Cotidiano

Amapá faz nova chamada para Dia D de vacinação nas escolas de Macapá e Santana





Nos próximos dias, 8, 9 e 10 de novembro, o Governo do Amapá promove um novo Dia D de vacinação nas escolas estaduais de Macapá e Santana, com o objetivo de tornar o retorno das atividades escolares presenciais um ambiente seguro e, posteriormente, integral.

A ação terá início às 8h da manhã e será encerrada às 17h da tarde, nos três dias. A vacinação será aberta a estudantes, suas famílias e à comunidade escolar. Serão disponibilizadas as vacinas para Meningo ACWY, HPV, Tríplice Viral, Influenza e Covid-19.

Em Macapá, o Dia D ocorre nas escolas estaduais: Augusto dos Anjos, Deusolina Sales Farias, Ruth Bezerra, Maria Neuza Carmo Viana, Rivanda Nazaré, Antônio Lima Neto, José de Anchieta, José Firmo, Mário Quirino, Lauro Chaves e José do Patrocínio. Já em Santana, nas escolas Igarapé da Fortaleza e Alberto Santos Dumont.

A organização é uma parceria entre a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O secretário Adjunto de Gestão de Pessoas, Danielson Thompson, acredita que a mobilização das escolas precisa ser efetiva para que funcionários, alunos e suas famílias possam estar em dia com seu cartão de vacinação.

“O retorno integral das atividades escolares precisa ser feito com uma margem de segurança alta, então precisamos que todas as escolas da ação façam uma grande mobilização para que a estimativa de público seja cumprida”, comentou Thompson.

Fonte: Portal Governo do Amapá

- Agenda institucional: secretário-geral do MP-AP acompanha andamento de emendas parlamentares e convênios da instituição em Brasília

Nos dias 26 e 27 de outubro, o secretário-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Alexandre Monteiro, representando a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, cumpriu agenda institucional em Brasília (DF). Durante os encontros e reuniões em gabinetes do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Ministério da Justiça, o membro do órgão ministerial acompanhou o andamento de emendas parlamentares e convênios da instituição. O objetivo é a captação de recursos para o órgão ministerial para melhorar ainda mais a sua atuação em prol sociedade amapaense.

Durante a visita, acompanharam o secretário-geral, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/MP-AP), Rodinei Paixão, e a assessora técnica Alcilene Cavalcante. Os recursos serão destinados a iniciativas da Carteira de Projetos do órgão ministerial para 2022, com objetivo de tornar a prestação dos serviços nas Promotorias cada vez mais eficiente, célere e automatizada, seja pelo acesso à informação dos que buscam o órgão em defesa de seus direitos e, também, para as atividades de investigação e combate ao crime organizado em suas variadas vertentes.

A agenda contou com encontros com os senadores do Amapá, Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto. Ambos os congressistas garantiram apoio aos projetos do MP-AP, que é referência nacional em captação de recursos extraorçamentários, o que tem possibilitado avanços em diferentes áreas, principalmente em Tecnologia da Informação, gerando o fortalecimento das Promotorias de Justiça em todo o Estado do Amapá.

No Ministério da Justiça foram analisados os convênios nº067/2018 e 010/2020, ambos gerenciados pela Plataforma + Brasil, que tratam, respectivamente, de modernização dos recursos tecnológicos para suporte às atividades de investigação (Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro LAB-LD) e reaparelhamento do MP-AP. Três propostas também estão em análise: Estruturação dos Centros de Apoio Operacionais – CAO’S; Modernização dos instrumentos de investigação e modernização de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do MP-AP.

De acordo com o secretário-geral do MP-AP, as emendas para as iniciativas possibilitam o reaparelhamento e modernização, criando as melhores condições de trabalho e atendimento à sociedade, com respostas concretas para as demandas que chegam diariamente. Alexandre Monteiro ressaltou que a articulação institucional com os parlamentares da bancada amapaense é feita pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei.

“Em tempos de crise, essas verbas fazem toda a diferença para a instituição. O Ministério Público do Amapá é reconhecido pela eficiência na execução de recursos captados por meio de convênios, tendo 100% de aproveitamento nestes investimentos. Sempre usamos estes recursos, provenientes de emendas parlamentares, com responsabilidade e transparência. Com este trabalho, fortalecemos os projetos estratégicos do MP-AP e a atuação em defesa da sociedade. Estamos felizes pela receptividade e aceno de apoio à nossa Carteira de Projetos. Em nome da PGJ do MP-AP, Dra. Ivana Cei, agradecemos aos congressistas”, comentou Alexandre Monteiro.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares / Ana Girlene