Cotidiano

Race to Zero: Amapá integra acordo global para redução de gases do efeito estufa





O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o decreto de adesão à campanha ‘Race to Zero’, ou ‘Corrida ao Zero’ , iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne líderes globais para zerar emissões de gases do efeito estufa até 2050 e combater as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Na campanha, o Amapá unirá esforços ao lado de Estados subnacionais de países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia. No Brasil, participam também os estados de Pernambuco, Pará e São Paulo. A pactuação foi firmada na última segunda-feira, 2,

Para a secretária de Meio Ambiente (Sema), Josiane Ferreira, o Amapá é estratégico para as iniciativas globais de combate às mudanças climáticas.

“Incentivamos atividades produtivas e desenvolvimento humano que mantém os nossos biomas preservados, com índices de cobertura nativa da vegetação superiores a 96%. Isso nos possibilita atrair mais investimentos e ampliar nossa capacidade de produção sustentável”, explicou.

A adesão do estado à campanha será implementada sob coordenação da Sema pelos próximos 12 meses, por meio da aprovação do Plano de Ação Climática 2050 e do Plano Estadual de REDD, que estabelecerão os planos de redução escalonada das emissões até 2050 e os modelos de desenvolvimento baseados em economia de baixo carbono.

Cooperação Internacional

Desde 2019 o Amapá faz parte da ‘Coalizão Under 2’, uma conceituada iniciativa global que investe e auxilia os estados e outros entes subnacionais na descarbonização da economia, captação de recursos técnicos e financeiros para a manutenção de florestas e alcance das metas climáticas estipuladas pelo Acordo de Paris, ratificado na COP-21, em 2015.

Outra importante coalizão internacional pela captação de investimentos e implementação de políticas bioeconômicas que o Amapá integra, desde 01 de outubro de 2021, é a ‘Coalizão Leaf’, iniciativa formada pelos governos dos Estados Unidos, Reino Unido e Noruega que oferece financiamento às ações de combate ao desmatamento e preservação das florestas tropicais e subtropicais.

“As adesões são possíveis somente por meio de projetos consistentes para a preservação aliada ao desenvolvimento. O Amapá é destaque quando se trata de cadeias produtivas sustentáveis”, destacou o secretário de Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares.

COP-26

O Governo do Estado participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, em Glasgow, na Escócia. Governança, desenvolvimento bioeconômico e enfrentamento aos efeitos do aquecimento global são alguns dos assuntos discutidos por mais de 190 países e outras entidades, como o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal - formado, além do Amapá, pelos governos do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A delegação do Amapá, formada pelos titulares das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, entre outras pastas, participa de painéis do Consórcio, do Ministério do Meio Ambiente, além de encontros bilaterais com governos e entidades internacionais sobre mercado de carbono, potenciais produtivos de baixo impacto ambiental do estado e investimentos tecnológicos e financeiros para a preservação de biomas nativos.

 
Confira outras notícias do Governo do Amapá:
 
 
Governo do Amapá leva água e ações de saúde e cidadania para o Bailique

O Governo do Estado do Amapá envia neste sábado, 6, a quarta balsa com 100 mil litros água potável para a os moradores do arquipélago do Bailique – distrito de Macapá impactado pelos fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e Terras Caídas. Também serão ofertados serviços de saúde e cidadania.

Entre os serviços estão:

  • Emissão de Carteira de Identidade primeira e segunda via;
  • Emissão de CPF segunda via;
  • Emissão de Cartão do SUS primeira e segunda via;
  • INSS - atendimentos e orientações sobre os benefícios;
  • Consulta médica: pediatra, clínico geral;
  • Consulta de enfermagem;
  • Consulta com psicólogo;
  • Consulta com nutricionista;
  • Atendimento com fisioterapeuta;
  • Atendimento com técnico em saúde bucal;
  • Triagem do Mais Visão;

Além desses serviços, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) estará fazendo atendimento para cadastro de prótese, órtese, aparelho auditivo, bolsas de colostomia, avaliação fisioterapêutica para liberação de muleta, protetor de calcanhar, protetor de joanete, joelheira, entre outros.

O governo providencia, ainda, a aquisição de 2,2 mil caixas d’água de dois mil litros para cada família e 9 pesquisadores estão na localidade levantando informações para construção e captação de água através de poço profundo.

Terras Caídas

O avanço do mar sobre os leitos dos rios causa da salinização da água na região e agravado pela estiagem deste ano. A crise é monitorada pelas equipes do Governo do Estado junto de outro fenômeno chamado “terras caídas”.

O fenômeno é caracterizado pela erosão das margens dos rios, que provoca o avanço de sedimentos da margem para os leitos de água e o desmoronamento do solo, ameaçando também a integridade de estruturas, como casas e edificações públicas.

Desde 2015 um grupo de trabalho permanente é comandado pela Defesa Civil do Amapá, que junto de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) e outras instituições, realizam estudos e prestam assistência à população da região afetada.

Fotos georreferenciadas

A Defesa Civil do Estado e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) conduzem um trabalho de fotos georreferenciadas das comunidades para levantar informações sobre como as estruturas do arquipélago têm sido afetadas pelos fenômenos da erosão (Terras Caídas) e a salinização.

Este registro inclui dados precisos de localização geográfica. O levantamento será fundamental para desenvolver novas políticas públicas voltadas para o Bailique, de acordo com as mudanças que região atravessa.

 
 
- Amapá conquista 16 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2021
A delegação amapaense voltou para casa na sexta-feira, 5, com a bagagem cheia de conquistas obtidas nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEB’s), realizados no Rio de Janeiro.

Foram 16 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e dez de bronze. Entre os medalhistas, há alunos de escolas estaduais, como Lauro Chaves, Mário Quirino, Nanci Nina Costa, Rivanda Nazaré, Antônio Munhoz Lopes, em Macapá, e Joaquim Nabuco, em Oiapoque. 

Um dos vitoriosos, o adolescente Victor Souza, 14 anos, trouxe nada menos que dois ouros e uma prata para casa, conquistados na modalidade wrestling, um tipo de luta. Ele é aluno da Escola Estadual Mário Quirino, no bairro Congós, em Macapá.

“Foi a primeira vez que  participei dos Jogos Escolares, por incentivo de uma professora do Mário Quirino", contou o menino. 

Outra conquista marcante foi a de Suellen Pantoja, da Escola Estadual Júlio Gonçalves da Costa, em Macapá. A menina foi medalha de bronze no lançamento de dardo. Esta foi a segunda vez na história dos JEB’s que o Amapá subiu no pódio no atletismo. A primeira vez foi em 2019.

“Tivemos ótimos resultados nos JEB’s. Muitos atletas estavam parados por conta da pandemia da covid-19, mas foram guerreiros e representaram bem as suas escolas e a bandeira do Amapá, mostrando que o estado tem muito potencial esportivo”, comemorou o secretário de Desporto, Rudney Cunha.

O Amapá conseguiu seis medalhas no wrestling, com destaque para o estudante Victor Souza. O Estado também teve conquistas no taekwondo, atletismo, futsal e handebol.O Governo garantiu a apoio à delegação de 240 integrantes, entre eles, estudantes das redes estadual e particular, técnicos, coordenadores e dirigentes para as modalidades individuais: atletismo, badminton, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling; e modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de areia.

Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A edição 2021 acontece até dia 5 de novembro.

Confira os medalhistas amapaenses nos JEB's 2021:

OUROS

  • Victor Anderson - 2 ouros
    Wrestling - peso pesado (estilo livre e greco-romana)

    14 anos
    Aluno da Escola Estadual Mário Quirino (Macapá)
  • Maria Eduarda - 1 ouro
    Taekwondo Feminino (até 44kg)

    14 anos
    Escola Nanci Nina da Costa
  • Handebol Feminino (Série Cobre) - 1 ouro
    Wilma Nascimento, Clarissa Gonçalves, Jhully Mendes, Eloíza da Costa, Eloane Cristine da Silva, Isabele Pantoja, Maria Eduarda, Ayla Yasmin da Silva, Nayra Fortunato, Andressa dos Santos, Emilly, Hervelem, e Maiara de Sousa. Professores: Amauri Abreu, Valéria Rejane Abreu e Angelica Ramos.

    Alunas da Escola Estadual Rivanda Nazaré (Macapá) 
  • Evelin Rafaele - 1 prata
    Wrestling Feminino - peso médio (estilo livre)

    13 anos
    Aluna da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon: Uma medalha de prata.
  • Basquete Masculino - 1 prata
    Caio Tiago Almeida, Warlesson Rocha, Fladson Moraes, Leonardo Ferreira, Pedro Costa, Fernando Miranda, Willian Joab, Yago Kaíke dos Santos, Fábio Cardoso, Ylde Ferreira, Arthur Farias e Christophe Nascimento 

    Alunos da Escola Estadual professor Antônio Munhoz Lopes.
  • Wrestling Equipes - 1 prata
    Victor Anderson Lima, 14 anos - Escola Estadual Mário Quirino

    Eike Cauã, 14 anos - Escola Estadual Barão do Rio Branco
    Elainy Ketlen Pena, 13 anos - Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque
    Evelin Rafaelle, 13 anos - Escola Municipal Vera Lúcia Pinon
    Gabriel Oliveira, 13 anos - Escola Estadual Onédia Paes Bentes - Oiapoque
    Emanuelle Batista, 12 anos, Escola Cívico-Militar Antonio Ferreira Lima Neto

 BRONZES

  • Eike Cauã - 2 bronzes
    Wrestling - peso médio (estilo livre e greco-romana) 

    14 anos
    Aluno da Escola Estadual Barão do Rio Branco 
  • Maria Clara - 1 bronze
    Taekwondo Feminino (até 37kg)

    12 anos
    Aluna da Escola Nanci Nina da Costa
  • Roberta Nunes - 1 bronze 
    Taekwondo Feminino (acima de 61kg)

    14 anos
    Aluna da Escola Lauro Chaves
  • Samuel Nascimento da Silva - 1 bronze
    Taekwondo (até 61kg)

    Aluno da Escola Estadual Cecília Pinto
  • Taekwondo Feminino por equipes - 1 bronze
  • Suellen Pantoja - 1 bronze
    Atletismo (arremesso de dardo)

    14 anos
    Aluna da Escola Estadual Júlio Gonçalves da Costa
  • Futsal Masculino - 1 bronze
    Carlos Eduardo Mota, Cristian Pereira, Eduardo Sena, Jhon Clayton, João Paulo Lima, Leandro Silva, Marco Antonio Flexa, Matheus Nunes, Pedro Lucas Trindade, Renato Pontes, Robert Kaíke e Ruan Oliveira

    Alunos da Escola Municipal Raimunda Capiberibe (Laranjal do Jari)
  • Futsal Feminino - 1 bronze
    Ana Clara Farias, Ana Cristina Mendes, Loren Mikaele de Souza, Naila Santos, Ana Carolini dos Santos, Sueli de Cássia Alves, Marcleia da Silva, Isabel Christiny Coelho, Ana Carolina Moraes, Kyara Alberto Rodrigues, Lorena da Costa, Suany Vitória Gomes. Técnico: Francisco Hamilton.

    Alunas da Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes (Residencial Macapaba)

Por: Rafael Moreira 

 

Mais Visão: programa realizou mais de 37 mil atendimentos no Vale do Jari

O Mais Visão, programa do Governo do Estado, realizou 37.475 atendimentos entre 21 de julho e 31 de outubro, no município de Laranjal do Jari. A equipe, composta por mais de 70 profissionais, executou procedimentos cirúrgicos como os de catarata, pterígio e limpeza ocular. A ação acolheu os moradores de todo o Vale do Jari, que engloba as cidades de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, no Amapá, e localidades paraenses como Almeirim. 

De acordo com o setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), os profissionais do Mais Visão concluíram 4.848 cirurgias de catarata, 2.566 de pterígio e 3.200 de Yag laser, que é a limpeza da lente de pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata. O restante do quantitativo de atendimentos é referente a consultas, demais correções cirúrgicas e testagem para covid-19, necessária para que o paciente seja atendido. 

As cirurgias de catarata e pterígio foram feitas numa estrutura montada na Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjal do Jari, contendo três salas cirúrgicas, sendo uma para pterígio e duas para catarata; duas salas para exames, três ambientes para consultas e um espaço de estabilização para possíveis casos de emergência.

Para o superintendente de atenção à saúde, Wenderson Leite, a campanha foi bem-sucedida e sanou as principais demandas oftalmológicas dos moradores do Vale do Jari e municípios adjacentes.

Ficamos em Laranjal do Jari durante o tempo necessário para oferecer aos moradores o melhor serviço oftalmológico possível. O Mais Visão fez um acompanhamento pré e pós-operatório de todos que realizaram algum tipo de procedimento, o que representa um atendimento de alta qualidade”, afirmou o superintendente.

Os casos de média e alta complexidade, como os de catarata congênita e vitrectomia, foram encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), sede do Mais Visão em Macapá.

Mais Visão

O programa é uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual.

Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão realizou mais de 232 mil atendimentos no Amapá, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

Acesso ao serviço

Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as demandas são respondidas por ordem de recebimento.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes acima de 55 anos têm prioridade.

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813

Caso o paciente não tenha a possibilidade de manter comunicação via Whatsapp, é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.

 

- Central do Enem: 'Aulão Show' prepara mais de 3 mil alunos para as provas

Por: Fernando Carneiro Pereira  

O Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 5, o segundo dia do Aulão da Central do Enem que, igual no primeiro dia, contou com mais de 3 mil alunos de 50 escolas estaduais. A iniciativa prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, principal recurso para ingresso gratuito no ensino superior.

Para a estudante Izabelly Silva, de 17 anos, participar da programação só aumentou a expectativa de conquistar uma vaga em universidades federais, estaduais ou até mesmo particular, pois o Enem garante também bolsas de até 100% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

A jovem que estuda na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares participou do primeiro dia do Aulão, realizado no dia 29 de outubro, e conta que não poderia perder os conteúdos complementares e de revisão.

“Estive no primeiro Aulão, na semana passada, e aprendi tanta coisa que não pude perder o segundo dia de revisões. Tenho expectativas altas para o Enem e sei que o que aprendi aqui vai ser fundamental para minha aprovação”, disse Izabelly.

Entre os professores que aplicaram os conteúdos do dia está o professor de história, Guaraci Pastana. Segundo ele, a programação é uma importante ferramenta para os estudantes de preparação e incentivo aos estudantes para seguirem carreiras profissionais de sucesso.

“O sentimento de recomeço com o Aulão de forma presencial é indescritível. Tanto nós professores, quanto os estudantes podemos aproveitar as aulas para desenvolver melhor os nossos ensinamentos e eles, o aprendizado”, completou o professor.

Para entrar na arena, os estudantes precisaram apresentar cartão de vacinação, de pelo menos uma dose, contra a covid-19, além do uso de máscara de proteção durante todo o evento. Pias para a higienização das mãos e álcool em gel foram colocadas à disposição do público.

Homenagem

O segundo dia foi marcado por homenagens ao professor de História da Central do Enem Carlos Alberto Viana Marques, que faleceu devido complicações da covid-19, em junho deste ano. Ele compôs o quadro de professores do programa de 2016 a 2021 e foi lembrado pelos amigos de profissão e estudantes presentes.

Fonte: Portal Governo do Amapá