles, atualmente, a Semam diminuiu o horário da fiscalização que, antes, ia até às 5 horas da manhã para no máximo 1 hora da madrugada.

Com isso, houve uma redução nas horas extras em torno de 80%, o que vem prejudicando os trabalhadores. “Diante disso, resolvemos paralisar a fiscalização por completo durante a noite, já que o trabalho extra é opcional. Queremos continuar trabalhando na noite, mas queremos também o retorno das horas extras dos plantões noturnos, conforme determina o Plano Diretor do município”, disse um dos agentes. 

O presidente Marcelo Dias ouviu atentamente as queixas dos agentes e se comprometeu em marcar uma reunião com o prefeito Antônio Fulan para trata do assunto. “Vamos intermediar essa reunião entre os agentes e o prefeito para que possam dialogar e, assim, chegar a uma solução para as demandas apontadas”, concluiu o vereador.

Secom/CMM

- Vereadora Maraína Martins defende títulos honoríficos para quatro personalidades macapaenses

Durante a 30ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 4 de novembro, a vereadora Maraína Martins (Podemos) apresentou mais quatro Projetos de Decreto Legislativo com o objetivo de homenagear pessoas ilustres com atuação profissional na capital Macapá.

A leitura das quatro proposituras defendidas por Maraína Martins ocorreu durante o pequeno expediente, com transmissão ao vivo pelo facebook e youtube.

Nos quatro Projetos de Decreto Legislativo, a parlamentar propõe a Casa de Leis, a entrega de títulos honoríficos “Mérito da Educação” para Jamille Lorena Almeida Conceição de Sousa e Ana Lúcia Gonçalves Sena. A vereadora propõe ainda a concessão de títulos honoríficos “Mérito Contabilidade” para Elias do Nascimento Santana e “Mérito em Saúde Pública”, destinado a Amaury Barros Silva. As aprovações das proposituras devem ocorrer em breve durante as próximas sessões ordinárias da Casa.

Ascom/Maraína Martins

Vereador Cláudio defende benefícios para diversos bairros da capital

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, quatro proposituras do vereador Cláudio (DEM). Os documentos foram votados na 30ª Sessão Ordinária da Casa desta quinta-feira, 4 de novembro.

Nas proposituras, o parlamentar solicita a pintura de faixa para pedestre em frente a Escola Estadual Professor Antônio Castro Monteiro, na Avenida Dom José Maritano, no Bairro Zerão, na Zona Sul, devido os riscos iminentes de acidentes automobilísticos no local, cujo trecho indicado no requerimento está sem sinalização de trânsito alguma.

O parlamentar pede, ainda, a execução dos serviços de terraplanagem e de asfaltamento na Avenida Severino Gomes de Almeida e dos serviços de capina, limpeza e retirada de lixo da Avenida Severino Gomes de Almeida, a partir da Rua Clodoaldo da Silva Matias, no Bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte.

Cláudio propôs também à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a instalação de um novo sistema de distribuição de água tratada no Conjunto Barcellos, no Bairro Pedrinhas.

Ascom/Vereador Cláudio

Vereador Bruno Santos cobra limpeza urgente na Travessa Plebeus, no Bairro Renascer

Em requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Macapá, o vereador Bruno Santos (PSDB) solicitou serviços de limpeza da Travessa Plebeus, no Bairro Renascer, na Zona Norte.

Limpeza - De acordo com o parlamentar, a Travessa Plebeus, uma das mais movimentadas do bairro está completamente suja, com o acúmulo de lixos e entulhos, provocando muitas reclamações e transtornos para quem utiliza aquela via todos os dias. O vereador acrescenta ainda que além das reclamações, o ambiente está com o aspecto sujo e feio, comprometendo inclusive a imagem do bairro.

Aprovação - O requerimento foi aprovado na 30ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida na quinta-feira, 4 de novembro, inclusive com transmissão ao vivo pelo facebook e youtube. “Estamos fazendo a nossa parte, conversando com as pessoas, levantando as demandas dos bairros e as transformando em proposituras. A nossa expectativa é conseguir a aprovação de todas”, finaliza Bruno Santos.

Ascom/Bruno Santos

Vereador Paulo Nery pede tapume com tela vazada em obra da orla da cidade

A Câmara Municipal de Macapá aprovou requerimento do vereador Paulo Nery (Cidadania), propondo a Prefeitura de Macapá a instalação de tapume em tela vazada no entorno das obras da orla de Macapá, em frente à cidade.

No documento, o parlamentar ressalta que o tapume deve ser colocado apenas em alguns pontos da obra, cujo objetivo é preservar a ventilação e a imagem da frente da cidade de Macapá, a única capital inclusive, situada no meio do mundo e cortada pela linha imaginária do equador. Ele destaca, ainda, que considerando o tempo de duração da obra, que em regra geral demora, assinaturas de aditivos, entre outros eventuais percalços, decidiu requerer a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), propondo a instalação dos tapumes em tela vazada.

“A proposta é ajudar, com a medida, a manter a ampla ventilação em frente a nossa cidade e principalmente o incentivo ao turismo com a nossa paisagem de frente da cidade intacta”, completa o vereador. O requerimento foi aprovado, por unanimidade, durante a 30ª Sessão Ordinária da CMM da quinta-feira, 4 de novembro.

Ascom/ Paulo Nery

Fonte: Câmara Municipal de Macapá